Um estudo sobre a prática de inclusão de alunos portadores de necessidades
educativas especiais em uma escola particular
Milena Joana Barsotti Guimarães
2006
Um estudo sobre a prática de inclusão de alunos portadores de necessidades
educativas especiais em uma escola particular
Orientação: Prof. Doutor Egídio José Romanelli
O presente trabalho apresenta uma análise das práticas inclusivas desenvolvidas
em classes regulares numa escola particular, no município de Curitiba - Paraná.
Inspira-se numa concepção que privilegia a mudança de paradigma educacional na
qual o alvo são as estratégias e os recursos a serem viabilizados pelos
professores e pela equipe multidisciplinar para atendimento das necessidades
educativas especiais (NEE) dos educandos, em detrimento de uma avaliação
nosográfica. Esse procedimento afasta-se das metodologias clássicas de
diagnóstico que segregam os alunos portadores de necessidades especiais (PNE).
Inicia-se com uma abordagem histórica que busca a gênese da educação inclusiva
nos movimentos pela luta dos direitos civis e da igualdade de oportunidades. Na
pesquisa documental, buscam-se as bases legais nacionais e internacionais dos
procedimentos inclusivos. Segue uma revisão conceitual das NEE e da educação
inclusiva, com base na categorização dos tipos de NEE e nos pressupostos da
teoria sócio-histórica de Vygotski. Essa orientação teórica levou à metodologia
de avaliação das NEE, à anàlise dos procedimentos de adaptação curricular e à
organização académica, com apoio a ser dado ao aluno PNE. Analisam-se, ainda,
os aspectos político, técnico, cientifico e pedagógico fundamentais para a
viabilidade das práticas educacionais inclusivas.. Essa orientação teórica deu
sustentação à metodologia de colecta de dados, sendo que os elementos de
análise identificados no quinto capítulo tiveram suas bases na teoria de
Vygotski, acrescida de uma visão social e cultural da inclusão.
This work analyses the practices for inclusion applied to regular class rooms
at a private school in Curitiba. It's inspired in a conception that
considers the change of educational paradigms to the application of resources
and educational actions facing the special necessities of the pupils, in
substitution to a simple grade evaluation. This procedure keeps distance from
classic diagnostic methodologies that segregate the students with special
necessities. It begins with a historical overview that searches the educational
inclusion genesis at the civil rights and equal opportunities movements. With
the documental research, the author looks for the national and international
legal fundaments of inclusion procedures. In sequence, it's presented a
conceptual revision of the special educational needs and of the inclusive
education (SEN), considering a categorization of the types of SEN and in the
educational concepts referred to the characterization of the children with SEN
development, as well considering the Vygotski's social-historic theory.
Such theoretical orientation gave rise to the methodology of SEN evaluation, to
the analysis of the curricular adaptation procedures and to the academic
organization, as support to the students with special necessities. After, the
author analyses the political, technical, scientific and pedagogical
fundamental aspects to the viability of the inclusive educational practices,
which were the basement of the data collect methodology. The analysis elements
pointed in the fifth chapter are based on Vygotski's theory and an
additional socio-cultural vision of the inclusion.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com