Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVAg0870-63522001000200016

EuPTCVAg0870-63522001000200016

variedadeEu
ano2001
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

When Cells Die Lockshin, R. A., Zakeri, Z., Tilly, J. L(Eds.) (1998).

When Cells Die.

Wiley-Liss, 504 páginas (Preço: 111,88 €., em Março de 2000). ISBN 0-471-16569- 7.

Ao longo dos últimos anos, a morte celular tem-se evidenciado como uma das áreas mais dinâmicas das ciências biológicas, envolvendo muitos investigadores dos diversos campos do conhecimento no estudo dos mecanismos moleculares de regulação da apoptose e morte celular programada e, a função destes processos no desenvolvimento e homeostase, por um lado, e no envelhecimento e doenças, por outro.

A importância destes processos e as profundas implicações na medicina e agricultura têm gerado uma abundância de abordagens, artigos, comunicações e métodos que dificultam a compreensão nesta área.

WhenCells Die estabelece uma estrutura coerente para o estudo da morte celular, oferecendo-nos uma avaliação compreensiva da apoptose e morte celular programada e uma importante informação sobre novas técnicas e aplicações.

O livro está organizado em cinco grandes Secções, preparadas por diferentes especialistas, em que se desenvolvem inúmeros tópicos, incluindo métodos de avaliação para a morte celular programada e apoptose em muitos tecidos e condições, mecanismos genéticos, manifestações observadas da morte celular fisiológica e um relevante trabalho na investigação do cancro.

A Secção I, "The Phenomenon of Cell Death", constituída por cinco capítulos, refere a distinção entre morte celular fisiológica e necrótica, começando com a morte celular programada em protozoários e procariotas e terminando com a morte celular em plantas, uma área muitas vezes negligenciada mas também de grande importância biológica e medicinal.

Na Secção II, "Themes and Approaches to Cell Death", com dois capítulos, os Autores descrevem um dos mais dominantes temas de hoje: o papel das proteases. Na discussão desenvolvida, incluem os mecanismos de formação dos clássicos corpos apoptóticos, a fragmentação internucleosómica do DNA, finalizando com a apresentação de novas técnicas e considerações terapêuticas baseadas no controlo das proteases.

A Secção III, "Cell Death Where Mitosis is High and Evanescence is Desirable", com quatro capítulos, contém uma apresentação global da dependência das células das distintas vias de sinalização e da importância e influência da sinalização celular na regulação genética.

Na Secção IV, "Death in Long-Lived Cells", constituída por quatro capítulos, os Autores referem a importância, na apoptose, do citoesqueleto e das interacções celulares com o meio extracelular.

Finalmente, na secção V, "The Clinical Relevance of Apoptosis", com dois capítulos, são identificados os problemas de maior importância para a medicina.

Todas as Secções são ilustradas com diagramas e fluxogramas.

Filomena Nóbrega Investigadora Auxiliar EFN Av. da República, Quinta do Marquês, 2780-159 Oeiras - Portugal

silva.lusitana@inrb.pt


transferir texto