O ensino clínico em enfermagem. Um estudo sobre contextos, situações e
actividades geradoras de ansiedade
Cátia Sofia Queiroz Pereira
2006
O ensino clínico em enfermagem. Um estudo sobre contextos, situações e
actividades geradoras de ansiedade
Orientação- Prof. Doutor Óscar C. de Sousa
O Curso de Licenciatura em Enfermagem tem a duração de quatro anos, tendo cada
ano uma parte teórica e uma parte prática. O período de formação prática é
conhecido como Ensino Clínico.
O Ensino Clínico é um momento privilegiado de aprendizagem, no qual se pretende
a promoção do crescimento pessoal e a preparação profissional do aluno, através
da sua inserção em ambientes que promovam a saúde e combatam a doença,
fomentando a mobilização de recursos individuais, a interacção doente/aluno e o
contacto directo com os profissionais da saúde.
Verifica-se, no contacto directo com os alunos, que a sua primeira experiência
clínica deixa recordações positivas e negativas. Há alunos que referem que, por
vezes, essa experiência é geradora de ansiedade quer quando se assume o papel
de aluno aprendiz quer no confronto da situação com a sua estrutura pessoal.
Este trabalho tem por objectivo identificar e analisar as situações e
actividades geradoras de ansiedade, tendo em conta os contextos onde os alunos
vivem a sua primeira experiência de Ensino Clínico. A primeira experiência
clínica dos alunos - Ensino Clínico I no nosso caso, vai-se realizar em
contexto hospitalar e de centro de saúde, com alunos do primeiro ano do Curso
de Licenciatura em Enfermagem.
Pretende-se não só retratar a primeira experiência de contacto com as estâncias
que cuidam da saúde de forma preventiva ou curativa, como fornecer informações
a todos os intervenientes no processo, no sentido de tornarem cada vez mais
eficaz a aprendizagem do aluno e reforçar a sua motivação pela profissão que
deseja abraçar.
Clinical education in nursing. A study about contexts, situations and anxiety
activities
The Nursing Degree has the duration of four years and in each year there is a
theoretical and a practical component. The practical period is known as
Clinical Training.
The Clinical Training is a crucial learning period where it is aimed the
promotion of the student personal growing and the professional preparation,
through his integration in environments that promote health and fight illness,
developing the individual resources mobilization, the patient/student
interaction and the direct contact to health professionals.
In the direct contact with the students it is shown that their first clinical
experience leads to positive and negative memories. Some students refer that,
sometimes, that experience causes anxiety either in the role of the student
learning or confronting the situation with their personal structure.
This work aims the identification and analysis of situations and activities
that cause anxiety, keeping in mind the contexts where the students live their
first Clinical Training experience. In our case, the student's first clinical
experience - Clinical Training I - is performed within a hospital and health
center context including students of the first year of the Nursing Degree.
The aim is not only to report the first contact experience to the preventive or
treatment health units. but also to supply information to all the process
intervenients, in order to turn the student learning more and more efficient
and to reinforce his motivation regarding the profession he is willing to
embrace.
Revista Lusófona de Educação
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