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EuPTHUHu1645-72502007000100025

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variedadeEu
ano2007
fonteScielo

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A Escola no combate à infoexclusão. Níveis socio-económicos, formação e e- literacia em quatro escolas do concelho de Oeiras

O presente estudo insere-se na problemática da infoexclusão dos grupos socioeconómicos menos favorecidos como reflexo da falta de acesso destes aos equipamentos informáticos e/ou dificuldade no domínio do respectivo código de comunicação, procurando-se conhecer o papel da escola para estreitar este fosso digital.

Numa primeira parte deste trabalho tenta-se demonstrar a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, para a economia e para os cidadãos, e perceber o seu impacte na educação, conhecer quais as estratégias de formação digital adoptadas bem como as suas consequências.

Seguidamente recorrendo-se a uma metodologia essencialmente quantitativa, com base nas declarações dos alunos, nos seus desempenhos e nos depoimentos dos responsáveis das quatro escolas do universo de análise, relacionam-se os níveis socio-económicos dos alunos com o seu nível de e-literacia e com o nível de dinâmica digital da escola que frequentam.

Como considerações finais, constatamos que a escola desempenha um papel importante na inclusão dos grupos socio-económicos mais desfavorecidos mas, não consegue eliminar o fosso digital que separa estes dos mais favorecidos.

Por sua vez, os mais favorecidos socio-economicamente beneficiam, igualmente, se frequentarem escolas dinâmicas digitalmente pois ampliam e consolidam as aprendizagens realizadas neste domínio fora do espaço escolar e vice-versa.

 


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