1º Encontro sobre ePortefólio/Aprendizagem Formal e Informal
1º Encontro sobre ePortefólio/Aprendizagem Formal e Informal
O ePortefólio, no actual contexto europeu, surge como um instrumento de
facilitação da mobilidade, da transparência e do reconhecimento das
aprendizagens formais e informais realizadas ao longo da vida. Em Portugal,
apesar de existir uma significativa tradição de uso de portefólios em educação,
o portefólio electrónico não tem sido objecto nem de discussão pública nem de
discussão académica. Várias questões se colocam então: O que é um ePortefólio?
Porquê construir ePortefólios? Que tipos de ePortefólio existem? Em que
contextos se justifica a sua utilização? Que vantagens reais advêm para os
cidadãos?
No que respeita a medidas do governo português, não existe, publicamente,
qualquer iniciativa especificamente orientada para o uso de ePortefólios,
apesar dos esforços visíveis de modernização que têm vindo a ser feitos no
quadro da implementação da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico
Nacional. Neste contexto de relativo “silêncio” e tendo em conta a importância
política e pragmática do tema, pareceu-nos importante suscitar essa discussão.
Assim, teve lugar na Universidade do Minho, nos dias 13 e 14 de Julho de 2006,
numa organização conjunta das Universidades do Minho e de Aveiro, do Centro de
Competência Nónio (Minho), do Centro de Formação de Professores (CFEC Valongo),
da Escola Secundária Alcaides de Faria, da Associação Profissional Quadros
Santomenses em Portugal e da Revista Til-Fragmentos de Educação, o 1º Encontro
sobre esta temática, cujos objectivos foram os seguintes: divulgar a iniciativa
europeia “Objective 2010: e-Portefólio for All” (EifEL); problematizar os
conceitos associados ao uso de portefólios (em educação); reunir os
investigadores que trabalham na área do ePortefólio, em Portugal, a fim de
esboçar o estado da arte no país; divulgar boas práticas (ensino superior,
básico, secundário, profissional, Centros RVC-Reconhecimento e Validação de
Competências); perspectivar o desenvolvimento e o futuro do ePortefólio. Os
eixos temáticos do Encontro corresponderam a estes objectivos e as comunicações
apresentadas deram conta de estudos formais, de descrição de práticas no
terreno e de discussões conceptuais.
Dado ter-se tratado da primeira reunião sobre o tema, para além da apresentação
do ePortefólio for All, foi abordado o ePortefólio enquanto objecto de
investigação e foi estabelecida a necessária relação entre o ePortefólio e os
Campi Virtuais. Por outro lado, e dada a tradição de uso de portefólios (não
electrónicos) em educação, houve espaço para a discussão dos princípios
pedagógicos subjacentes ao seu uso, assim como o portefólio de avaliação das
aprendizagens, a modalidade mais utilizada. Abordou-se, também, o ePortefólio
na formação profissional e no reconhecimento e validação de competências, tendo
ficado claro que ainda não é usada nenhuma plataforma específica nestas áreas.
As comunicações apresentadas foram de origem muito diversa, cobrindo a quase
totalidade dos eixos do Encontro. Na sua maior parte relataram estudos mais ou
menos formais, enquadrados em actividades académicas, sobretudo relativas a
experiências no ensino superior e no ensino básico. Vale dizer que foi possível
verificar que o uso, quer de portefólios quer de ePortefólios, parece estar
centrado na área da formação inicial e contínua de professores, embora também
tenham sido reportadas práticas em áreas como a saúde, a empregabilidade e as
artes.
Com algumas excepções, os textos apresentados retratam as dificuldades
existentes quer em termos da própria conceptualização do portefólio quer em
termos do uso/conhecimento de ferramentas apropriadas para a sua implementação.
Para além da plataforma ELGG, não é usada nenhuma outra plataforma específica
de ePortefólio, em Portugal. Nos casos em que foi possível considerar a prática
de ePortefólio, são referidas outras ferramentas que o possibilitam, mas que
não foram concebidas para o efeito. Em contrapartida, foram apresentados 3
comunicações de carácter técnico. Uma delas sobre uma plataforma criada na
Universidade do Minho (“DeGóis”) que, tendo sido inicialmente desenvolvida como
plataforma dinâmica de disponibilização de curricula científicos, revela fortes
características de potencial modelo, sobretudo do ponto de vista técnico.
Parecendo existir em Portugal alguma movimentação em torno do portefólio
digital, este 1º Encontro veio trazer-lhe visibilidade, em nosso entender
extremamente necessária, dado tratar-se de uma opção estratégica para a Europa
a generalização do uso destes portefólios.
Lia Raquel Oliveira & Maria Palmira Alves
Universidade do Minho
Centro de Investigação em Educação
Instituto de Educação
Universidade do Minho - Campus de Gualtar
4710 Braga - Portugal
rpe@iep.uminho.pt