Ler o que ler, eis a questão. Adaptações literárias das obras atribuídas a
Shakespeare: um incentivo à leitura para os alunos de Inglês do Curso de Letras
Maria das Graças Ferreira Maskell
2006
Ler o que ler, eis a questão. Adaptações literárias das obras atribuídas a
Shakespeare: um incentivo à leitura para os alunos de Inglês do Curso de Letras
Orientação: Prof. Doutor José B. Duarte
Este trabalho pretende investigar o uso de adaptações literárias atribuídas à
obra de Shakespeare como incentivo à leitura em língua inglesa no Curso de
Letras. Ele tem a finalidade de questionar o uso de textos clássicos na
realidade de ensino e aprendizagem da língua estrangeira supracitada e,
primordialmente, a leitura da obra atribuída ao dramaturgo inglês. A população
da pesquisa foi composta por alunos do sexto semestre do Curso de Letras com
Inglês, em numero de 30 respondentes, estudantes de uma faculdade particular da
cidade de Salvador. A pesquisa foi um estudo de caso e, dessa forma, a partir
da teoria do Reader Response, atribuída a Louise Rosenblat, averiguamos e
aprofundamos na questão da relação Texto X Leitor dos escritos encurtados da
obra de Shakespeare. Foram utilizados questionários para obter informações dos
participantes com relação aos gostos de leitura, familiaridade com o dramaturgo
inglês e respostas à atividade de leitura proposta. Comprovou-se que nenhum dos
participantes havia lido qualquer versão escrita: encurtada ou completa. Além
deste dado, comprovou-se também que, a partir da experiência de leitura na qual
foram envolvidos, há interesse na leitura das duas versões do escrito, assim
como, a leitura de outros autores nesta língua estrangeira. Verificou-se que a
preocupação por parte dos educandos em atender ao que é solicitado pelo
professor provoca uma reflexão sobre a influência que o educador tem na
formação dos estudantes. Dessa forma, serão necessárias novas propostas de
discussão a respeito do que está imbuído na falta de interesse pela leitura de
escritos de cunho literário em língua inglesa no contexto do Curso de Letras de
instituições particulares em Salvador, Bahia, Brasil.
To read what to read, here it is the question. Literary adaptations of the
attributed workmanships the Shakespeare: an incentive to the reading for the
pupils of English of the Course of Letters
This work aims to investigate the use of literary adaptations of Shakespeare's
Works as a stimulus to the reading ability in the English language in the
Languages Course. It has the objective to question the use of classical texts
in the teaching and learning reality of the previously mentioned foreign
language and, mainly, the reading of the work by the English writer. The
researched population was composed by 30 students of the sixth semester from a
private college in the city of Salvador. The research was a study case and it
was based on the Reader Response Theory by Louise Rosenblatt. As a result, the
relationship reader x text of the literary adaptations from the work by
Shakespeare was checked and carefully examined. Questionnaires were used to
obtain data on the participants' favorite kinds of reading in English,
familiarity with the English dramatist and reactions towards the proposed
reading activity. It was proved that none of the participants had read any of
written versions: adaptations or complete texts. Besides these data, it was
also proved that after the reading experience they had participated in, there
is some interest in reading the two typologies of texts mentioned above as well
as the interest in reading different authors in the English language. It was
found that the students' concern in answering what is required by the teacher's
demands some thought about the influence the educator has on the students'
educational background. Therefore, it was recognized to be necessary new
discussions about what is involved in the lack of interest in the reading of
literary texts in the English language in the Languages Course of private
colleges in Salvador, Bahia, Brazil.
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