Almanaque da Dengue: leituras e narrativas de Agentes Comunitários de Saúde
INTRODUÇÃO
Do ponto de vista do diálogo que vem sendo desenvolvido entre as áreas da
informação e comunicação e da educação popular e saúde, as mídias de
comunicação e as informações disseminadas pelos serviços de saúde constituem-se
em um pólo discursivo fundamental para dar conta de certa visão de saúde, de
doença, de direitos, dentre outras questões. Nesse sentido, este pólo pode ser
entendido como um campo social composto por atores, discursos, veículos,
instituições que estão o tempo todo disputando sentidos sociais, ideologias e
hegemonia, principalmente nos momentos de epidemias, como a dengue.
Num outro pólo encontra-se a população moradora de áreas atingidas pela dengue,
cujas demandas emergenciais em saúde são capazes de pressionar o Estado para
respostas rápidas, como no caso da desorganização social provocada pelas
epidemias(1). Esta população tende a ser considerada pouco ou insuficientemente
informada pelos profissionais e gestores dos serviços de saúde, o que pode
explicar a insistência em aumentar a veiculação de informações nos períodos de
crise, como forma de atender a uma suposta carência informacional(2).
O que está em jogo, quando se analisa a informação em saúde com base nesta
perspectiva, é a circulação de concepções mais amplas, de saúde e vida. O
reconhecimento das necessidades de informação das pessoas que vivem nas áreas
atingidas pela dengue vai além da identificação de supostas "carências
informacionais". É tarefa que demanda o desafio de compreender o mundo
cotidiano das relações e processos sociais objetivos e subjetivos, o que inclui
a apropriação, barganha e uso político das informações veiculadas. Reconhece-se
que é preciso ampliar o conhecimento sobre a dengue, abrangendo níveis de
análise que não apenas o epidemiológico, incluindo-se uma maior compreensão
sobre a dinâmica social na qual a doença se produz(3-4).
A perspectiva teórica e metodológica que trata da construção, disseminação e
apropriação da informação em saúde como indissociável do processo de produção
de conhecimentos, tem implicado na redefinição de objetos e metodologias de
pesquisas que objetivam compreender as formas como se constrói a informação
local em saúde, por entender que estas apontam para outras lógicas de
construção de saberes em saúde, e por sua capacidade de induzir a ação social.
É com este objetivo que a pesquisa que dá origem ao presente artigo, de caráter
interdisciplinar e interinstitucional, e cujo objeto é o trabalho do agente
comunitário de saúde (ACS) na cidade do Rio de Janeiro, incluiu como um de seus
eixos de análise o processo de estruturação das redes formais e informais de
saberes sobre saúde, o "onde e como" circula a informação entre os agentes, as
equipes de saúde e a comunidade.
A dengue, reinstalada no Brasil desde a década de 1980, tem se mantido endêmica
no Estado e na cidade do Rio de Janeiro, com períodos epidêmicos de
características variadas. Surtos epidêmicos de média intensidade aconteceram
nos anos de 1991, 1995, 1998 e 2001, e em 2002 o número de casos chegou a
138.027. No ano de 2008 a cidade viveu nova epidemia severa, com 125.468 casos
notificados e casos de morte, o que mobilizou de modo dramático a opinião
pública e os meios de comunicação(5). A cada epidemia a dengue é pautada na
mídia, no discurso acadêmico e principalmente das autoridades e profissionais
de saúde, alertando de forma alarmante a população sobre os cuidados a serem
tomados para evitar a grande proliferação do mosquito.
O ACS é um dos profissionais mais mobilizados para as ações de prevenção e de
controle, nos momentos de epidemia. Profissão cuja identidade é referida ao seu
caráter mediador entre serviços e comunidade, o trabalho dos ACS se dá num
campo de disputas políticas, cognitivas e simbólicas entre diferentes formas de
conhecimentos, de usos e de apropriação de informações. Seus cabedais culturais
e cognitivos são compostos pelas experiências cotidianas nas comunidades, suas
habilidades na vivência prática dos problemas de saúde, e na apropriação do
conhecimento profissional dos técnicos e gestores(6-7). Leva-se em conta,
ainda, o conhecimento histórico recolhido da memória pessoal ou de relatos
biográficos, que expressam a memória social das comunidades na lida com as
doenças e com o seu mundo vivido.
Considerou-se o trabalho do ACS, a partir das suas narrativas, como um espaço
privilegiado para avançar na compreensão sobre os usos e potencialidades da
informação produzida no nível local, como memória social e conhecimento
relevante para o enfrentamento e controle do dengue. Tomando como referência as
perspectivas teóricas e metodológicas da informação e da educação popular e
saúde, são apresentados e discutidos os resultados de um estudo de leitura de
um dispositivo de informação e comunicação - o Almanaque da Dengue, conduzido
durante o ano de 2008, com um grupo de agentes da cidade do Rio de Janeiro. A
interdisciplinaridade no processo de pesquisa foi buscada a partir do diálogo
entre duas áreas de produção científica, a da enfermagem de saúde pública e a
da ciência da informação.
METODOLOGIA
A pesquisa interdisciplinar que deu origem a este estudo de leitura e
apropriação de informações foi desenvolvida com base na concepção dialógica da
pesquisa-ação(8), organizada em eixos de análise, a saber: trabalho e formação;
gênero e trabalho; mudança de modelo assistencial; políticas nacionais e
internacionais e suas inflexões sobre o trabalho do ACS e usos e redes de
informação em saúde no trabalho dos ACS. Dentro deste último eixo, foi efetuado
um estudo de recepção, leitura e apropriação do Almanaque da Dengue pelos
agentes, com foco em duas estratégias metodológicas: a) o uso de um dispositivo
de informação (Almanaque da Dengue), construído de forma compartilhada como
modo de aproximação e debate sobre o universo informacional e dos saberes dos
agentes; b) a apreensão de suas formas de leitura e apropriação de informações
sobre a dengue e as questões de saúde.
O grupo de sujeitos do estudo de leitura integrou noventa ACS de duas Áreas
Programáticas (AP) do Município do Rio de Janeiro - a AP 2.2, que inclui os
bairros de Maracanã, Tijuca, Vila Isabel, Praça da Bandeira e entornos; a AP
5.2, com recorte nas localidades de Sepetiba, Ilha de Guaratiba e Pedra de
Guaratiba. Foram realizadas três oficinas, sendo uma na AP 2.2 e duas na AP
5.2, cada uma com 30 sujeitos, durante o ano de 2008, iniciando-se ainda na
vigência da epidemia de dengue.
A proposta do estudo de leitura com foco na informação local sobre a dengue é
orientada pela pergunta a respeito das possibilidades de produção de um
"conhecimento social", construído de forma compartilhada pela junção e
estranhamento dialógico entre uma diversidade de conhecimentos e discursos da
ciência, do Estado, das mídias, dos agentes comunitários e das comunidades que
sofrem os agravos de saúde e as más condições de vida. Santos(9) denomina esses
enclaves de comunidades interpretativas, propostas pelo campo acadêmico na sua
relação de compromisso com a sociedade e os seus problemas, referenciadas pela
necessidade de uma nova ruptura epistemológica, que (re)aproxime o conhecimento
científico do conhecimento de senso comum. Fundamentam a proposta de estudar,
de forma interativa e compartilhada entre pesquisadores e sujeitos, formas
alternativas de produção, mediação e apropriação de informações para
impulsionar outras dimensões do conhecimento para a política, os direitos
humanos e a cidadania, como contraponto a um modelo de conhecimento que tem
sido valorizado no atual contexto mundial de organização econômica, aquele que
privilegia a circulação de informações para atender às demandas da economia
globalizada e seus modelos de trabalho.
Um debate foi conduzido ao final de cada oficina, após a leitura do Almanaque,
solicitando-se que cada grupo de ACS escolhesse um relator para apresentação e
debate a partir da leitura ocorrida nos grupos menores. Todas as falas, tanto
nos pequenos grupos de leitura como nas plenárias de debate ao final, foram
gravadas e posteriormente transcritas.
Este método permitiu aos pesquisadores uma aproximação exploratória do universo
representacional dos grupos de agentes sobre suas condições de trabalho, o
reconhecimento dos principais temas e questões presentes no cotidiano e a
percepção do universo informacional dos agentes sobre a saúde e seus
condicionantes, com foco no tema da dengue.
Os resultados foram organizados e discutidos, selecionando-se os aspectos mais
relevantes sobre as formas de produção, circulação e apropriação da informação
em saúde no nível local, gerando categorias analíticas, a saber: a) memória
social e epidemias de dengue; b) culpabilização da vítima e informação; e c) o
ACS: informante não autorizado.
O projeto de pesquisa foi previamente submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa
com Seres Humanos da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, tendo
sido aprovado por meio do Parecer numero 33A/2008, atendendo-se aos requisitos
usuais de aceite voluntário de participação por parte dos sujeitos.
O Almanaque da Dengue como disparador de narrativas
Para as ciências da informação e da saúde, uma mudança paradigmática em relação
às práticas e políticas de atendimento se expressa na afirmação da necessidade
de um agir eminentemente interdisciplinar e na produção de saberes afinados com
a evolução tecnológica em termos de velocidade e acesso a novos e múltiplos
conhecimentos. Assim, também a produção, sistematização e difusão de saberes em
saúde devem buscar romper com a unidirecionalidade que marcou historicamente
estes processos, devolvendo aos sujeitos, produtores de saberes, um papel
protagônico, reafirmando que o conhecimento é produto e condição do trabalho e
da cidadania(10).
Com base nesses pressupostos interdisciplinares, durante os anos de 2001 a
2003, o Grupo de Pesquisa Antropologia da Informação, então ligado ao Programa
de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/MCT-ECO/UFRJ, em parceria
com o Núcleo de Estudos Locais em Saúde ' ELOS/ ENSP/FIOCRUZ, estudou, de modo
interativo e participante, o movimento da informação e do conhecimento nas
redes sociais que se organizavam em torno das questões de educação popular e
saúde, na região dos subúrbios da Leopoldina, na cidade do Rio de Janeiro.
Seguindo o foco principal do Grupo de Pesquisa, procurou-se interpretar,
organizar e sistematizar as informações produzidas nas ações e representações
das pessoas envolvidas nas redes sociais, recuperando e conservando seus
elementos narrativos, contextuais, políticos e históricos.
O foco empírico da pesquisa foi direcionado para a epidemia da dengue do verão
do ano de 2002, seus antecedentes e resultantes na ótica da população, da
mídia, do poder público e da academia. Essa conversa em torno da dengue foi
sistematizada com a construção coletiva e compartilhada do Almanaque da Dengue
(AD), experimento de informação que, como produto da pesquisa, procurou
materializar seus intentos teórico-prático-metodológicos. Desde esse tempo até
agora, o Almanaque da Dengue, em formato impresso, serviu para a realização de
oficinas de leitura e apropriação, para ser reconstruído por outros leitores,
multiplicando-se suas leituras e usos. Os conteúdos do AD são orientados pelas
seguintes questões:
a. Quais são as instituições autorizadas de produção de informações
sobre a dengue?
b. b) Como organizam e legitimam seus discursos e quem são seus
porta-vozes?
c. De que forma a população se apropria e produz informações sobre a
dengue e seus condicionantes?
d. Durante uma epidemia, como se organizam as redes de contato entre
os agentes e a população?
e. Quais são as formas de registro das informações na memória
institucional e na memória social? Quais são os seus usos?
Do ponto de vista metodológico, a conformação de um almanaque, como proposta
que permite avançar numa compreensão sobre as formas de produzir conhecimento
das classes populares, se apóia na centralidade da narrativa como subsídio para
a pesquisa em saúde. Mencionando o filósofo Walter Benjamin, Marteleto,
Guimarães e Nóbrega(11) argumentam em favor da narrativa como expressão
coletiva de uma cultura e visão de mundo, ressaltando o aspecto da permanência
da palavra trazida pelo narrador, comparando-o ao informante: "a palavra do
primeiro permanece, enquanto a do segundo se esvai".
As narrativas que conformam o texto do AD não estão organizadas de forma
linear, sequer obedecem a uma seqüência lógica: o almanaque em geral é lido a
partir daquilo que mais chama a atenção do leitor naquele momento, sem nenhuma
obrigatoriedade de organização do tipo "inicio-meio-fim", ou de completude. O
texto produzido rompe com o formato literário de história com narrativa
encerrada, e se aproxima da concepção de hipertexto.
Por apresentar características que incentivam o diálogo de diferentes formas de
saberes e experiências, (narrativas, universo popular e lúdico, dinamismo,
interação com o leitor, construção hipertextual) a leitura desse experimento
pelos ACS serviu como fio condutor para a expressão e delimitação dos seus
universos informativos e representacionais sobre a dengue e a saúde, e para
realizar a transição temática relativa ao universo do trabalho desses agentes.
O almanaque, produto e produtor, proposta na qual se colocam em diálogo as
reflexões da informação, da educação crítica e da educação popular e saúde,
traz para o coletivo, no ato de leitura e apropriação, as representações, os
saberes e a memória social. A idéia de construção compartilhada de conhecimento
(12) converge com a de terceiro conhecimento(13), na perspectiva da instauração
de processos emancipatórios e participativos. Este formato, pela multiplicidade
de sentidos apropriados na leitura, permite expressar as tensões entre lógicas
distintas de construção de saberes ' no presente caso, conhecimentos sobre
saúde a partir do tema dengue, tomando como ponto de partida o trabalho do ACS.
Do ponto de vista pedagógico, apresenta-se como proposta que permite romper com
a unidirecionalidade dos processos da criticada educação bancária, convergindo
e integrando-se à perspectiva da educação popular e saúde como campo de
reflexões e práticas desenvolvidas em processos dialógicos e críticos.
O Agente Comunitário de Saúde
O ACS é um trabalhador de saúde cujo processo de profissionalização é recente e
permeado por dificuldades, avanços e retrocessos. É justamente no seu papel de
mediador social e trânsito entre serviços de saúde e o território que reside o
caráter inovador deste trabalho dentro do sistema público de saúde. O fato de
ser um trabalhador comunitário, morando onde trabalha, coloca o ACS em uma
situação especial, permeada por diversas ambigüidades. Seu papel de mediador
entre os serviços e o território onde trabalha, embora consensual como
pressuposto e justificativa para a existência desta profissão, não é claro no
que tange ao escopo desta mediação, e à sua intencionalidade: mediar o que,
para quem?
As relações que se produzem no cotidiano do seu trabalho, assim como no dos
demais profissionais de saúde, são atravessadas pelas tensões e disputas
relativas aos projetos terapêuticos e dividendos políticos que perpassam a
implementação das políticas públicas no nível local. Suas atribuições e
atividades tendem a sofrer mudanças e adaptações rápidas, em função das
demandas da organização do trabalho das equipes, transformando este trabalhador
numa espécie de "auxiliar de serviços gerais de saúde. Quando tem oportunidade
de falar sobre seu trabalho, e sentimento de desvalorização está misturado à
satisfação em colaborar para a melhoria da saúde das pessoas e famílias dos
locais onde residem(7). Sua proximidade histórica com o enfermeiro inserido na
Atenção Básica tem sido explicitada nos diversos estudos desenvolvidos pela
enfermagem sobre este profissional(6,14).
Numa perspectiva de valorização da formação integral do trabalhador, para além
da mera capacitação técnica, há críticas à concepção que classifica o trabalho
do ACS como trabalho simples, em função de seu perfil social, concepção esta
que tende a destacar a existência de certos atributos subjetivos, especialmente
o pendor à solidariedade. Esta concepção estaria encobrindo uma percepção
ideologizada e desqualificadora a respeito do trabalhador ACS, e vem servindo
de argumento para o não investimento em uma formação adequada ao perfil de
atuação dos ACS por parte de gestores e formuladores de políticas de gestão do
trabalho e educação na saúde, pelas implicações em termos de reconhecimento,
ascensão salarial e legitimação política deste trabalhador(15).
A partir de um olhar crítico acerca das limitações que vem sendo impostas às
políticas públicas de bem estar social, no marco das mudanças macroestruturais
do mundo do trabalho, entende-se que este é um trabalho que se faz nas
fronteiras históricas e sociais da cidade(16): nos limites entre favelas e
bairros, periferia e centro urbano, precarização e profissionalização, resposta
e descaso por parte do estado. Fronteira também entre os saberes instituídos e
aqueles que se produzem no cotidiano das relações e processos de superação das
desigualdades, mediando contradições, o que contribui para a indefinição do
perfil de atribuições do ACS, um profissional em permanente constituição, que
está sempre sendo(17).
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os ciclos de informação e a dengue
Quando se pensa no papel da informação e das ações educativas em saúde com
vistas ao controle da dengue em uma situação de epidemia, há um evidente
pragmatismo imposto pela urgência em combater da forma mais rápida o grande
vilão: o mosquito da dengue. O modelo informacional e educativo desenvolvido
pelos serviços públicos de saúde no Rio de Janeiro mantém-se o mesmo:
publicação de cartazes, folhetos e cartilhas, propaganda no rádio, televisão e
internet, visitas casa a casa de agentes sanitários, para a inspeção e controle
de focos de mosquitos, instauração de dias especiais para mutirões de inspeção
e ações de controle de focos.
Na leitura do Almanaque da Dengue, os ACS em geral tiveram sua atenção
capturada pelo título de uma das seções: Quando não tem epidemia, não tem
informação? No texto em questão, organizado em formato de diálogo, duas pessoas
conversam sobre o fato de que a dengue não se resume ao controle domiciliar de
foco de mosquitos, ponto em relação ao qual existe muita informação disponível,
destacando que a doença está relacionada a determinantes sociais e políticos,
como acesso a saneamento básico, entre outros. A leitura e apropriação pelos
ACS levou primeiramente a um debate sobre o volume de produção e difusão de
informações, de acordo com o contexto temporal da epidemia:
Então há uma informação massante. Chega o inverno, não há essa
informação, então esse ciclo que teria que estar fechado em todas as
épocas do ano, se perde. Então, nesse período, geralmente não há
informação. (ACS 22);
[O Almanaque] é um histórico de que essa epidemia poderia não voltar,
mas ela vai e volta, porque ela vai e volta. Por quê? Porque a
informação não é constante. É só no momento da epidemia. Acabou,
acabou. (ACS76)
A informação sobre a dengue parece não gerar memória nas instituições, nos
serviços de saúde, nas mídias ou na população. Assim como a própria
sazonalidade da doença, gera ciclos de ocorrência discursiva e noticiosa no
tempo de duração de casos e de epidemias, em oposição a períodos de silêncio,
ou não informação.
Esta mobilização discursiva sobre a dengue no período epidêmico ' contexto que
estava sendo vivenciado pelos ACS que compuseram as duas primeiras oficinas de
leitura ' pode ser analisada com referencia ao conceito de drama social,
discutido, numa análise da primeira epidemia de dengue no Rio de Janeiro, por
Cunha(18), com base na antropologia social inglesa. Sobre o drama social, a
autora afirma que:
Ao adotar essa perspectiva com relação à apreensão da vida social
somos, necessariamente, levados a considerar como unidades de
análise, não somente a ação social mas, sobretudo, determinados
momentos da vida em sociedade, nos quais podemos identificar uma
clara oposição de interesses entre grupos e indivíduos.
O aumento no volume das informações em época de epidemia é acompanhado pelo
aprimoramento dos cuidados, porque a dengue atingiu a população dos bairros de
classe média alta da Zona Sul da cidade, uma avaliação crítica e
contextualizada dos agentes relacionada ao acesso aos serviços de saúde, de
educação e à invisibilidade de certos grupos sociais:
Percebemos que a dengue atinge o pessoal da Zona Sul, de poder
aquisitivo melhor. Quando atinge cantores, artistas... o pobre fica
em segundo plano.O pobre, se não tiver dinheiro, plano de saúde, vai
ficar esperando, já o rico vai para a clínica particular. O pobre tem
que esperar, e se não tem vaga na escola fica sem estudar, e o rico
vai para a escola particular. Assim, quando a dengue atinge a zona
sul passa a ser preocupação, o município ou o estado tem que se
responsabilizar. Quando atinge pessoas importantes, o pobre fica de
lado, sem importância. O pobre fica sem valor. A dengue não é coisa
nova, mas nunca houve tanta mobilização como agora. Porque atingiu os
de poder aquisitivo melhor. O pobre não tem valor, deixa de lado...
(ACS 66)
O momento da epidemia, ao mesmo tempo em que pode obscurecer a visualização dos
elementos que compõem uma conjuntura que penaliza uns mais que outros, parece
lançar luz sobre a forma como os agentes, como mediadores e moradores dos
territórios atingidos pela dengue, avaliam os limites no uso da informação pelo
Estado, incluindo a que eles mesmos disseminam.
De quem é a culpa?
No decorrer das oficinas, outras questões surgiram, a partir da problematização
dos conteúdos do Almanaque da Dengue. A ideia de "culpabilização da vítima"
baseia-se num conceito bastante difundido nos debates sobre educação e saúde
(18), e foi expressa nas narrativas dos agentes de forma aparentemente
contraditória sobre a aderência das informações externas ao mundo vivido da
população. De um lado estão as representações sobre a precedência do saber
técnico-científico em relação aos saberes populares, atribuindo o não uso da
informação à ignorância das pessoas. Ao mesmo tempo, expressam representações
que se contrapõem à perspectiva individualizante, tecendo avaliações críticas
sobre a informação que se limita à prescrição normativa sobre cuidados
preventivos nos domicílios, e que desconsidera a falta de saneamento, de acesso
aos serviços de saúde e de condições dignas de vida:
Saber o que tem que fazer eles até sabem...mas a população fica
deixando para depois, 'amanhã eu faço'. Eles têm informação, sabem o
que tem que fazer, porém eles não fazem."(ACS 58)
Porque não adianta só a gente ir lá e dar várias informações porque
eles não entendem porque o mosquito prolifera na caixa d'água se a
caixa d'água está lá no alto. E as bromélias não vão guardar água
para o mosquito. Não adianta o governo fazer vigilância se a
população não absorve a informação. (ACS 32)
Então falamos da questão da educação mesmo e é porque assim...
falamos do compromisso dos governantes também, que é muito fácil
colocar a culpa na população e falar que a população é culpada por
essa epidemia e que existem vários prédios públicos abandonados,
cheios de focos da dengue, e que é muito mais fácil dizer que é a
tampinha do refrigerante que está dando dengue.(ACS 18).
O ACS como informante não autorizado
Ao discutir a relação entre as questões trazidas pelo Almanaque e seu trabalho,
os ACS trazem a sua autopercepção como trabalhador não reconhecido no âmbito
das equipes de saúde. Os agentes expressaram sentimentos de sobrecarga de
trabalho, uma vez que precisam conciliar as demandas de seus supervisores, que
lhes designam atividades de visita, busca de faltosos a consultas, fazer o
acolhimento na porta da unidade de saúde, com as demandas da comunidade, que
lhes cobra a facilitação do acesso, pela marcação de consultas. Além disso,
sentem-se responsáveis e buscam desenvolver ações voltadas para as pessoas de
sua micro-área, em especial os idosos que vivem sozinhos, as famílias mais
pobres, os enfermos que não conseguem atendimento na rede pública. Neste
universo de trabalho marcado por demandas díspares e volumosas, os ACS avaliam
que seu trabalho não possui a visibilidade merecida, e que os serviços tendem a
valorizar mais as ações que geram indicadores de produtividade.
A sobrecarga de trabalho e o não reconhecimento são em outros estudos, com
resultados indicando que esta sobrecarga se deve à indefinição e diversidade de
tarefas, aumento da intensidade e interrupção constante no trabalho (14,19-20).
Os sujeitos deste estudo consideram que as informações que produzem e/ou
veiculam não são valorizadas ou reconhecidas:
Os agentes na verdade já tiveram percebendo muito antes dela ser
decretada epidemia, mas quando aparece a questão da epidemia é muita
coisa. Muda tudo. É, outra coisa que falaram também, eles falaram que
tem uma crítica em relação à forma como o Agente é visto. Que eles
acham assim: fala que o Agente Comunitário é os olhos, a ponte, mas o
reconhecimento mesmo ainda tem que caminhar... (ACS 3)
A ampliação do conhecimento sobre saúde, após o ingresso no trabalho como ACS,
lhes confere segurança crescente no diálogo educativo junto às famílias. No
dizer de uma das agentes, ao conhecer mais sobre a dinâmica de reprodução do
mosquito, ela pôde explicar com mais clareza às famílias sobre a importância de
que os cuidados em evitar a água parada sejam periódicos e sistemáticos. Por
outro lado, percebe a complexidade envolvida no ato de levar informações sobre
saúde, como algo que ultrapassa o repasse de conhecimentos técnicos e implica
no encontro intersubjetivo, no contexto das diversas formas e modos de viver:
É complicado falar para o morador limpar a casa dele. (ACS 18).
Uma estratégia de mediação que tecem para legitimar seu papel como informante e
evitar tensões com os moradores (tensões estas que poderiam ser desencadeadas
por uma postura prescritiva sobre a limpeza da casa e do quintal, por exemplo)
é a busca do apoio de outros profissionais da equipe para a disseminação de
informações nas casas: "O ACS é visto como porta-voz da comunidade e precisa
chamar alguém da equipe para falar. Isto é contraditório, mas às vezes eles
querem ver alguém de fora para ouvir. No que eu levo nossa supervisora aí
reforça." (ACS 47), o que parece legitimar um processo de legitimação
informacional de segunda ordem no qual a informação autorizada ' geralmente,
aquela que é disseminada por um profissional de nível superior ou pelo gestor -
se apresenta como passaporte que confere credibilidade à informação produzida e
veiculada pelo ACS.
Os agentes valorizam sua experiência concreta no cotidiano de trabalho, durante
a qual identificam questões e situações que podem não ser consideradas como
prioridade pelo serviço de saúde, que já tem definidas suas demandas. A
constatação de casos isolados, alguns deles graves, logo no início da epidemia,
alertou-os para o que viria.
A gente já sabia que a epidemia estava acontecendo, antes da
televisão falar (ACS 77).
Outra narrativa desvela a inseparabilidade entre as esferas da vida e do
trabalho do ACS:
Eu penso assim, eu quero acabar com a dengue não porque é meu
trabalho somente e sim porque se eu não acabar com ela na minha
comunidade, eu estou do lado, minha família está do lado... (ACS 7)
Em que pese o sentimento de não reconhecimento dentro da equipe e as tensões na
comunidade, os ACS também falaram sobre o prazer de colaborar para o controle
da dengue no seu território. Percebem-se com produtores de informação, como
facilitadores de processo de geração e construção de conhecimentos em saúde,
embora também reconheçam o limite imposto pelo tempo que se leva para
estabelecer reais vínculos na sua relação com as famílias sob sua
responsabilidade:
O ACS morar [referindo-se ao seu trabalho] facilita, mas é uma
conquista, com o tempo... (ACS 77).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A observação das leituras realizadas pelos ACS, nas oficinas de leitura e
apropriação do Almanaque da Dengue, leva a concluir que, ao longo dos anos de
convivência com a dengue, a manutenção de índices endêmicos e a ocorrência de
surtos epidêmicos graves ocasionam alguns questionamentos, dentre outros, sobre
o uso social da informação em saúde. Considera-se que as campanhas e atividades
educativas não são, isoladamente, suficientes para a obtenção de resultados
capazes de modificar o quadro, embora isto não se reflita em mudanças de
estratégias. Compreender como se dá o processo de construção, sistematização,
seleção e difusão da informação em saúde sobre o dengue é uma das demandas de
apropriação de um conhecimento mais amplo sobre o fenômeno.
Como mediador entre o serviço e a população, e tendo em vista a capilaridade e
a facilitação do acesso que caracterizam seu trabalho, se vê, ao mesmo tempo,
como informante autorizado e não autorizado. Conclui-se que a legitimação de
sua atuação como informante ultrapassa os limites de uma formação ou preparo
técnico, embora não prescinda destes. Reconhecer que um saber importante em
saúde se constrói no processo de mediação social que se tece no cotidiano de
sua prática implica em recontextualizar a inserção deste ator profissional,
reconhecendo também seu direito à formação profissional e seu papel como
educador popular.
O Almanaque da Dengue foi considerado um material de leitura crítica que
incentiva diálogos de conhecimentos entre diferentes agentes do Estado e a
população, além de possibilitar uma visão situada e relacional sobre as
informações veiculadas pelas diferentes mídias de comunicação, o que
corresponde, segundo os agentes comunitários de saúde, à própria dinâmica
interpretativa que, criativamente, eles constroem no trabalho cotidiano com as
comunidades.