Formação Contínua e Prática Docente Reflexiva. Uma análise do Programa de
Formação de Professores Alfabetizadores
Edna Cordeiro
2006
A presente investigação analisa as contribuições e dificuldades encontradas ao
longo de um programa de formação de professores alfabetizadores, para o
desenvolvimento de competências relacionadas a uma prática docente reflexiva e
crítica. Tal forma de atuação docente está intrinsecamente ligada à formação
dos professores, numa perspectiva de acesso a situações de estudos que
privilegiem o processo de aprendizagem - na teoria e na prática.
Na concepção da formação de professores como profissionais reflexivos na
prática e sobre a prática, a ação formativa assume papel central para a
aprendizagem e construção do pensamento e da prática do professor.
Este estudo de caso analisou o Programa de Formação de Professores
Alfabetizadores - PROFA e, com base numa abordagem qualitativa, combinou dados
de pesquisa bibliográfica, entrevista parcialmente estruturada e análise
documental do manual de apresentação do programa.
Há evidências do desequilíbrio causado pelo PROFA, demonstrado através da
instabilidade entre a teoria construtivista e a prática bancária consolidada na
prática docente. Apresentam-se as proposições para melhoria na qualidade dos
cursos de formação de professores, o que se constitui um dos pilares para a
valorização docente, pois é preciso investir no professor, profissional
responsável pela iniciativa do diálogo crítico com os educandos.