Análise longitudinal das empresas vitivinícolas portuguesas: Perspetiva
económica e financeira
A presente investigação visa analisar o perfil económico-financeiro das
empresas vitivinícolas no tempo (no período de 2006 a 2008), na dimensão
(micro, pequenas, médias e grandes empresas) e no espaço (por região
vitivinícola).
Para alcançar o referido objectivo, estruturou-se o estudo em quatro capítulos:
o primeiro carateriza a envolvente do setor; o segundo apresenta os indicadores
objeto de estudo; o terceiro descreve o estudo empírico e o quarto e último
capítulo discute os resultados.
Concluímos que há diferenças no perfil económico-financeiro das empresas em
termos de dimensão (as grandes empresas são mais robustas, comparativamente, às
micro) e de região vitivinícola (o Norte apresenta melhor desempenho, em
oposição a Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo).
Caracterização da envolvente do setor
Esta análise tem como objetivo identificar o nível e o tipo de influência das
macros envolventes do setor vitivinícola suportado pelo modelo PESTE, que
condicionam a atuação e a capacidade competitiva das empresas.
A análise PESTE é um modelo de análise da envolvente externa, cuja sigla
corresponde às iniciais dos quatro grupos de fatores ou variáveis ambientais
que afetam o mercado, nomeadamente Político-Legais, Económicas, Socioculturais,
Tecnológicas e Ecológica.
As macroenvolventes demonstram tendências que afetam as empresas (que as mesmas
não controlam), o modo como todo o setor pode evoluir, bem como o sucesso ou
insucesso. Recorre-se a este tipo de análise para procurar evidenciar quais os
verdadeiros impactos macroeconómicos sentidos num determinado setor (Johnson et
al., 2008).
No mercado vitivinícola, a dimensão Político-Legal, manifesta-se por via de um
mercado altamente regulado a nível europeu, pelas Política Agrícola Comum (PAC)
e Organização Comum do Mercado Vitivinícola (OCMV) e, a nível nacional, pelo
Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e pelas Comissões Vitivinícolas de cada
região.
A PAC baseia-se num sistema de apoios legais e financeiros à agricultura de
cada país abrangido, que, por exemplo, regula as áreas destinadas ao cultivo de
vinha. A OCMV estabelece regras a serem cumpridas no setor vitivinícola dos 27
Estados-Membros.
Para além da regulamentação uniformizada da Europa-27 (dos 27 membros da União
Europeia), pela OCMV, Portugal tem, ainda, o seu setor vitivinícola
regulamentado pelo IVV e pelas CVR de cada região vitivinícola. A nível fiscal
regista-se a existência de um imposto específico sobre o vinho e bebidas
alcoólicas.
A dimensão económica surge como um dos principais fatores com impacto no setor
vitivinícola. A presente crise económico-financeira origina aumentos sucessivos
dos preços das matérias-primas, dos impostos e dos juros que se refletem,
diretamente, no setor.
A forte concorrência internacional afeta de forma direta o setor, o que gera
uma competitividade mais agressiva, por via da globalização do mercado, o que
origina que novos produtores de vinho, oriundos de países sem qualquer tradição
(denominados produtores de vinho do novo mundo), tenham ganhado quotas de
mercado ao longo dos anos.
A dimensão sociocultural reflete-se na macroenvolvente através de dois fatores:
o primeiro é a educação e a formação e o segundo são os valores e costumes.
No que respeita à educação e formação, a análise deste vetor torna-se
importante, pelo facto de existir uma relação positiva entre altos níveis de
escolaridade e de competitividade empresarial, ou seja, países que revelam
níveis de escolaridade superiores apresentam, também, níveis de competitividade
superiores.
Em 1989, surgiu uma licenciatura dirigida para o setor vitivinícola, a
licenciatura em Enologia, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A
Enologia estuda tudo o que esteja relacionado com o vinho, desde a plantação, à
produção e distribuição.
Quanto aos valores e costumes, este é um setor exposto a estilos de vida e
evolução dos hábitos de consumo. O setor vitivinícola tem de, permanentemente,
procurar excelência na qualidade, tentando sempre inovar para manter o
consumidor interessado.
Ao analisar o consumo de vinho nacional, nos últimos dez anos, este tem sofrido
poucas oscilações situando-se entre 4500-4700 hl por campanha. Ao nível
mundial, o vinho português é exportado para países como Angola, França,
Alemanha, Reino Unido, EUA, Suíça, Brasil, Canadá e Espanha. Muitos destes
destinos são países produtores de vinho do novo mundo o que faz com que seja
importante manter a qualidade e a excelência dos vinhos portugueses, de modo a
que consigam converter a tendência emergente da trajetória que se tem
verificado, de maior apreciação e consumo de vinhos produzidos por estes
países, tentando que as suas quotas de mercado não sejam afetadas (Anderson et
al., 2001).
No que concerne à dimensão tecnológica, a evolução é constante, e tem de
existir um forte acompanhamento por parte de todas as indústrias, sendo que as
indústrias transformadoras não são exceção. A inovação passa pelos métodos no
processo produtivo e pela utilização das Tecnologias da Informação e
Comunicação.
O setor vitivinícola é um dos setores com mais desenvolvimento tecnológico na
indústria agroalimentar, que se deve ao forte desenvolvimento que os países
produtores de vinhos do novo mundo têm tido, o que pressiona os produtores mais
tradicionais a segui-los. Prova da forte aposta no desenvolvimento do setor do
vinho são as constantes evoluções na produção, com a ajuda, por exemplo, da
biotecnologia no ramo da enologia.
A biotecnologia, para a vitivinicultura, atua em várias fases do processo
produtivo do vinho. Otimização da qualidade da uva selecionada (com controlo
específico da sua maturação, análises constantes dos compostos e cor do vinho),
vinificações (onde dispõem de processos de otimização de extração e controlo
microbiológico), estabilização e conservação de vinhos (prevenção de desvios
químicos e microbiológicos) e determinação das melhores condições de
conservação e estudo da evolução da cor (Vinalia, 2011).
Por último, na dimensão ecológica, importa realçar que a ciência e a
tecnologia, quando utilizadas, corretamente, contribuem para que o impacto
humano sobre a natureza seja o menor possível. Para tal, as empresas têm uma
quota-parte de responsabilidade ecológica.
Indicadores económico-financeiros
De modo a avaliar o perfil económico-financeiro de uma empresa, é usual os
analistas socorrerem-se de um conjunto de indicadores ou rácios apropriados. Um
indicador ou rácio é um quociente entre duas grandezas correlacionadas e
obtidas a partir do balanço, da demonstração de resultados e do anexo.
A informação obtida é mais expressiva do que as rubricas em valor absoluto, o
que permite, com mais facilidade, estabelecer comparações, procurar forças e
fraquezas nas empresas, ou, dito de outro modo, trata-se de um instrumento de
apoio que consegue sintetizar uma relativa quantidade de informação e ajuda na
comparação do desempenho económico-financeiro das empresas, ao longo do tempo
(Neves, 1996).
Assim, os indicadores são úteis na condensação da informação financeira e
instrumentos valiosos para analistas financeiros, sejam eles internos (por
exemplo, empresários ou proprietários) ou externos (nomeadamente credores,
investidores e investigadores) à empresa (Siddiqui, 2005), na medida em que
auxilia em formular juízos e prescrever soluções, ou seja, «os rácios funcionam
assim como batedores de caça' muito úteis e práticos, ágeis e com bom faro»
(Vieira, 2001, p. 438).
No entanto, existem algumas limitações na utilização deste método. Não existe
um padrão de rácios económico-financeiros, sendo que é essencial procurar saber
quais os rácios adequados para o estudo em questão (Neves, 1996), para além de
ser difícil definir os limites de classificação de um valor do rácio como «bom»
ou «mau» (Farinha, 1994, p. 9).
Dividimos os indicadores em quatro grupos: rácios de rendibilidade, de
liquidez, de alavanca financeira e, por último, de funcionamento.
· Indicadores de rendibilidade
Os rácios de rendibilidade evidenciam a capacidade da empresa em gerar
resultados e podem ser analisados sobre três perspetivas: capacidade da
exploração gerar margem líquida, capacidade dos ativos gerarem rendimento, e
capacidade da empresa de remunerar os seus acionistas/sócios, ou seja, de gerar
lucro.
Os rácios de rendibilidade são, assim, indicadores, expressos em percentagem,
da relação entre o resultado (lucro ou prejuízo) e o volume de negócios ou uma
grandeza de capital (Neves, 1996), nomeadamente os seguintes:
· Rendibilidade Operacional das Vendas: analisa a relação entre os
resultados operacionais e o volume de negócios, ou seja, relaciona o valor
acrescentado gerado pela atividade das vendas e prestações de serviços, antes
dos encargos financeiros e impostos. Uma melhoria deste índice pode refletir
uma alteração de preços, melhoria de gastos dos fatores utilizados no processo
produtivo ou mesmo uma maior eficiência dos mesmos (Saias et al., 1996).
· Rendibilidade Líquida das Vendas ou Return on Sales (ROS): analisa a
relação entre os resultados líquidos e o volume de negócios, ou seja, a margem
líquida do negócio.
· Rendibilidade dos Capitais Próprios ou Return on Equity (ROE): é um
rácio bastante importante para os acionistas e investidores da empresa, uma vez
que espelha a capacidade da empresa gerar o retorno a todos aqueles que nela
investiram. Assim, «a rendibilidade do capital próprio está a um nível
aceitável, comparativamente, às taxas de rendibilidade do mercado de capitais e
ao custo do financiamento» (Neves, 1996, p. 78).
· Rendibilidade do Ativo: analisa a capacidade que a empresa tem em gerar
lucros, a partir do seu ativo líquido, i.e., mede a eficácia da gestão
utilizada nos seus ativos e é útil para avaliar a possibilidade de obtenção de
financiamento.
· Indicadores de liquidez
A liquidez estuda a capacidade da empresa em reembolsar as suas obrigações de
curto prazo. «Quando os bancos estão a conceder empréstimos de curto prazo
preocupam-se mais com a capacidade de reembolso dessa dívida do que com a forma
de cobertura global do ativo, usando muitas vezes os indicadores de liquidez»
(Neves, 1996, p. 76).
No entanto, existe uma pequena limitação no cálculo deste tipo de rácio, que
reside no facto de os ativos e passivos de curto prazo serem bastante voláteis,
o que pode conduzir a que as avaliações deixem de ser válidas em momentos
temporais próximos. Os rácios de liquidez, normalmente, estudados são os
seguintes:
· Liquidez Geral: evidencia a capacidade de uma empresa solver as suas
obrigações correntes, ou seja, expressa a relação direta entre o passivo de
curto prazo e os ativos que se esperam, em idêntico período de tempo, sejam
convertidos em meios financeiros líquidos (Farinha, 1994).
Este rácio é composto pelo ativo circulante (o que as empresas transformam em
dinheiro no curto prazo) e pelo passivo circulante (as obrigações de curto
prazo), o que levou alguns autores a sugerir, que o seu valor fosse igual ou
superior a 1, para que se possa considerar que existe equilíbrio financeiro e
capacidade de liquidez (Neves, 1996).
· Liquidez Reduzida: tal como o rácio anterior, este rácio expressa a
capacidade que uma empresa tem para solver as suas obrigações correntes mas de
uma forma mais exigente, uma vez que admite que os inventários não têm
capacidade de transformação imediata em meios financeiros líquidos, ou seja,
não têm características de liquidez, pelo que deduz o valor dos inventários ao
ativo circulante na equação da liquidez geral, logo proporciona um melhor
julgamento sobre a situação de tesouraria da empresa do que a liquidez geral
(Menezes, 1996).
· Liquidez Imediata: restringe ao máximo o conceito de ativos líquidos
cingindo-se, apenas, aos meios financeiros líquidos de uma empresa (Farinha,
1994), ou seja, no cálculo do rácio de liquidez imediata é avaliada a
capacidade da empresa pagar as suas dívidas de curto prazo, de imediato,
utilizando para só o valor dos depósitos bancários, caixa e títulos
negociáveis.
· Indicadores de alavanca financeira
A análise da alavanca financeira tem como principal objetivo compreender o peso
do capital próprio e do capital alheio como fonte de financiamento da empresa.
Os rácios de alavanca financeira são úteis na análise de crédito, identificando
as dívidas que a empresa contraiu e as implicações que as mesmas têm na
exploração (Neves, 1996), o que equivale a mensurar o risco que se corre ao
conceder crédito adicional.
A alavanca financeira de uma empresa pode ser avaliada através dos seguintes
rácios:
· Autonomia Financeira: percentagem do ativo da empresa que se encontra a
ser financiada por capitais próprios (Farinha, 1994). Quanto maior for o peso
do capitais próprios na sua estrutura de financiamento, mais baixo será o risco
relacionado com a mesma e, consequentemente, maior capacidade de endividamento
potencial (Saias et al.,1996).
· Debt to Equity: passivo da empresa dividido pelos capitais próprios.
· Endividamento: expressa a percentagem de capital alheio utilizado no
financiamento das atividades da empresa (Neves, 1996). As conclusões a retirar
deste indicador vão na mesma linha de orientação das referidas na autonomia
financeira, sendo a sua leitura, precisamente, inversa, uma vez que o passivo
se situa no numerador e os capitais próprios no denominador.
· Estrutura do Endividamento: tem como objetivo quantificar o grau de
endividamento, no curto prazo, comparativamente ao total do passivo, ou seja,
expressa o seu grau de maturidade.
· Cobertura dos Encargos Financeiros:pretende avaliar se a empresa está a
gerar meios suficientes para cumprir os seus encargos financeiros. Assim,
utiliza os resultados antes de encargos financeiros e impostos, aos quais se
somam as depreciações, amortizações e provisões, dado que estas não representam
uma saída efetiva de meios financeiros líquidos. Se o valor deste rácio for
maior que 1, a empresa detém fundos suficientes para o pagamento de juros
(Saias et al., 1996).
· Cobertura do Imobilizado: indica o grau de financiamento do ativo fixo
tangível, ativo intangível e investimentos financeiros, avalia se está coberto
por capitais permanentes. Estes últimos correspondem aos capitais que
permanecem na empresa por mais do que um período, ou seja, os capitais próprios
e os capitais alheios de médio e longo prazo.
· Média de anos para depreciações do ativo fixo tangível: demonstra o
tempo que a empresa demora a depreciar o seu ativo fixo.
· Indicadores de funcionamento
Os rácios de funcionamento analisam a eficiência das decisões na gestão dos
recursos aplicados. Os rácios de funcionamento apuram-se em termos de rotação
ou número de dias de funcionamento (Neves, 1996). Foram considerados os
seguintes rácios:
· Prazo Médio de Recebimento (em número de dias): mede o tempo, em média,
que os clientes demoram a pagar as suas dívidas para com a empresa, i.e.,
reflete o nível de eficácia na concessão de crédito.
A correta e clara definição das condições de venda, como os descontos de pronto
pagamento, assim como a permanente seleção dos clientes faz com que haja uma
redução do prazo médio de pagamento e, assim, uma redução de risco no crédito
concedido (Menezes, 1996).
· Prazo Médio de Pagamento (em número de dias): a empresa consegue
perceber essa capacidade de negociação com os fornecedores, determinando quanto
tempo demoram a pagar, em média, as dívidas aos fornecedores.
A política de pagamentos tem influência na situação da estrutura de tesouraria
da empresa e na possibilidade de recurso a fontes de financiamento alternativas
menos dispendiosas.
Na verdade, a existência ou inexistência de uma situação estrutural de
tesouraria equilibrada facilita imenso ou dificulta o acesso a recursos
financeiros alternativos mais interessantes, pois a capacidade de negociação e
a imagem de crédito da empresa são evidentemente afetadas (Menezes, 1996).
· Rotação dos Capitais Investidos (ou do ativo): é uma medida da
capacidade da empresa para gerar resultados com os seus ativos totais e
expressa o grau de eficiência com que a empresa tem usado os seus ativos para
gerar rendibilidade das vendas. Mede o grau de eficiência global da gestão na
utilização do investimento total (Neves, 1996).
Uma empresa que apresente um baixo coeficiente de rotação do ativo, tem alguns
valores ativos improdutivos, alguns sobrevalorizados ou gestão inadequada ou
mesmo a combinação dos três fatores (Vause, 2001).
No entanto, salienta-se a idade deste indicador, visto que os seus valores
serão diferentes face a uma empresa com investimentos recentes e outra em que
os ativos fixos tangíveis já se encontrem fortemente amortizados (Saias et al.,
1996). Quanto maior a rotação do ativo menor serão as necessidades de
financiamento do ciclo de exploração (Carrilho et al., 2005).
· Rotação dos Inventários: Dada a grande importância que os inventários
têm para a «indústria» e «comércio», torna-se importante compreender a
capacidade da empresa renovar os bens que compõem os seus inventários.
A importância dos stocks da empresa vai aumentando ao longo do seu processo
produtivo, pois a incorporação dos gastos dos outros fatores produtivos
(remunerações dos trabalhadores, depreciações dos ativos, etc.) contribui para
o acréscimo do respetivo valor e, consequentemente, dos investimentos em stocks
(Menezes, 1996).
Assim, o rácio de rotação dos inventários evidencia o nível de produtividade da
empresa, a qual será mais elevada à medida que aumente a velocidade de rotação,
ou seja, quanto maior o número de vezes em que os inventários rodam durante um
certo período de tempo (Neves, 1996).
· Fundo de maneio médio (por unidade vitivinícola): é parte do ativo
circulante que pode ser mobilizado com rapidez para satisfazer as necessidades
correntes da exploração (Lauzel, s.a).
· Necessidades de Fundo de Maneio (por unidade vitivinícola): está ligada
à necessidade do ciclo de exploração. Este obriga a que haja meios financeiros
para cumprir pagamentos, antes de se obter recebimentos. Quando positivas
representam as necessidades de financiamento do ciclo de exploração; quando
negativas, o excedente do ciclo de exploração (Neves, 2000).
· Tesouraria Líquida (por unidade vitivinícola): esta caracteriza o
equilíbrio financeiro da empresa. Assim, existe equilíbrio financeiro quando o
fundo de maneio é suficiente para financiar as necessidades de fundo de maneio,
ou seja, a tesouraria líquida é positiva (Neves, 2000).
Metodologia do estudo empírico
· População e seleção da amostra
A população do estudo são as empresas vitivinícolas portuguesas (CAE 11021,
«Produção de vinhos comuns e licorosos», segundo a CAE-Rev. 3) que se
encontravam catalogadas na base de dados do Sistema de Análise de Balanços
Ibéricos (SABI), versão 36.1. A SABI é uma base de dados económicos e
financeiros sobre empresas portuguesas e espanholas, bastante utilizada nas
áreas financeira e comercial.
Perante a alteração do quadro contabilístico português, em 2009, entendeu-se
que só poderíamos analisar informação homogénea, segundo o Plano Oficial de
Contabilidade (POC) ou o Sistema de Normalização Contabilística, pelo que o
maior número de exercícios económicos comparáveis eram os de 2006 a 2008, logo
em base POC.
Na primeira fase obtiveram-se 541 empresas vitivinícolas a operarem em
Portugal, na segunda fase, selecionaram-se as empresas que apresentaram
atividade, sendo que a amostra passou para 342 empresas e, na terceira fase,
atendeu-se à heterogeneidade entre regiões (excluiu-se Açores, Algarve e
Madeira), obtendo-se 321 empresas, sendo que 41% estão sediadas no Norte, 26%
no Centro, 21% Lisboa e Vale do Tejo e, por último, 12% no Alentejo, como está
representado no Quadro.
O volume de negócios total da amostra, em 2008, é de aproximadamente 881 311
650, com a seguinte proveniência por região: 70% do Norte, 11% do Centro, 15%
de Lisboa e Vale do Tejo e 4% do Alentejo.
Identificada a amostra para o estudo do setor vitivinícola português, procedeu-
se, em seguida, à repartição da amostra em subamostras e testaram-se três
parâmetros: o primeiro foi o número de empregados, o segundo, o valor do ativo
e o terceiro, o volume de negócios.
Ao testar cada um dos três parâmetros, verificou-se que a divisão baseada no
volume de negócios era aquela que demonstrava uma maior representatividade, uma
vez que, nem sempre, as empresas indicavam o número de trabalhadores e quando
agrupadas pelo valor do ativo a amostra perdia representatividade.
A escolha dos três parâmetros adveio dos critérios preconizados pela Comissão
de Normalização Contabilística para a classificação das empresas comerciais,
industriais, outras entidades e microentidades (MFAP, 2009) e (MFAP, 2011),
pelo que resultou a divisão da amostra em três grupos de empresas, os quais
constituem as nossas subamostras: microempresas (representam cerca de 65%), PME
(com aproximadamente 21%) e grandes empresas (com os restantes 14%).
Em síntese, e em termos de volume de negócios, em 2008, as grandes empresas
representam cerca de 86% (760 844 601), as PME cerca de 10% (87 367 376) e as
microempresas 4% (33 099 673).
Ao analisar a distribuição das empresas por dimensão e por região vitivinícola,
constata-se o predomínio das microempresas, as quais estão, na sua maioria,
sedeadas nas regiões Norte e Centro. As PME têm uma distribuição regional mais
homogénea, em contraposição às grandes empresas que estão, em geral, sedeadas
na região Norte.
O Quadro apresenta o número e a percentagem de empresas por dimensão e por
região vitivinícolas, as quais são objeto da presente investigação.
Discussão dos resultados
· Caracterização geral
Ao analisar a natureza dos gastos do setor vitivinícola, Figura_1, verifica-se
que o Custo das Mercadorias Vendidas e das Matérias Consumidas (CMVMC) e os
Fornecimentos e Serviços Externos (FSE) representam 79% do total dos gastos, o
que revela que o setor é muito vulnerável a variações de preço das matérias-
primas e de fornecimentos e serviços externos.
Na análise global existe um crescimento contínuo dos gastos e dos rendimentos,
sendo que os gastos cresceram mais rapidamente do que os rendimentos, entre
2006 e 2008, resultando que, no ano de 2008, os gastos no setor vitivinícola
foram superiores aos rendimentos. Os gastos aumentaram 4,34% e os rendimentos,
apenas, 2,24% (entre 2007 e 2008).
Os vários tipos de rendibilidade apresentam uma evolução negativa, mas pouco
acentuada. A média da rendibilidade operacional das vendas é de 6,9% (oscilando
entre 7,2%, em 2006, e 6,2%, em 2008). A rendibilidade líquida das vendas (ROS)
reflete o impacto que os impostos e os encargos financeiros têm sobre o setor,
registando 4,3% (na média dos três anos). A rendibilidade dos capitais próprios
(ROE) situa-se em 4,6%, (com uma variação entre 5,6% e 3,5%, entre 2006 e
2008), o que denota a importância das vendas no setor. Finalmente, a
rendibilidade do ativo apresenta uma média inferior às demais, situando-se em
3%, pelo que o setor apresenta menor eficácia da gestão na utilização dos seus
ativos para gerar lucros.
No que respeita à liquidez, não se registam fortes oscilações no período em
estudo e o setor vitivinícola revela uma liquidez geral superior a 1, o que
denota a existência de um fundo de maneio positivo. A liquidez reduzida (média
de 0,7) é menor que o rácio anterior, o que significa que o setor necessita dos
seus inventários para solver as suas obrigações de curto prazo e a liquidez
imediata (média de 0,11) revela que o setor quase não tem capacidade de solver
as dívidas no curto prazo, apenas, com os meios financeiros líquidos.
Relativamente aos rácios de alavanca financeira verifica-se um aumento da
percentagem da autonomia financeira, cerca de 2%, que se deve ao aumento do
capital próprio, no decorrer do período em estudo. O facto de os gastos
financeiros terem aumentado de ano para ano, fez com que a cobertura dos
encargos financeiros tenha sofrido uma diminuição, que foi afetada pelos
sucessivos aumentos de taxas de juro, com consequência na cobertura do ativo
fixo tangível, assim como na vida útil dos ativos respetivos.
Quanto aos indicadores de funcionamento é de registar que os valores de fundo
de maneio foram sempre positivos, o que revela a estabilidade dos fundos que
financiam o ciclo de exploração. Por seu turno, as necessidades de fundo de
maneio, na média dos três anos, são menores que o fundo de maneio, logo o setor
apresenta uma tesouraria líquida positiva, ou seja, encontra-se em equilíbrio
financeiro.
O prazo médio de pagamento é de 86,65 e 89,77 dias, em 2007 e 2008,
respetivamente, e o prazo médio de recebimentos é de 83,05 e 73,87 dias, em
2006 e 2008, respetivamente, o que revela perda de eficiência na gestão dos
recursos.
A rotação dos capitais investidos e dos inventários sofreu um ligeiro aumento
no período. A rotação dos capitais investidos é baixa, o que revela pouca
eficiência do setor em usar os seus ativos para gerar rendibilidade das vendas
(situa-se entre os 0,40 e 0,41, em 2006 e 2008, respetivamente). E o setor faz
uma rotação de inventário por ano (1,18 e 1,27, em 2006 e 2008,
respetivamente), que está associada ao tipo de produto produzido e
comercializado.
· Análise por dimensão das empresas e região vitivinícola
Para analisar o perfil económico-financeiro das empresas do setor vitivinícola,
por dimensão e por região, foi necessário desdobrar a amostra, em três
subamostras, atendendo à dimensão das empresas, conforme foi explicitado, em
microempresas, pequenas e médias empresas e em grandes empresas.
O número de microempresas diminuiu cerca de 4% (menos nove empresas, entre 2006
e 2008, sendo em 2008 de 212), as pequenas e médias empresas apresentam
estabilidade (68, em 2006 e 2008) e houve um aumento nas grandes empresas,
cerca de 25% (mais nove empresas, entre 2006 e 2008, sendo em 2008 de 41).
Após o cálculo do conjunto de rácios selecionados foram traçados perfis
económico-financeiros das subamostras. Estes mostram de forma mais intuitiva os
resultados da rendibilidade, liquidez, alavanca financeira e funcionamento das
empresas analisadas.
Assim, foram elaborados dois tipos de perfis: um que caracteriza a evolução
temporal das subamostras (por dimensão das empresas), como representado na
Figura_2, e o outro faz uma comparação da dimensão empresarial com a região a
que pertencem, conforme a Figura_3.
No que diz respeito ao primeiro perfil ' evolução temporal ', verifica-se que
as microempresas são as que apresentam resultados mais reduzidos.
Nos rácios de rendibilidade, os resultados são negativos ao longo dos três
anos, no entanto evoluíram de forma favorável. Como a rendibilidade das
microempresas, nos três anos analisados, é negativa, a liquidez das mesmas,
assim como a autonomia financeira, também são baixas atribuindo, assim, maior
dependência de capitais alheios.
A reduzida autonomia financeira ou o forte endividamento das microempresas gera
efeitos negativos noutros rácios, nomeadamente na cobertura dos encargos
financeiros e do ativo fixo tangível.
Contudo, as microempresas conseguiram, entre 2006 e 2008, melhorar os seus
rácios de funcionamento, em particular o prazo médio de pagamento e a rotação
de inventários que contribuíram, positivamente, para a melhoria das
rendibilidades, em especial, na rendibilidade operacional das vendas.
Quanto às PME, detêm resultados superiores aos das microempresas, mas
inferiores aos das grandes empresas. Quando analisada a rendibilidade,
verifica-se que esta é superior às microempresas, no entanto, contam com uma
rendibilidade líquida das vendas negativa, tal como a rendibilidade dos
capitais próprios.
As PME revelam melhor nível de liquidez que as microempresas. Destaca-se o ano
de 2007, como aquele em que as empresas obtiveram maior índice de liquidez que
a das grandes empresas, com cerca de 1,74 e 1,70 respetivamente.
Consequentemente, estas empresas também tiveram o menor prazo médio de
pagamento, desse ano, com cerca de 61 dias contra os 66 dias das grandes
empresas.
A autonomia financeira das PME também é superior à das microempresas, no
entanto, a tendência da liquidez, em 2007, não se refletiu na autonomia
financeira ficando o resultado desse rácio abaixo do das grandes empresas.
As grandes empresas são as que detêm melhor «saúde financeira». A sua
rendibilidade é sempre positiva, no período analisado, sendo a rendibilidade
operacional das vendas, cerca de 6%, em todos os anos analisados. Apenas, a
rendibilidade líquida das vendas sofreu uma queda de 2%, de 2006 para 2008.
Com uma rendibilidade superior às dos restantes tipos de empresas, as grandes
empresas apresentam menor dependência de capitais alheios e uma melhor
cobertura de encargos financeiros e do ativo fixo tangível.
Quanto à liquidez, com exceção do ano 2007, as grandes empresas apresentam os
níveis mais altos dos três tipos de empresas e, consequentemente, revelam os
menores prazos médio de recebimento e pagamento.
Por último, há a salientar os resultados da rotação do ativo e dos inventários.
Estes são muito aceitáveis, o que se repercute no índice da rendibilidade
operacional e líquida das vendas.
Analisada cada uma das subamostras verifica-se que, no global, as grandes
empresas são as que apresentam melhores resultados. São empresas mais robustas
ao nível económico e financeiro, sendo, pelo contrário, as microempresas as
mais débeis.
Relativamente, ao segundo perfil, comparação da dimensão empresarial com a
região vitivinícola a que pertencem, verifica-se que, globalmente, é a região
Norte aquela que apresenta melhores resultados, ao contrário da região de
Lisboa e Vale do Tejo, conforme a Figura_3.
A rendibilidade das microempresas, no que concerne à região Norte, é a que
ostenta menores quebras na rendibilidade, apesar de todas as regiões
apresentarem rendibilidades negativas. A região que apresenta as mais baixas
rendibilidades é a região de Lisboa e Vale do Tejo.
Consequentemente, e devido aos baixos resultados na rendibilidade, a liquidez
destas empresas é afetada, revelando o mesmo cenário que na rendibilidade,
sendo a região Norte, a única que apresenta um valor superior a 1 (mais
propriamente 1,3).
As microempresas são as empresas das subamostras que detêm menor autonomia
financeira e as que estão sedeadas na região do Alentejo são as com maior nível
de endividamento, cerca de 85%, contra 61% das empresas da região Norte.
O endividamento tem influência noutros rácios, nomeadamente nos rácios de
funcionamento. O facto de as empresas apresentarem altos níveis de
endividamento, gera prazos médios de pagamento mais longos ' por exemplo, a
região do Alentejo necessita de 212 dias para cumprir os seus pagamentos,
contra 120 dias da região Norte.
Quanto à maturidade do endividamento, com exceção da região de Lisboa e Vale do
Tejo, reflete-se, predominantemente, no curto prazo. A região de Lisboa e Vale
do Tejo detém 50% do seu endividamento no curto prazo, ou seja, o mesmo para o
médio e longo prazo.
Apesar da baixa autonomia financeira por parte das microempresas, estas detêm
uma baixa média de anos de depreciação do ativo fixo tangível, o que revela que
o seu ativo já se encontra totalmente depreciado, o que conduz, muito
provavelmente, a não terem beneficiado de novos investimentos.
As PME do setor vitivinícola, no global, apresentam resultados económico-
financeiros superiores aos das microempresas e inferiores aos das grandes
empresas. No que concerne à sua rendibilidade, a região Norte é a aquela onde
as PME apresentam melhores resultados, sendo mesmo quase coincidentes com a
rendibilidade das empresas de maior dimensão. A região do Alentejo é a região
onde as PME detêm menor rendibilidade. Se tomarmos como exemplo a rendibilidade
operacional das vendas, a região Norte gera cerca de 12% de rendibilidade,
enquanto a região Alentejo apresenta uma perda de cerca de -7%.
A liquidez das empresas está relacionada de forma proporcional à rendibilidade,
o que faz com que resultados mais positivos na rendibilidade gerem maior
liquidez. No entanto, nas PME essa proporcionalidade não é sempre regular.
A região Norte, por apresentar maior rendibilidade, deveria deter maior rácio
de liquidez, mas, em vez disso, a região Centro é a que apresenta melhor
liquidez, com cerca de 2,11 de liquidez geral, contra 1,7 da região do Norte. A
região do Alentejo, por sua vez, deveria ser a região com menor índice de
liquidez, no entanto a região de Lisboa e Vale do Tejo é a que apresenta pior
liquidez, com cerca de 1,14 de liquidez geral.
Quanto aos rácios de alavanca financeira, estes são bastante superiores aos das
microempresas, sendo quase idênticos aos das grandes empresas. Os níveis de
autonomia financeira são mais elevados na região Norte, cerca de 47%, e mais
baixos na região de Lisboa e Vale do Tejo, cerca de 21%.
A região Norte é, consequentemente, a região que detém maior índice de
cobertura dos encargos financeiros, cerca de 442%, e do ativo fixo tangível,
aproximadamente 92%, ao invés da região de Lisboa e Vale do Tejo, que é a
região que detém menor cobertura de ativo fixo tangível, cerca de 36%.
Na cobertura dos encargos financeiros, a região que detém pior resultado não é
Lisboa e Vale do Tejo, mas o Alentejo, com cerca de 164% de cobertura, apesar
de apresentar maior índice de autonomia financeira.
No que diz respeito aos rácios de funcionamento, a região de Lisboa e Vale do
Tejo é a região que apresenta melhores prazos médios de recebimento, cerca de
78 dias, e a região do Alentejo é a que apresenta melhor índice de prazo médio
de pagamento, com cerca de 62 dias.
A região que, por sua vez, apresenta piores rácios de prazo médio de
recebimento é a região Centro, com cerca de 123 dias, e a região Norte
apresenta pior índice de prazo médio de pagamento, com cerca de 110 dias.
Quanto aos restantes índices de funcionamento, todas as empresas apresentam
baixa rotação do ativo e uma favorável rotação de inventários. A região que
mais altos índices de rotatividade apresenta é a região Centro, com cerca de
0,44 de rotação do ativo e cerca de 1,77 de rotação dos inventários. Por sua
vez, a região que apresenta índices mais baixos de rotatividade é a região do
Alentejo, com cerca de 0,17 de rotação do ativo e cerca de 0,58 de rotação dos
inventários.
As grandes empresas do setor vitivinícola são as que se encontram mais robustas
ao nível económico e financeiro. A região Norte é a região com melhores
resultados, sendo a região de Lisboa e Vale do Tejo, globalmente, a que
apresenta resultados mais baixos.
A região Norte apresenta maior rendibilidade. Quando analisada, por exemplo, a
rendibilidade operacional das vendas, verifica-se que a região Norte detém
cerca de 9%. No entanto, as PME da mesma região apresentam maior rendibilidade
operacional das vendas, cerca de 12%. A região que apresenta menor
rendibilidade operacional das vendas é a região de Lisboa e Vale do Tejo, com
cerca de 5%.
O mesmo acontece nos restantes índices de rendibilidade: a região Norte regista
os melhores resultados e a região de Lisboa e Vale do Tejo os piores. Assim, os
índices de liquidez refletem a mesma tendência que os rácios de rendibilidade.
No entanto, salienta-se, com a exceção da região Norte, que todas as grandes
empresas de todas as regiões apresentam índice de liquidez imediata mais baixo
que as micro e PME.
Quanto aos índices de alavanca financeira, as grandes empresas revelam
resultados superiores às restantes subamostras, sendo novamente a região Norte
aquela com melhores resultados e a região do Alentejo com menor nível de
alavanca financeira.
Quando analisada a autonomia financeira, a região Norte tem uma autonomia de
cerca de 48%, contra cerca de 25% da região do Alentejo.
No que concerne à maturidade do endividamento, com exceção da região de Lisboa
e Vale do Tejo, todas as empresas direcionam o seu endividamento para o curto
prazo, detendo a região Norte 74% do seu endividamento no curto prazo e a
região de Lisboa e Vale do Tejo apenas 50%, ou seja, tendo mais endividamento
de médio longo prazo.
As empresas que apresentam melhores resultados na autonomia financeira,
apresentam maior nível de cobertura de encargos financeiros e de ativo fixo
tangível, ou seja, as regiões Norte e Centro.
No entanto, a região do Alentejo é a região que detém menor média de anos para
depreciação de ativo fixo tangível, com cerca de 8 anos, contra os 12 anos da
região Centro e os 9 anos da região Norte.
No funcionamento, e como consequência dos rácios anteriormente analisados, as
grandes empresas do Norte são as empresas que apresentam menor prazo médio de
pagamento, cerca de 51 dias, metade dos dias que as PME da mesma região
apresentam.
A região que demora mais tempo a cumprir os seus pagamentos é a região do
Alentejo, demorando cerca de 115 dias. Já no prazo médio de recebimento, as
regiões que ostentam melhor resultado são as regiões Norte e de Lisboa e Vale
do Tejo, com cerca de 67 dias e 66 dias, respetivamente.
No que diz respeito à rotação do ativo, a região Centro é a que detém o maior
índice, com cerca de 0,85, ao passo que a região Norte, curiosamente, em
conjunto com o Alentejo, são as regiões que menos rotatividades têm no seu
ativo, cerca de 0,46.
Na rotação dos inventários, a região Centro volta a ser a região com maior
índice, com cerca de 2,76 vezes por ano de rotação das seus inventários e a
região Norte a com o mais baixo nível de rotação, cerca de uma vez por ano.
Conclusões
O setor é muito sensível aos custos das matérias-primas e dos fornecimentos de
serviços, os quais cresceram no período, o que contribuiu para a queda das
diferentes taxas de rendibilidade, especialmente, a rendibilidade do ativo. A
liquidez geral é estável, o que revela equilíbrio financeiro no curto prazo,
porém a liquidez reduzida e a imediata apresentam valores baixos, pelo que os
inventários e dívidas a receber são determinantes, o que se reflete, por sua
vez, em elevados prazos de recebimentos e pagamentos.
As microempresas são as que apresentam resultados mais débeis, logo com
reduzida autonomia financeira e forte endividamento, apesar de, no período em
estudo, terem melhorado o seu desempenho em termos de rotação e prazos médios
de cobrança e pagamentos, em contraste com as grandes empresas que detêm uma
melhor saúde financeira, em termos de rendibilidade, liquidez e funcionamento.
As PME encontram-se numa posição intermédia face às anteriores empresas.
Ao nível das regiões vitivinícolas é o Norte que apresenta melhores
rendibilidades e liquidez, em oposição a Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo, pelo
que estas duas regiões revelam menor autonomia financeira, maiores prazos de
cobrança e pagamentos, o que poderá estar associado à relativa juventude da
região e, consequentemente, das empresas aí localizadas.