EuPTHUHu1645-72502005000200022EuPTHUHu1645-72502005000200022
variedade | Eu |
Country of publication | PT |
colégio | Humanities |
Great area | Human Sciences |
ISSN | 1645-7250 |
ano | 2005 |
Issue | 0002 |
Article number | 00022 |
Opções de representação
Texto: - Mostrar: - Etiquetas:
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.
Programa de Formação Continuada: análise das implicações pedagógicas na prática
docente
Luiz Hermínio do Nascimento (2005)
Programa de Formação Continuada: análise das implicações pedagógicas na prática
docente
Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes de Mendonça
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a formação continuada para melhoria da
prática docente. Investigar até que ponto essa formação gera mudanças no
desempenho do professor constitui uma das questões de pesquisa. Utilizaram-se,
como universo para o pretendido, escolas da rede pública estadual do ensino
fundamental no Município de João Pessoa/PB-Brasil, pertencentes ao Centro
Paraibano de Educação Solidária-CEPES. Objectiva com esta investigação a
opinião dos professores se o programa de formação continuada gerou mudanças nas
suas práticas pedagógicas e em que domínios ocorreram essas mudanças. Os
colaboradores da pesquisa foram 20 professores de 1.ª a 4.ª séries do ensino
fundamental. A partir da utilização de um questionário com perguntas fechadas e
semi-estruturadas, obteve-se a coleta de dados cujos resultados conduziram às
discussões em torno das contribuições do referido programa. Tomaram-se, como
aporte para as análises dos resultados, as investigações de estudiosos voltadas
para essa questão tais como Nóvoa, Vera Candau, entre outros. Os dados obtidos
destacam, entre as contribuições advindas do Programa de Formação Continuada, a
melhoria da prática pedagógica com o percentual de 25%, integração do grupo,
com 10%, esse mesmo percentual para o crescimento pessoal e intelectual. Num
percentual de 50% das respostas dadas, verificou-se que houve evidências de
contribuições advindas do referido programa. Tal resultado parece deixar claro
que o Programa de Formação Continuada, embora de forma incipiente, atinge os
seus propósitos no tocante a contribuir para a qualificação e melhoria da
prática docente no universo pesquisado.
transferir texto
|