Leitura recreativa: uma experiência em história em quadrinhos, no romance
Menino de Engenho, de José Lins do Rego
Norma Lins Leite (2005)
Leitura recreativa: uma experiência em história em quadrinhos, no romance
Menino de Engenho, de José Lins do Rego
Orientação:
Prof. Doutor Otávio Machado de Mendonça
Esta dissertação tem o objetivo de evidenciar o processo da leitura entre
estudantes do Colégio Motiva e da Escola Estadual "José Lins do
Rego", localizadas, respectivamente, nos municípios de João Pessoa-Pb e
Pilar-Pb (Brasil). O interesse básico do trabalho de pesquisa foi tentar traçar
um diagnóstico, com base na organização e seleção da informação. Buscou-se com
isso descobrir de que modo a escola considera o ato de leitura e como as
atividades didáticas são caracterizadas em termos de uma visão democrática,
através do prazer da leitura de revistas em quadrinhos. A pesquisa, objeto do
presente estudo, considerou a importância da leitura no processo de ensino-
aprendizagem no contexto da leitura lúdica, com a finalidade de resgatar a
cultura regional/popular, referendando a posição do Nordeste açucareiro, frente
às demais regiões do país, com suas características significativamente
marcantes na prática da cultura da cana-de-açúcar.
Para a escolha aleatória dos sujeitos entrevistados, como primeiro critério,
definiu-se que os alunos estivessem matriculados nas escolas escolhidas para a
pesquisa. Entendeu-se uma dimensão representativa da amostragem o universo de
doze alunos, sendo seis da escola privada (Colégio Motiva) do município de João
Pessoa-Pb e seis da Escola Estadual do município de Pilar-Pb. A faixa etária
dos sujeitos situava-se entre 12 a 15 anos. A maioria dos sujeitos da escola
estadual pertence à classe média baixa e os da escola privada à classe média.
Em suas respostas sobre os diferentes aspectos de suas experiências com a
leitura, os alunos apresentaram elementos significativos. Espera-se, assim, que
este trabalho, utilizando texto em quadrinhos como recurso didático, venha
possibilitar a construção de uma prática pedagógica onde o livro e o texto
devem ser descobertos como objeto de desejo.
This dissertation has the purpose of analyzing the reading process among high-
school students of Colégio Motiva and State School "José Lins do
Rego", two schools located respectively in the João Pessoa and Pilar
municipalities in the state of Paraiba, Brazil. The basic interest of this
research work was to try an initial diagnosis as a basis to organize a
selection of information in order to try through this procedure, to
characterize the pleasure of reading comic books taking into account a
democratic point of view.
The research objective of this study considered the importance of reading in
the process of reading learning, within the context of reading as a game, with
the purpose to ramson the regional and popular cultural production, and
emphasize the role of the northeaster sugar came plantation aspects in relation
to other brazilian regions with its similarities and differences in national
agricultural production.
The research population investigated was made of the high school students of
thoseschools. For the aleatory (casual) choice of the research, subjects should
be enrolled in the chosen schools as a main research purpose. It was understood
that the representative dimension of the sample should be the universe of both
six students belonging to the privative school (Colégio Motiva) and in the
state high school "José Lins do Rego", in the interland of Paraiba.
The age of these subjects should vary between 12 and 15 years of age. Most
subjects of the state high school belonged to the lower middle class and those
of the private school, to the medium class. Concerning the degree of
scholarity, these subjects were following the first series of high school.
In their responses about different aspects of their experience with reading,
the students presented significant elements. It is then our hope that this
method of using comic book texts as a teaching resource would make possible the
construction of a teaching practice and that books and texts should be
discovered by students as objects of desire.
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