Do saber ser ao saber fazer: missão sócio-educativa e prática docente no ensino
superior. Um estudo sobre as representações
Jorgete Maria Zewe Gemin (2004)
Do saber ser ao saber fazer: missão sócio-educativa e prática docente no ensino
superior. Um estudo sobre as representações
Orientação:
Prof.ª Doutora Zita Ana Lago Rodrigues
Objetivou-se investigar as representações dos docentes do ensino superior
acerca de sua missão sócio-educativa e de sua prática docente tendo o propósito
de contribuir para o conhecimento do processo de formação docente, e da
construção da identidade profissional, neste processo reflexivo, identificando
o seu papel e a sua ação enquanto formadores de outros profissionais docentes,
como uma forma de avaliação de suas práticas, verificando a importância das
representações, construídas ao longo da sua formação inicial e contínua, e o
seu contributo para que se dinamize e enriqueça o processo pedagógico.
Constitui-se em uma proposta de inserção, verificando o que deve ser adicionado
ao plano de estudos sobre formação docente, ao projeto político-pedagógico das
instituições de ensino superior como eixo central de análise do processo de
formação profissional.
A população pesquisada foi composta por 25 docentes, atuantes nos cursos de
História e Geografia em uma instituição de ensino superior, situada na cidade
brasileira de Curitiba, ouvida através de inquérito prévio. Partindo do
critério significância das respostas coletadas, selecionaram-se três docentes
para a realização das entrevistas em profundidade, cujos dados foram analisados
através de técnica de análise dos conteúdos.
O depoimento dos docentes revelou acentuada responsabilidade no fazer
pedagógico e o reconhecimento da necessidade de mudança na ação pedagógica,
desenvolvendo-se como processo dialógico, questionador, pesquisador, reflexivo
e crítico que exige a necessidade de uma mudança consciente por parte do
docente, no sentido de haver maior comprometimento com a aprendizagem. A
pesquisa demonstrou que as mudanças na educação iniciam-se no fazer pedagógico,
no processo avaliativo, na organização das aulas, no relacionamento professor-
aluno, considerando-se que os inquiridos compreendem que, para que se alcancem
as mudanças desejadas, os cursos de formação, a infra-estrutura das
instituições de ensino e as políticas públicas precisam ser repensadas com a
participação do coletivo educacional. Através das falas, gestos, concepções,
foi possível identificar a presença das representações que estes educadores
construíram ao longo da sua formação e como estas se corporificam no cotidiano
de seu fazer docente.
From knowing how to be to knowing how to do: socio-educational mission and
teaching practice in higher education
The objective of the study is to investigate the representations by higher
education professors about their social-educational mission and teaching
practice, aiming at contributing to the knowledge of the process of teacher
training and the construction of the professional identity in this process of
reflection, by identifying their role and action as shapers of other teaching
professionals, as a means of assessing their practices, checking the importance
of representations built along the course of their initial and continuous
education and its contribution to making the pedagogical process richer and
more dynamic. It constitutes a proposal for inclusion, by assessing what must
be added to the study plan on teacher training, to the political-pedagogical
project of Higher Education institutions as the main axis for assessing the
professional training process.
The group analysed consisted of twenty-five teachers from the History and
Geography courses at a Higher Education institution, located in the city of
Curitiba (Brazil), who had previously answered an inquiry. Based on the
criterion of the significance of the collected answers, three teachers were
selected for in-depth interviews, whose data were analysed through the content
analysis technique.
Their deposition revealed an acute responsibility in their pedagogical practice
and the need for change in the pedagogical action to be developed as a
dialogical, inquisitive, investigative, reflexive and critical process which
requires the need for a conscious change by the teacher, in order to attain a
greater commitment towards learning. The research has shown that the changes in
education begin with the pedagogical practice, with the assessment process,
with class preparation, with teacher-student relationship, considering that the
interviewees understand that in order to reach the desired changes, the
training courses, the facilities of the education institutions and the public
policies must be redesigned with the participation of those involved in the
teaching process. Through their discourse, gestures and conceptions, it was
possible to identify the presence of the representations that these educators
have built along the ourse of their training and how they take shape daily in
their teaching practice.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com