Editorial
Vantagens e desvantagens do uso de software na análise de dados qualitativos
Introdução
A utilização de pacotes de software na análise de dados qualitativos é uma realidade
que poucos investigadores conseguem, atualmente, contornar. Alguns investigadores
recorrem a soluções não específicas, tais como o Excel ou o Word para a análise dos
seus dados qualitativos. Outros, têm a necessidade de indicarem nas suas publicações
que exploraram determinada ferramenta de análise de dados, sem a terem efetivamente
usado. Independentemente do caminho que o investigador segue, é claro que o uso
correto de ferramentas específicas para a análise de dados qualitativos credibiliza
o projeto de investigação. A comunidade acredita que tal como na utilização de um
processador de texto para a escrita de texto, são inúmeras as vantagens no uso destas
ferramentas na análise de dados: a) permitem a análise de uma enorme quantidade
de dados; b) incluem procedimentos de contextualização e de validação; c) permitem
a definição de categorias de forma indutiva e dedutiva, codificação e recodificação,
exploração e cruzamento de diferentes formatos de dados (texto, imagem, áudio e
vídeo); d) permitem visualizações avançadas dos dados; entre muitas outras (Spannagel,
Glaser-Zukuda, & Schroeder, 2005; Lage & Godoy, 2008; Costa, 2016). Identificam-se estas características como possíveis vantagens da utilização deste tipo de software.
Como refere Evers, Silver, Mruck, & Peeters (2011) não existe o melhor software. Cada
pacote de software tem as suas vantagens e desvantagens, e por esse motivo não existe
um software melhor do que todos os outros em todos as suas funcionalidades para
análise qualitativa. Por conseguinte, é compreensível que os investigadores muitas
vezes tenham dificuldade em decidir qual o pacote em que investem tempo e esforço na
sua aprendizagem. Por outro lado, Costa, Souza & Souza (2016) no capítulo “Trabalho
Colaborativo na Investigação Qualitativa através das Tecnologias” realizaram um
estudo aos participantes do Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa
(www.ciaiq.org) com intuito de identificarem quais os critérios para a seleção de um
software de análise qualitativa. Foi utilizada uma escala de Likert com cinco níveis e 14
critérios pré-definidos. Nas suas respostas, os 362 participantes inquiridos deram mais
importância, ou seja, responderam como “Muito Relevante” aos seguintes critérios:
“Adequabilidade ao tipo de investigação” (262 respostas), “Adequabilidade ao desenho
de investigação” (233 respostas), “Funcionalidades” (230 respostas) e “Usabilidade
do software” (223 respostas). Com 200 respostas, os participantes referiram a
“Disponibilidade do software na instituição”.
Elencar as desvantagens no uso destas ferramentas é algo que acompanhou o
surgimento destes pacotes de software. Brent (1984) na década de 1980 já mencionava
como desvantagem as competências computacionais que os investigadores teriam que
adquirir. Gibbs, Friese, & Mangabeira (2002) afirma que o software é menos útil para
abordar questões de validade e confiabilidade nas ideias temáticas que emergem durante
a análise de dados. Ryan (2009) concluiu que “os pacotes de software permitem aos
investigadores tornar visíveis os processos metodológicos de um estudo e como tal, deste
modo, torná-lo mais confiável” (p. 158). Davis & Meyer (2009) sugeriram que é essencial
que o investigador aprenda a explorar o software antes de usá-lo no projeto, e que não se
pode separar o investigador do programa. O investigador decide quais as características
e as potencialidades a utilizar e quando e onde as utilizar. Por outro lado, existe uma
série de críticas que são colocadas ao uso de software na análise de dados qualitativos:
a) possibilidade de perder o controlo no processo de codificação; b) confundir a
software com a metodologia; c) encorajamento de estruturas de codificação complexas
e detalhadas resultando num excesso de codificação; d) aumento desnecessário da
quantidade de dados recolhidos, levando ao risco do comprometimento da análise em
profundidade; e) impossibilidade de comunicação entre sistemas (pacotes de software);
f) levam os investigadores a utilizar um método particular de análise, de acordo com as
características da ferramenta (Lage & Godoy, 2008).
Concluímos com uma citação de Brent (1984) que, passadas 3 décadas, continua válida
e atual: “A análise de dados qualitativos implica uma série de tarefas aborrecidas e
demoradas, das quais a maioria dos investigadores gostaria de escapar. Mesmo o
investigador qualitativo mais consciente rapidamente começa a pensar que tais tarefas
não são um uso económico do seu tempo. No entanto, essas tarefas exigem fundamentos
teóricos sustentados e, portanto, são difíceis, se não impossíveis, de delegar a terceiros”
(p. 37) e são também impossíveis de delegar a um pacote de software.
Este número especial da RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de
Informação contém oito artigos selecionados pela comissão organizadora e científica do
6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017), de entre os
melhores trabalhos de investigação da conferência relacionados com as temáticas dos
Sistemas e Tecnologias da Informação. Os artigos deste número especial da RISTI foram
estendidos e aprofundados em relação às versões publicadas nas atas do CIAIQ2017.
O CIAIQ2017 decorreu de 12 a 14 de julho de 2017 em Salamanca, Espanha. O congresso
recebeu um total de 667 submissões de artigos, envolvendo autores de 29 países. Cada
artigo foi submetido a um processo de revisão double-blind por uma comissão científica
composta por elementos altamente qualificados nas áreas científicas do congresso.
Esta edição especial da RISTI é composta por artigos que se basearam em metodologias
qualitativas como ferramentas para esta articulação e inovação.
Estrutura
O primeiro artigo analisa as motivações do uso de um aplicativo social (Solidarius) para
a realização de doações para famílias carente. Os autores concluiram que a solidariedade
mediada pela tecnologia, possibilita a existência de um vínculo, que permite ao utilizador
um sentido de pertença a uma instituição ou a uma causa maior do que ele mesmo, além
de gerar os sentimentos de satisfação e gratidão.
O segundo artigo descreve uma investigação experimental onde, fazendo uso da classe
inversa, detecta as deficiências dos materiais educativos empregados na docencia
universitaria para a sua melhoria. Foram aplicados questionários para obter a informação
dos alunos. A investigação mista foi usada para a deteção dos materiais e melhorar os
efeitos da sua aplicação.
O terceiro artigo destaca a validação de um questionário de satisfação para poder medir o
impacto da introdução da gamificação no ensino superior. Foi usado o software webQDA
para realizar a análise qualitativa das respostas e comentários emitidos pelos peritos,
possibilitando a introdução de novas perguntas e alterações/melhorias às perguntas
iniciais, com o objetivo de se conseguir validar o questionário de satisfação.
O quarto artigo aborda gestão inadequada de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS).
Apoiado em técnicas de pesquisa qualitativa. Avaliou-se o funcionamento de um
hospital através de aplicação de entrevistas aos stakeholders, aos funcionários e ao
pessoal operacional. Também foi realizada uma observação diária das atividades. Os
resultados permitiram concluir que a gestão de RSS tem algumas deficiências o que
eleva consideravelmente o potencial risco dos resíduos dos serviços de saúde ao meio
ambiente e à saúde pública.
O artigo seguinte pretende dar resposta ao problema do abandono escolar através de
um projeto implementado fora do horário escolar. Para uma maior compreensão e
profundidade das dimensões a estudar, foi usada uma abordagem qualitativa. Para
obter os dados, foi aplicado um questionário semi-estruturado no qual responderam
170 alunos. Os resultados indicam a multiplicidade de fatores de risco no absentismo e
abandono que exigem intervenções igualmente múltiplas de diferentes administrações
e instituições.
O sexto artigo apresenta dois protocolos de pesquisa propostos para identificar o
grau de influência das informações ambientais sobre o processo criativo de designers,
empregando-se métodos qualitativos. Foram realizados testes pilotos de aplicação dos
protocolos, sendo reformulados validando a aplicabilidade dos instrumentos.
O sétimo artigo avaliou a usabilidade do site do Instituto Nacional de Educação de
Surdos, a partir da abordagem centrada em consumidores. Das Heuristicas de Nielsen,
o site atendeu plenamente a seis e parcialmente a duas, não tendo atendendo no entanto
a uma delas. A qualificação da usabilidade do site do INES foi qualificada como boa,
considerando a escala de pontuação proposta pela própria Ficha de Avaliação.
Finalmente, o último artigo apresenta o caso do Simulador de Operações Cibernéticas
(SIMOC) adotado pelo Exército Brasileiro no treinamento de pessoal em defesa
cibernética, sob a perspectiva da gamificação. Os autores estudaram a ocorrência de
onze elementos de jogos e de outras práticas associadas à gamificação. Foram analisados
documentos e realizadas entrevistas aos membros da equipa que trabalha com o SIMOC
e com alunos que participaram em formações com o uso do simulador.
Agradecimentos
Os editores gostariam de agradecer a todos os que de forma direta ou indireta colaboraram
com o sucesso do CIAIQ2017 e com a produção deste número especial, incluindo os
participantes, autores, comissão organizadora e comissão científica, apoios, equipa
editorial, entre muitos outros. Através do seu interesse, participação e da qualidade e
rigor do seu trabalho científico, agora publicado na RISTI, esperamos que possa ser
promovida a expansão da investigação qualitativa numa área tão relevante como é a dos
Sistemas e Tecnologias de Informação.