O bom professor - Olhares de crianças do 1° ciclo
Elisabete Maria Pereira Freixo
2006
O bom professor - Olhares de crianças do 1° ciclo
Orientação- Prof. Doutor José B. Duarte
A relação professor/aluno é muito importante e a forma como o bom professor é
visto é um desafio com o qual todos os professores se confrontam no dia a dia
nas escolas portuguesas. O presente trabalho pretende, por meio de opiniões
concretas, revelar o que os alunos sentem acerca do que é o bom professor.
Constituído por quatro capítulos (problemática, enquadramento teórico,
metodologia e análise dos resultados), tem como principais objectivos, através
das opiniões fornecidas nas composições dos alunos, reflectir sobre a melhoria
da intervenção do professor e das suas atitudes num contexto pedagógico de sala
de aula.
As conclusões deste trabalho tem em consideração várias dimensões que por sua
vez, tiveram diversos indicadores. Na categoria Bom professor, ser humano,
expor bem, organizar as actividades e usar a autoridade são as dimensões que
nos aparecem em primeiro lugar, seguidas de promove momentos lúdicos, ajuda
os alunos, aparência, é exemplar, organiza a sala e da espaço a
convivência, é estimulador e, por último, é assíduo, é paciente e é
permissivo. Na categoria Mau professor aparece apenas a dimensão usa a
autoridade. Com os resultados desta pesquisa, procurámos contribuir de alguma
forma para a mudança de atitudes por parte dos professores, no que concerne à
sua postura no trabalho e na relação que mantêm com os alunos, sendo esta uma
tarefa que se reveste de extrema complexidade.
The good teacher - Looks of Children of Primary School
The relationship between teacher/pupil is very important and the way how the
good teacher is seen is a challenge that most teachers have to face in their
daily school-life in Portuguese schools. The present work intends to, by means
of concrete opinions and points of view show what pupils feel about what a good
teacher is. This dissertation has four chapters (problematic, theoretical
framework and empirical study, methodology and analysis of the results) and has
as main goals, through opinions given by pupils in their essays; reflect on the
improvement of teacher's intervention and on his/her attitudes in an
educational and pedagogical context (classroom).
The conclusions of this work have in consideration several dimensions. These
dimensions had several indicators. In the category Good Teacher, being human,
explain well, organize the activities and use the authority are the dimensions
that appeared to us at first place, followed by the promotes recreational
activities, helps the students, appearance, is an example, organize the
classroom and gives space to socialization, is stimulating and at last, is
assiduous, is patient and permissive. In the category Bad Teacher we only
had the uses authority dimension. With the results of this research, we tried
to give a contribute in some way, to the change of attitudes by teachers,
concerning their attitude at work and the relation established with pupils,
being this, a task of extreme complexity.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com