Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

EuPTCVHe0872-07542012000100013

EuPTCVHe0872-07542012000100013

variedadeEu
ano2012
fonteScielo

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Caso estomatológico

AMSL, sexo masculino, de 10 anos de idade foi enviado à consulta externa de Estomatologia da Unidade Pediátrica Maria Pia devido ter dentes a mais no maxilar superior. De acordo com informação prestada pela mãe, a criança fez erupção de dois dentes bicudos após a esfoliação dos decíduos e depois nasceram os dentes definitivos.

Ao exame objetivo apresentava dois dentes supranumerários em forma de cone, em posição central maxilar. Os dentes incisivos centrais e laterais superiores encontravam-se em posição distal e rodados pela falta de espaço decorrente dos dois dentes supranumerários (Figura 1).

Figura 1

Boa higiene oral e sem cáries.

Realizou ortopantomografia que não revelou dentes inclusos.

Face ao descrito:

Qual o seu diagnóstico? Qual a sua atitude?

COMENTÁRIOS A situação clínica acima exposta refere-se a um caso de dentes supranumerários, com coroa em forma de cone, vulgarmente designados por mesiodens.

O mesiodens é o dente supranumerário mais comum na arcada dentária, situado na linha média da maxila, entre os incisivos centrais superiores.

A etiologia dos dentes inclusos ainda não é consensual: - Teoria da dicotomia: proliferação da lâmina dentária permanente ou decídua, de forma anómala; - Associados a distúrbios do desenvolvimento (Síndrome de Gardner, disostose cleidocraniana e fissuras lábio palatinas) e hereditariedade.

Os dentes supranumerários são mais frequentes na dentição permanente, sendo a maxila o osso mais atingido e nesta a pré-maxila (90% dos casos que surgem na maxila). A incidência na maxila/mandibula é de 10:1.

O sexo masculino é mais atingido que o feminino, sendo a proporção de 2:1.

O aparecimento de dentes supranumerários pode levar ao aparecimento de alterações da oclusão: apinhamento dentário (dentes tortos), impactação de dentes permanentes (não erupção), atraso na erupção ou erupção ectópica, rotação dentária, diastemas, desenvolvimento de lesões quísticas, reabsorção dos dentes adjacentes. Todas estas potenciais complicações implicam que o diagnóstico de dente supranumerário deva ser precoce, para que o tratamento seja realizado o mais precocemente possível.

O diagnóstico de dente supranumerário incluso é feito com a realização de uma ortopantomografia.

O tratamento destas situações passa pela exérese dos dentes supranumerários e realização posterior de ortodontia.

Neste caso, foi realizada a extração dos 2 dentes supranumerários, ficando um diastema de cerca de 8 mm que vai ser encerrado com a realização de ortodontia fixa, bem como alinhados e colocados na respetiva posição os 4 incisivos superiores.


transferir texto