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EuPTHUHu0871-91872005000200011

EuPTHUHu0871-91872005000200011

variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN0871-9187
ano2005
Issue0002
Article number00011

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Reuniões Científicas: Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia Reuniões Científicas

Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia O Congresso Galaico-Português é uma das facetas mais significativas do  convénio estabelecido entre as Universidades do Minho e da Corunha, em 1995, tendo vindo, ano após ano, a estender-se a toda a Espanha e Portugal, ao mesmo tempo que vai sendo cada vez mais significativa a participação de congressistas de países da América Latina e, muito particularmente, do Brasil. Nesta VIII edição, realizada na Universidade do Minho nos dias 14, 15 e 16 de Setembro de 2005, participaram quatro centenas de congressistas, provenientes da generalidade das Universidades e Institutos Superiores Politécnicos de Portugal, de todas as Universidades da Galiza, de Universidades de outras Regiões de Espanha e do Brasil.

Trata-se de um congresso que pelas suas temáticas reúne académicos, investigadores e um conjunto alargado de profissionais do ensino, da educação e da psicologia. Integrando a Educação uma panóplia de objectivos e concretizando-se em contextos e através de processos de marcada complexidade, antecipar-se-á a diversidade de congressistas presentes. Por outro lado, reconhecendo-se os contributos transdisciplinares na análise e resolução dos problemas educacionais, tendo estes impacto a nível dos indivíduos, dos grupos, das organizações e da comunidade em geral, este Congresso pela sua abrangência acaba por atrair investigadores e profissionais bem diferenciados em termos de interesses e de posicionamentos teóricos, técnicos e filosóficos.

Numa das áreas contempladas nesta VIII edição, intitulada "Temas transversais do currículo", as comunicações apresentadas salientam a necessidade da escola, cada vez mais, resistir à tendência reinante de menor co-responsabilização de tantas outras instituições de socialização pela formação integral dos indivíduos. A escola, nos nossos dias, assume um papel imprescindível de formação, que ultrapassa o currículo formal, integrando a aprendizagem e o desenvolvimento de competências nos domínios do "saber ser" e do "saber estar com os outros". Assim, integraram-se aqui várias reflexões teóricas e relatos de experiências no terreno sobre a educação ambiental, a educação para a saúde, a educação para os valores e a educação sexual, entre outras.

Na área da "Tecnologia e comunicação educativa" estiverem em foco as questões do uso educativo da internet e das modalidades de aprendizagem on-line (e-learning), temas que primam pela grande actualidade e relevância, criando quer expectativas positivas quer reacções negativas à sua volta. A sociedade da informação, não coincidindo necessariamente com "sociedade de conhecimento", apela a um uso adequado das novas ferramentas de registo, acesso e processamento da informação, ao mesmo tempo que alerta para algumas vicissitudes, nem sempre positivas ou traduzindo reais vantagens, nesse processo.

A terceira área designou-se "Necessidades educativas e adaptações curriculares". Trata-se de uma área tradicionalmente confinada às dificuldades de aprendizagem, às deficiências cognitivas e às realidades do ensino especial, tendo emergido neste Congresso a abertura a experiências educativas dirigidas aos alunos mais capazes, mais talentosos ou com características de sobredotação. Para toda esta diversidade de alunos, todos eles com direitos a uma "escola inclusiva", vários trabalhos apresentados tomaram a "flexibilidade curricular" e os "currículos alternativos" como mecanismos de suporte à diferenciação pedagógica e à satisfação das "NEEs" de todo e cada um destes alunos particularmente diferenciados nas suas características.

Uma quarta área teve a ver com os estudos e os relatos de experiências de "mediação", entre a comunidade, a família e a escola. Considerou-se que no quadro dos modelos ecológicos do desenvolvimento e da educação, importa atender aos contextos de referência e de pertença dos alunos, às relações e interacções entre os vários subsistemas do modelo ecológico proposto por Bronfenbrenner. Como temas de referência, emergiram as problemáticas do bem- estar e qualidade de vida das crianças, dos maus-tratos infantis e dos abandonos escolares, problemas estes de ampla envolvência familiar e social, e cuja complexidade aconselha abordagens mutidimensionais e sistémicas, ou seja, um espaço particular para a "mediação social".

A quinta área, designada por "Processos e estratégias de aprendizagem", corporizou um volume substancial de trabalhos, facto também registado nas edições anteriores do Congresso. Integraram-se, aqui, estudos nos domínios dos processos e estratégias de aprendizagem, falando-se logicamente de processos pedagógicos de ensinar e aprender, nos métodos de estudo, nos processos cognitivos envolvidos nas aprendizagens bem e mal sucedidas, assim como nas metodologias específicas de ensino para determinados subgrupos de alunos ou para determinadas disciplinas curriculares.

A sexta área, designada "Interculturalidade e educação" reflecte a aposta em não circunscrever o Congresso às escolas e ao ensinoaprendizagem na sala de aula. Falar em educação é alargar horizontes, fixar missões e objectivos mais latos para as instituições educativas. No seu seio, estiveram em destaque trabalhos orientados para a questão dos grupos étnicos, da mobilidade e inclusão social, e da diversidade cultural, emergindo como curiosidade neste Congresso alguns trabalhos versando a problemática da educação para a morte.

A sétima área reportou-se aos "Modelos e dispositivos de formação".

As questões das competências científicas e pedagógicas integraram esta área de comunicações, contemplando quer a formação inicial quer a formação contínua, considerando-se esta última como uma exigência face às mudanças técnico- científicas, às mudanças sócio-culturais, aos novos desafios e solicitações à escola e à educação, devendo por isso ter o devido impacto na carreira e no desenvolvimento profissional dos formandos.

A oitava área abordou as "Políticas e práticas de avaliação", animando o debate na matéria a discussão em torno das diversas concepções sobre avaliação, objectivos e formatos, em particular quando passamos a incluir, para além dos alunos, os professores, os departamentos e as próprias escolas. Por outro lado, reflectindo a autonomia crescente das escolas, debateu-se a avaliação como "prestação pública de contas" e os indicadores recolhidos para se apreciar a qualidade das práticas educativas e a eficiência das instituições.

A nona área temática agregou trabalhos sobre o "Desenvolvimento vocacional e a orientação para a carreira", aqui ganhando particular relevância as questões dos projectos de vida e os processos como os sujeitos os elaboram, implementam e redefinem, num conceito mais desenvolvimental, interactivo e identitário da orientação vocacional. Os trabalhos apresentados afastam-se da leitura "traço-factor" mais clássico, ou seja, na crença do "encaixe" entre características individuais e exigências do posto de trabalho, assumindo-se a carreira, menos como "descoberta" e mais como uma faceta da identidade em construção.

Finalmente, a décima área reportou-se ao "Ensino Superior" e o número substancial de trabalhos apresentados, num crescendo observado ao longo das últimas edições deste Congresso, reflecte a importância crescente desta área nas investigações dos académicos presentes. Tratando-se de um subsistema em acentuada agitação e instabilidade, com vários temas em análise, por exemplo, a autonomia e financiamento, a organização e funcionamento pedagógico, a avaliação e qualidade dos cursos ministrados, a reestruturação dos cursos e dos níveis de ensino à luz da Declaração de Bolonha , vários dos trabalhos apresentados debateram os processos de transição do ensino secundário para o ensino superior por parte dos alunos, os seus processos de adaptação e de aprendizagem, a qualidade da sua formação e do seu desenvolvimento psicossocial, as práticas pedagógicas instituídas e a instituir, a organização dos estágios profissionalizantes e as saídas para o mercado de trabalho.

Os interessados podem encontrar um bom número dos trabalhos apresentados nas Actas do VIII Congresso Galaico-Português de Psicopedagogia, editadas em CD- Rom. Trata-se de um extenso volume, contento os resumos das 470 propostas de comunicações apresentadas e os 294 textos completos enviados, num total de 3915 páginas, mas fácil de manusear dadas as funções interactivas do CD.

Bento D. Silva Coordenador da Comissão Organizadora Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação Instituto de Educação Universidade do Minho - Campus de Gualtar 4710 Braga - Portugal

rpe@iep.uminho.pt


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