Maturidade vocacional: estudo diferencial em alunos do 9.º Ano com e sem
Programa de Orientação Escolar
Maria Margarida Marques Dias (2005)
Maturidade vocacional: estudo diferencial em alunos do 9.º Ano com e sem
Programa de Orientação Escolar
Orientação: Prof. Doutor Óscar C. de Sousa
O 9.° Ano de escolaridade supõe que qualquer aluno se depare com a tarefa de
realizar opções face a multiplicidade de alternativas possíveis, quer para a
continuação dos estudos, quer para o ingresso no mundo do trabalho (Marques et
al., 1995). A escolha de uma carreira é uma decisão muito importante que está
intimamente ligada com a maturidade vocacional de um jovem. Estes deveriam
escolher com base no conhecimento mais completo possível das alternativas. No
entanto, é muitas vezes difícil para um adolescente ter acesso a toda a
informação necessária sobre o sistema educativo, o mundo do trabalho, ou mesmo,
sobre si próprio. Por isso, parece natural e sensato que os alunos procurem
ajuda. Neste sentido, os programas de orientação vocacional devem contribuir
para oferecer ao jovem uma diversidade de actividades e experiências relevantes
para o seu desenvolvimento vocacional. O objectivo central deste trabalho é o
de estudar os efeitos da participação num Programa de Orientação Vocacional -
segundo uma perspectiva desenvolvimentista - em alunos do 9.° Ano de
escolaridade, ao nível da maturidade vocacional. Foi recolhida uma amostra de
60 alunos do 9.° Ano de escolaridade, dos quais 30 pertencem a uma escola
privada da zona de Lisboa e formam o grupo experimental e os restantes 30
pertencem a uma escola privada situada numa zona urbana nas periferias de
Lisboa e formam o grupo de controlo. Foram utilizados no nosso estudo o
Inventario de Desenvolvimento Vocacional – CDI, elaborado por Super e
colaboradores em 1971 e adoptado e revisto para Portugal em 1982 pelo Prof.
Ferreira Marques e Dr. Luís Caeiro e o Programa de Orientação Vocacional –
Encontros com o Futuro!, organizado pela autora deste trabalho, com base no
quadro teórico apresentado e no Programa de Orientação para a Carreira,
preparado e aplicado pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de
Lisboa. Os resultados encontrados apontam para a existência de diferenças
significativas na maturidade vocacional, entre os alunos que participam num
Programa de Orientação Vocacional e os que não participam nele. Em relação aos
efeitos produzidos numa amostra de sujeitos exposta a um Programa de Orientação
Vocacional, verifica- se que todos os resultados encontrados, na maioria das
escalas e sub-escalas do CDI, são significativamente mais elevados no segundo
momento de avaliação, com a excepção da escala D - informação sobre a Carreira
e Mundo do Trabalho. Relativamente à análise da maturidade vocacional, em
função do género e das habilitações literárias, nos dois momentos de avaliação,
este estudo não evidencia diferenças significativas.
At the 9th grade, students are supposed to be able to choose among a wide range
of possible options, which enables them either to continue their studies or to
get into the world of work. The choice of a career is a very important decision
and it is intimately connected to the career maturity of the students. They
should be able to gather the best possible available information about the
existing alternatives. However, in most cases, it is very difficult for a
teenager to have access to the necessary information about the educational
system, the world of work or even about her/himself. For this reason, it seems
natural and wise that students should look for help, in this context, the
careers guidance programmes should contribute to offer the student a diversity
of relevant activities and experiences for their vocational development. The
main goal of this research is to study the effects - on a developmental
perspective - of the participation of 9th grade students in a Careers Guidance
Programme at a career maturity level. We used a sample of sixty 9th grade
students, thirty of which attended a public school in Lisbon and constitute the
experimental group, while the other thirty attended a private school in an
urban area in the outskirts of Lisbon and represent the control group. We used
for the study the “Career Development Inventory- CDI”, devised by Super and
partners in 1971, adopted and revised for Portugal in 1982 by Prof. Ferreira
Marques and Dr. Luis Caeiro, as well as “The Careers Guidance Programme -
Encounters with the Future!”, organised by the research’s author, based on the
theoretical context and on the “Careers Guidance Programme” prepared and
applied by the Department of Psychology and Educational Sciences of the
University of Lisbon. The results give us evidence of the existence of
significant differences in career maturity at a vocational level between the
students who participated in a Careers Guidance Programme and those who did
not. As for the effects produced in a sample of subjects exposed to a Careers
Guidance Programme, we reached the conclusion that all the results obtained, in
most of the scales and sub-scales of GDI, are significantly higher in the
second step of assessment, except for scale D - Information about the Career
and the World of Work. With regard to the analyses of career maturity based on
gender and level of education, in both phases of assessment, this study does
not show any significant differences.
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