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EuPTHUHu1645-72502007000200024

EuPTHUHu1645-72502007000200024

variedadeEu
Country of publicationPT
colégioHumanities
Great areaHuman Sciences
ISSN1645-7250
ano2007
Issue0002
Article number00024

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Formação Contínua e Prática Docente Reflexiva. Uma análise do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores Edna Cordeiro 2006

A presente investigação analisa as contribuições e dificuldades encontradas ao longo de um programa de formação de professores alfabetizadores, para o desenvolvimento de competências relacionadas a uma prática docente reflexiva e crítica. Tal forma de atuação docente está intrinsecamente ligada à formação dos professores, numa perspectiva de acesso a situações de estudos que privilegiem o processo de aprendizagem - na teoria e na prática.

Na concepção da formação de professores como profissionais reflexivos na prática e sobre a prática, a ação formativa assume papel central para a aprendizagem e construção do pensamento e da prática do professor.

Este estudo de caso analisou o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA e, com base numa abordagem qualitativa, combinou dados de pesquisa bibliográfica, entrevista parcialmente estruturada e análise documental do manual de apresentação do programa.

evidências do desequilíbrio causado pelo PROFA, demonstrado através da instabilidade entre a teoria construtivista e a prática bancária consolidada na prática docente. Apresentam-se as proposições para melhoria na qualidade dos cursos de formação de professores, o que se constitui um dos pilares para a valorização docente, pois é preciso investir no professor, profissional responsável pela iniciativa do diálogo crítico com os educandos.


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