Auto-percepções, auto-estima, ansiedade físico-social e imagem corporal -
estudo comparativo entre instrutores de fitness e praticantes de actividade
física
Auto-percepções, auto-estima, ansiedade físico-social e imagem corporal -
estudo comparativo entre instrutores de fitness e praticantes de actividade
física
João Filipe Santos, C Senra, JP Ferreira
Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Universidade de Coimbra, Coimbra
E-mail:mundohidro_joaosantos@yahoo.com
Introdução: o instrutor de fitness é constantemente confrontado, nas suas
aulas, com a sua imagem corporal, auto-conceito, auto-estima e com a apreciação
da mesma pelo próprio e pela classe. Assim, o modo como o instrutor se auto-
percepciona e como este pensa como os outros o percepcionam tem vindo a ser um
tema ainda por responder. O propósito de examinar o modo como o Auto-conceito,
a Auto-estima e a Imagem Corporal se reflecte na vida profissional do instrutor
de fitness poderá, de alguma forma, cooperar na procura dessa resposta.
Objectivo:pretende-se com este estudo avaliar as auto-percepções no domínio
físico, a Auto-estima Global e a Imagem Corporal em instrutores de Fitness.
Propõe-se ainda analisar no presente estudo a influência de outras variáveis,
como por exemplo:
a) Influência das Auto-percepções Físicas no domínio físico, da Auto-estima
Global, da Ansiedade Físico-social e da Imagem Corporal em instrutores e
praticantes de fitness;
b) Influência do estado civil nas Auto-percepções Físicas no domínio físico, da
Auto-estima Global, da Ansiedade Físico-social e da Imagem Corporal em
instrutores e praticantes de fitness;
c) Influência do grupo etário nas Auto-percepções Físicas no domínio físico, da
Auto-estima Global, da Ansiedade Físico-social e da Imagem Corporal em
instrutores e praticantes de fitness;
d)Influência da composição corporal, através do cálculo do IMC, nas Auto-
percepções Físicas no domínio físico, da Auto-estima Global, da Ansiedade
Físico-social e da Imagem Corporal em instrutores e praticantes de fitness.
Metodologia:a amostra foi constituída por 849 indivíduos, dos quais 486 são
instrutores e 363 alunos, com idades compreendidas entre os 18 e os 68 anos,
sendo a média de idades e desvio padrão dos instrutores de 28,15 ± 5,98 anos e
dos alunos de 29,87 ± 9,63 anos. Os instrumentos de medida utilizados foram: a
Escala de Auto-Estima de Rosenberg ' Rosenberg Self-Esteem Scale, 1965 ' a
adaptação efectuada por José Pedro Ferreira (2001), Faculdade de Ciências do
Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, o Perfil de Auto-
percepção Física ' Physical Self-Perception Profile, PSPP de Fox e Corbin
(1990) ' traduzido e adaptado por António Fonseca (FCDEF-UC), Kenneth R. Fox e
Maria João Almeida (School of Education da Universidade de Exeter ' 1995) e
validada por Fonseca e Fox (2002), Ferreira e Fox (2002a, 2003 e 2004);
traduzido por António Manuel Fonseca ' FCDEF-UP); a Escala de Ansiedade Físico-
Social: EAFS ' Social Physique Anxiety Scale, Hart et al (1989) ' adaptado por
Cristina Senra et al. (FCDEF-UC) e Questionário de Imagem Corporal ' 20 item
Body-Image Questionnaire, Huddy (1993), adaptado por Cristina Senra et al.
(FCDEF-UC). No que diz respeito ao tratamento estatístico, utilizámos na
estatística descritiva a média, desvio padrão, distribuição de frequências e
respectiva percentagem e na estatística inferencial, recorremos à análise da
variância através do teste T de Student.
Resultados: em relação às outras variáveis, instrutor/aluno, estado civil e
IMC, encontraram-se diferenças estatisticamente significativas para a Auto-
Estima Global, as variáveis relativas às Auto-percepções no domínio físico
(confiança física, atracção física e força física), as variáveis relativas à
Ansiedade Físico-social e a Imagem Corporal.
Discussão: Os resultados obtidos após o tratamento estatístico permitiram-nos
concluir que só relativamente à variável grupo etário não se encontrou
diferenças estatisticamente significativas para a Auto-Estima Global.