Encontros Promovidos pelo Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço
Lusófono
Encontros Promovidos pelo Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço
Lusófono
O Grupo de Investigação Memórias da Educação no Espaço Lusófono da UI&D -
Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos da Universidade
Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT) - pretende ser um espaço de
partilha de saberes e de conhecimentos entre investigadores interessados na
temática da História da Educação.
No sentido de manter um diálogo aberto e multidisciplinar com professores e
alunos de graduação e pós-graduação, tem vindo a organizar Encontros em
diferentes formatos (Colóquios, Seminários, Conferências, …) de molde a criar
uma dinâmica de reflexão crítica e de debate científico.
No dia 14 de Dezembro, teve lugar um Seminário intitulado Epistemologias
Oprimidas: Reinventando Paulo Freire no Século XXIministrado pelo Professor
Doutor José Eustáquio Romão da Universidade da Universidade Nove de Julho
(UNINOVE), em São Paulo e do Instituto Paulo Freire do Brasil.
A 20 de Fevereiro, o Grupo de Investigação dinamizou um Colóquio subordinado ao
tema Produção e Compreensão do(s) Discurso(s),onde foram apresentadas duas
comunicações:Análise crítica do Discurso- Graça Aníbal ( ULHT) eEducação
através dos provérbios- Anabela Mimoso, da Universidade Lusófona do Porto
(ULP). Este Colóquio terminou com umespaço de leituraa cargo da
professoraMadalena Mendes (ULHT) que entusiasmou a assistência com uma
narrativa ficcionada de Mia Couto, escritor moçambicano que prima pela
recriação e reinvenção discursivas.
A História do Currículofoi outro seminário que se realizou no dia 11 de Abril e
que contou com as seguintes intervenções:A Medicalização do Currículo - José
Brás (ULHT); Políticas de educação em Portugal. Dos anos 30 aos anos 80 -
Rogério Fernandes, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da
Universidade de Lisboa (FPCEUL); A História das Disciplinas: entre a Cultura
Escolar e a Transposição Didáctica - Joaquim Pintassilgo, da Faculdade de
Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e As línguas estrangeiras no percurso
curricular português - breve análise do ensino da língua inglesa - Maria Manuel
Calvet Ricardo (ULHT).
Os Encontros têm constituído, pois, um espaço privilegiado de debate
científico e têm propiciado aos intervenientes momentos de diálogo alargado e
de reflexão crítica.
José Brás e Maria Neves Gonçalves
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com