Gürtler, L., Kiegelmann, M. & Huber, G.L. (Eds.) (2007). Generalization
in Qualitative Psychology
Gürtler, L., Kiegelmann, M. & Huber, G.L. (Eds.) (2007).
Generalization in Qualitative Psychology
Tübingen (Alemanha): Verlag Ingeborg Huber, 261 pp.
"Generalization in Qualitative Psychology" é uma obra da autoria
colectiva de vários investigadores e profissionais relacionados
fundamentalmente com as áreas da Psicologia e da Pedagogia. Esta publicação
quebra o isolamento que muitos deles experimentam nas suas instituições e nos
seus trabalhos, constituindo uma interessante contribuição para ultrapassar a
divisão entre pesquisa quantitativa e qualitativa, dando especial atenção aos
métodos que originarão investigação de alta qualidade, no âmbito do
desenvolvimento futuro das Ciências Sociais e do comportamento.
A introdução da obra, da autoria da Dra. M. Kiegelmann, encaminha-nos para as
próximas três partes, constituídas cada uma delas por quatro capítulos. Estes
blocos contêm investigações e experiências que reforçam os laços de cooperação
internacional entre os investigadores. Assim, com o objectivo de criar uma
comunidade internacional, através de uma rede de trabalho baseada em interesses
comuns, desencadeiam-se projectos que promovem uma sólida base de sustentação
no âmbito da metodologia qualitativa.
Na parte 1, encontram-se compilados estudos que nos apresentam, de uma forma
geral, as potencialidades e os limites da generalização na pesquisa
qualitativa.
No capítulo 01-1, Leo Gürtler e Günter L. Huber questionam-se se deveremos
generalizar as conclusões. Os autores começam por referir que o pensamento
científico e o elaborado pelo senso comum são estruturalmente semelhantes, daí
que encontremos processos e problemas comuns relativos à generalização.
Contudo, frequentemente essas generalizações falham. Para tal, em Ciências
Sociais e do comportamento, para continuarmos a produzir conhecimento teremos
que usar a inferência, combinando a perspectiva quantitativa com a análise
qualitativa da informação, sendo certo que o conhecimento de que se parte pode
mudar, comprometendo todo o processo de generalização.
O capítulo 01-2, de Thomas Burkart e Gerhard Kleining, discute as limitações do
processo de generalização na investigação qualitativa. Para tal baseou-se numa
investigação empírica sobre sentimentos. Conclui-se que o referido processo
conecta o concreto com o abstracto (generalização do concreto), o individual
com geral num movimento contínuo. Contudo, dever-se-á ter em atenção que a
validade dos resultados é limitada aos dados examinados. Ou seja, na pesquisa
qualitativa devemos sempre definir em que circunstâncias serão considerados
válidos os resultados.
No capítulo 01-3, são-nos apresentados por Rudolf Schmitt as considerações para
que se evite a generalização excessiva dos resultados da interpretação de
metáforas, assim como alguns problemas a propósito da generalização em
Psicologia Qualitativa. Geralmente, a partir de um determinado resultado
considera-se a sua aplicação universal (generalização). Com o estudo
apresentado pretende-se evidenciar que o significado de metáforas muitas vezes
é indevidamente generalizado, constituindo assim um dos problemas na
investigação qualitativa.
Com o capítulo 01-4, Pascal Dey e Júlia Nentwich abordam as características da
pesquisa qualitativa, o papel da investigação qualitativa em ciências sociais
assim como o binário constituído por pesquisa qualitativa / pesquisa
quantitativa que frequentemente releva para segundo plano esta última. Assim,
com o objectivo de evidenciar a importância da pesquisa qualitativa sugere-se
uma diversificação dos caminhos, dos géneros e estilos de investigação.
Na parte 2, os trabalhos de investigação apresentados usam as estratégias
qualitativas de generalização ou seja, o conhecimento de situações particulares
na construção de um conhecimento geral. Ou seja, deixamos o campo das
considerações teóricas para nos voltarmos para casos concretos.
No capítulo 02-1, Concepción Dominguez e António Medina apresentam um estudo
sobre um dos núcleos essenciais do trabalho dos professores, a definição de
métodos inovadores de ensino que possam favorecer o processo inter-cultural de
ensino-aprendizagem. Para tal, foi dada especial atenção à metodologia
qualitativa, designadamente à auto-observação e aos grupos de discussão, como
forma de reflexão e análise sobre a informação recolhida durante o processo de
investigação.
Com o capítulo 02-2, Tibério Feliz Murias e Mª Carmem Ricoy partem dos
resultados da utilização dos recursos de melhoria do modelo curricular e das
práticas formativas para a generalização do referido processo. Para tal fazem
uso dos dados e das informações específicas recolhidas através do feedback
solicitado ou esporádico. Foi prestada especial atenção ao processo de melhoria
dos recursos utilizados na formação prática dos educadores sociais na Educação
à Distância. Defende-se que este processo de inovação se baseia essencialmente
em estratégias qualitativas de generalização. Concluem que a melhoria
curricular constitui um processo de generalização que, frequentemente, se
baseia em informações qualitativas.
No capítulo 02-3, Mª Carmem Ricoy e Tibério Feliz Murias apresentam a
elaboração do modelo geral de competências de uma profissão como um processo
qualitativo de generalização. Para tal, partiu-se da definição das competências
do educador perante os recursos tecnológicos e da análise de perspectivas
concretas, para dar corpo ao referido processo e descrever as estratégias de
generalização que nos permitem obter uma definição geral das profissões.
No capítulo 02-4, Silke Birgitta Gahleitner e Júlia Markner abordam os serviços
de apoio aos jovens com distúrbios de personalidade derivados de episódios
traumáticos. Apresentam um estudo cujo objectivo foi conseguir um melhor
entendimento dos seus problemas, para que os profissionais directamente
relacionados consigam desenvolver estratégias de actuação. Para tal, partiu-se
da situação relativa a uma jovem aos cuidados de uma instituição terapêutica. A
questão que se levanta é se podemos generalizar a partir de um único caso,
considerando que as conclusões tiradas são tão válidas como um estudo
quantitativo e não são específicas dele. Contudo, é essencial ter em
consideração as potencialidades e limites do processo de generalização e o
contexto em que se inserem os dados em questão.
A parte 3 centra-se na generalização das conclusões de estudos empíricos. Nos
estudos apresentados dá-se ênfase à vantagem da utilização conjunta dos métodos
qualitativos e quantitativos na investigação.
O capítulo 03-1 de Inge Herfort, Andreas Weiss e Martin Mühlberger, tem como
objectivo definir as competências interculturais necessárias para uma efectiva
cooperação internacional entre pequenas e médias empresas (PME's) na
Áustria e Hungria. Para realizar este estudo partiu-se de duas PME's: uma
Austríaca outra Húngara. Concluiu-se que, mediante algumas condições,
combinando a perspectiva qualitativa com a quantitativa podem-se generalizar os
resultados dos estudos qualitativos, alargando o seu âmbito de aplicação para
outros países Europeus.
O capítulo 03-2 de Lorenzo Almazán e Ana Ortiz aborda a necessidade formativa
dos adultos na sociedade do século XXI através de um modelo de investigação
baseado em diferentes metodologias: grupos de discussão, questionários e
estudos de casos. O objectivo principal foi a análise das necessidades de
formação dos adultos na sociedade de conhecimento na Andaluzia (Espanha). Para
tal, também se usou a perspectiva quantitativa e qualitativa de forma
complementar.
No capítulo 03-3, Samuel Gento, Concepción Dominguez e António Medina tratam os
problemas de disciplina e de aprendizagem no sistema educacional, a partir da
recolha da opinião dos professores acerca dos problemas mais relevantes da
escola. A generalização deste estudo é possível, tendo em conta o seu processo
de implementação e os resultados obtidos. Na recolha da informação usaram-se
simultaneamente métodos quantitativos e qualitativos. Muito embora os
resultados se baseiem em aspectos subjectivos referentes aos Sistema
Educacional Espanhol, muitos dos problemas enunciados e suas causas podem ser
comuns a outros países.
No capítulo 03-4, Michaela Glaser-Zikuda aborda a relação entre a qualidade
educacional e os sentimentos dos estudantes na escola secundária. Este estudo
combina os métodos quantitativos e qualitativos, para que as limitações
metodológicas de um dos métodos sejam assim compensadas pela informação
suplementar relativa ao outro.
Maria João Couto
mjoao01@hotmil.com
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com