La prostitution à Paris
MARIE-ELISABETH HANDMAN E JANINE MOSSUZ-LAVAU (DIRS.)
LA PROSTITUTION À PARIS
Paris, Éditions de La Martinière, 2005.
Dirigido pela antropóloga Marie-Elisabeth Handman e pela politóloga Janine
Mossuz-Lavau, este livro é um trabalho de grande fôlego sobre um campo social
controverso. Marcado por uma grande abertura teórica e política, em contra-
corrente às teses abolicionistas e proibicionistas hoje dominantes na Europa e
nos Estados Unidos, proporciona ao leitor uma análise compreensiva da
prostituição, nos seus mais diversos modos de existência, e dos actores sociais
nela envolvidos. O livro está relacionado com uma pesquisa solicitada pelo
município de Paris ao Centre National de la Recherche Scientifique em 2002.
Respondendo afirmativamente a este interesse por parte do poder político
autárquico, a equipa de investigadores de diferentes áreas disciplinares, com
destaque para a antropologia social, a sociologia e a ciência política, levou a
cabo um longo trabalho de campo nos anos de 2002 a 2004, que deu origem a um
texto com mais de quatro centenas de páginas dividido em três partes: (i) o
contexto da actividade prostitucional (geográfica, jurídica, política e
social), com textos de Handman, Emmanuel Redoutey, Catherine Deschamps e
Johannne Vernier; (ii) a apresentação e reflexão sobre os testemunhos dos que
vivem do comércio do sexo, com textos de Mossuz-Lavau, Maria Teixeira, Nasima
Moujoud, Fiammetta Venner e Dolores Pourette; (iii) a discussão das questões
que foram colocadas pelo trabalho de campo, nomeadamente as que se prendem com
os clientes, com as violências presentes neste meio social, com a relação entre
sexualidade e prostituição, com os estrangeiros que frequentam os trottoirs
franceses, com textos de Moussuz-Lavau, Pourette, François Gil, Nasima Moujoud
e Teixeira.
Como referem Handman e Mossuz-Lavau (p. 13), o objectivo era estudar a
prostituição na sua realidade quotidiana, através dos seus protagonistas,
prostituto(a)s e clientes. Como se poderá constatar, mesmo os menos
familiarizados com o método etnográfico, também utilizado pelas correntes
weberiana e interaccionista na sociologia, foi graças a ele que Handman,
Mossuz-Lavau e restantes autores foram capazes de proporcionar ao leitor uma
visão de dentro, simultaneamente densa e minuciosa, deste intrincado e
multifacetado campo social. Este poder da etnografia é precisamente destacado
por Françoise Zonabend (La Presqu'île au Nucléaire, 1989), quando lembra as
possibilidades da observação participante no escrutínio das emoções, do
imaginário e doutros aspectos de que a vida quotidiana também é feita e que
normalmente escapam à inquirição dita objectiva. Esta estratégia metodológica,
especialmente visível nas entrevistas realizadas e no modo como foram
utilizadas na segunda parte do livro Les prostitués, femmes, hommes et
transgenres, par eux-mêmes , facilitou, assim, aos autores e, por seu
intermédio, a nós, os leitores, uma aproximação àquilo que Pierre Bourdieu
(Comprendre em La Misère du Monde, 1993: 1388-1447), na esteira de Max Weber
[Economía y Sociedad: Esbozo de Sociología Comprensiva, 1993 (1922)], nos
propõe: colocarmo-nos, em pensamento, no lugar dos outros observados. Mas não
só. Como aconteceu connosco (ver Manuela Ribeiro et al., Prostituição Feminina
em Regiões de Fronteira: Actores, Estruturas e Processos, 2005; e Manuela
Ribeiro et al., Prostituição Abrigada em Clubes: Práticas, Riscos e Saúde,
2005), o trabalho de campo etnográfico permite a quem o coloca em prática
interrogar os seus próprios pressupostos, pontos de vista e quadros teóricos.
Ou seja, rasgar uma brecha intelectual através da qual se acede a novos olhares
e posições teóricas e políticas. Como justamente salientam Handman e Mossuz-
Lavau (p. 15), a imersão no campo da prostituição em Paris tornou difícil a sua
aquiescência face a algumas posições de censura formuladas nomeadamente por
certos políticos e algumas feministas que, não raro, jamais procuraram ouvir os
actores sociais envolvidos no sexo mercantil.
O leitor é confrontado, desde as primeiras páginas, com elementos etnográficos
e argumentos que nos permitem descobrir a profunda humanidade de todos os que
estão envolvidos no comércio do sexo. De origens e trajectos de vida muito
diversificados, estamos perante seres humanos que lutam todos os dias pela vida
e pela felicidade, manobrando em seu proveito os recursos, muito desiguais, de
que dispõem para aumentarem os seus rendimentos e melhorar a sua posição
social. Para os trazer até nós, o livro leva-nos não só aos terrenos já
habituais como aos mais invulgares e inesperados: a prostituição nos foyers de
alojamento dos trabalhadores emigrantes em Paris, na maioria praticada por
mulheres magrebinas; a prostituição nos bares dos bairros pobres; a
prostituição através da Internet; a prostituição masculina, nomeadamente para
mulheres heterossexuais; a prostituição de rua, realizada em lugares bem
conhecidos, como os bosques de Bolonha e de Vincennes. Apesar das enormes
diferenças em termos de actores e práticas, estes espaços têm de ser examinados
no quadro daquilo que Radoutey (p. 87) designa por globalização do comércio do
sexo. Tal permite compreender, por exemplo, os conflitos que opõem as
tradicionais, quase sempre mulheres mais velhas de nacionalidade francesa, às
jovens provenientes do leste da Europa e do continente africano, em torno dos
preços cobrados pelos serviços prestados. Como salientam Mossuz-Lavau e
Teixeira (pp. 189-192), a venda de prazer sexual a baixo preço, por parte das
mulheres estrangeiras, perturbou as relações sociais entre as prostitutas,
degradando os seus laços de solidariedade. Sem que isso, note-se, tenha
impedido a organização de acções colectivas de protesto contra medidas
políticas que consideram lesivas dos seus interesses. É o caso da luta contra a
Lei para a Segurança Interior (LSI), mais conhecida por lei Sarkozy, aprovada
em Março de 2003. Como justamente refere Vernier (pp. 121-124), ao permitir a
perseguição de qualquer pessoa que se prostitui na via pública a LSI coloca a
França numa posição de facto proibicionista. Os protestos das profissionais do
sexo e das suas associações representativas (pp. 91-119) não deixam de
exprimir, assim, uma certa e parcial coesão que releva da partilha de
interesses e de práticas de vida comuns, capaz de superar as origens, as
motivações e os trajectos muito variados dos que vivem deste tipo de actividade
e, não menos importante, o estigma que sobre eles recai.
A grande diversidade de práticas de sexo mercantil, bem como de pessoas
envolvidas, como escreve Pourette (p. 263), permite levar o debate sobre a
prostituição para fora dos campos estritos do género ou da moral, abrindo-
o nomeadamente ao campo do trabalho e do comércio, como faz Bourdieu (A
Dominação Masculina, 1999). Aqui há que realçar o contributo de Gil (p. 348)
quando, numa das passagens mais interessantes do seu capítulo sobre sexualidade
e prostituição, critica a ideia da venda do corpo, tão cara aos abolicionistas,
considerando que ela constitui não só uma aberração do ponto de vista do
sentido mas igualmente uma forma insidiosa de desclassificação dos indivíduos
que vivem do comércio do sexo, ao desapossá-los da sua integridade física e do
direito à utilização social do corpo. Por outro lado, como nós também
defendemos (ver Manuela Ribeiro et al., Prostituição Feminina em Regiões de
Fronteira: Actores, Estruturas e Processos, 2005), Gil (pp. 348-353) argumenta
que a relação entre quem se prostitui e o cliente não se resume ao acto sexual
propriamente dito, antes envolvendo palavras, olhares, gestos e, obviamente,
afectos, tornando assim manifesto que o campo da prostituição é também muito
complexo do ponto de vista do uso do corpo e das emoções.
O livro fecha com um longo texto conclusivo, no qual Handman e Mossuz-Lavau
tomam partido e sugerem um conjunto de medidas para melhorar a situação social
de todos aqueles que se dedicam ao trabalho sexual. Neste sentido, é importante
sublinhar que as autoras, considerando que a questão já não é mais acceptons-
nous la prostituition? mas sim quelle prostitution acceptons-nous? (p. 397),
defendem que o trabalho prostitucional, desde que livremente escolhido ainda
que os constrangimentos económicos e outros, como acontece com a escolha de
qualquer outra profissão, estejam presentes e não possam ser ignorados , deve
ser reconhecido como tal, não apenas pelas instâncias públicas mas também pelos
próprios actores que vivem dele (p. 404). Em lugar dos discursos ora
regenerador, ora censurador, uns e outros profundamente moralizantes, também
presentes em outros campos sociais exóticos (ver Loïc Wacquant, Corpo e Alma:
Notas Etnográficas de um Aprendiz de Boxe, 2002), as autoras preferiram
discutir o lugar da prostituição nas sociedades contemporâneas fora dos quadros
muito fechados que vêem nesta actividade uma forma severa de dominação
masculina desprezando o facto de nela estarem também homens e transgéneros
como prestadores de serviços sexuais, por um lado, e mulheres consumidoras, por
outro lado e uma ausência praticamente extrema de capacidade de agência por
parte das mulheres.
Trata-se, pois, de um livro interpelador e surpreendente. Sendo capaz de
responder ao objectivo proposto por Handman e Mossuz-Lavau a elucidação,
ainda que parcial e inacabada, deste campo social, mal conhecido e
estigmatizado os cidadãos interessados nesta temática, sobretudo os
comprometidos com uma agenda política e social emancipatória equipada também
duma política inclusiva para o trabalho sexual e para os actores sociais nele
envolvidos, encontrarão neste texto uma etnografia bem elaborada e uma
argumentação sólida e coerente que justificarão plenamente o tempo despendido
com a sua leitura.
Fernando Bessa Ribeiro
Departamento de Economia e Sociologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro