Editorial
Editorial
António Segorbe Luís
As parcerias que têm envolvido a SPP têm contribuído em muito para a nossa
valorização e para a promoção da saúde respiratória. A SPP, ao associar-se a um
ou mais laboratórios farmacêuticos para determinada campanha de formação
médica, tem largamente beneficiado do apoio logístico disponibilizado pelo(s)
patrocinador(es) em iniciativas, que de outra forma, dificilmente seriam
tangíveis; recordemos, por exemplo, a extensa lista de acções de divulgação/
formação efectuadas junto dos Clínicos Gerais aquando o início do programa GOLD
em Portugal. Na altura, a procura de sinergias, embora não tenha sido excelente
no grau de cobertura nacional, teve pelo menos o mérito de avivar a DPOC no
léxico dos cuidados primários, como uma patologia que justificava uma
particular atenção. O ruídogerado pelas nossas acções sobre a DPOC teve algum
eco mediático e teve um papel essencial, o de sensibilizar as autoridades de
saúde, a ponto de estas terem sentido a necessidade de implementar um programa
nacional estruturado e destinado a esta patologia. O desenvolvimento do
Programa Nacional de Prevenção e Controlo da DPOC, da DGS, com início em 2005,
já começou a ter resultados visíveis. Um aspecto relevante, resultado do
trabalho da Comissão que coordena Programa, foi o da regulamentação em defesa
da boa prática no âmbito da prescrição de Cuidados Respiratórios Domiciliários
(Circular Normativa Prescrição de Cuidados Respiratórios Domiciliários da
Direcção de Serviços de Prestação de Cuidados de Saúde de 07/06/06").
A aplicação a breve prazo da prescrição destes cuidados por meios informáticos,
darnos-á uma noção muito próxima da situação real sobre a Insuficiência
Respiratória em Portugal e sobre as patologias que a condicionaram.
Entre os rastreios de DPOC, associados ao GOLD e coordenados pela Professora
Cristina Bárbara, destaca-se o que foi efectuado em 24 empresas de diversos
pontos do país, a 2400 trabalhadores (apoio da Boerhinger Ingheleim e da
Pfizer). Assim foi possível informar e alertar os trabalhadores para a DPOC,
alargar o nosso conhecimento sobre a prevalência desta patologia, tomando
medidas mais concretas para a sua prevenção e diagnóstico precoceconforme a
nota de divulgação da iniciativa.
Outras parcerias que tiveram a participação da SPP dirigiram-se ao público. Foi
o caso da Campanha MAIS (patrocínio Pfizer) sobre DPOC, cancro do pulmão e
Tabagismo. Em vários pontos do país e nos mediafoi divulgada informação sobre
as patologias respiratórias que resultam do tabagismo, tendo-se então efectuado
também espirometrias de rastreio da DPOC. Já na campanha Neste Inverno há uma
ameaça no Ar (em parceria com a SPAIC e com o patrocínio da OM Portuguesa),
concebida de forma a sensibilizar o público para a prevenção das infecções de
Inverno. Neste último caso, foram distribuídos folhetos informativos sobre
patologias, difundida informação para os mediae compiladas as respostas de1043
inquéritos sobre a percepção do risco de infecção e sobre o conhecimento acerca
das imunizações, com relevo para a vacinação antigripal.
Uma outra oportunidade de divulgação dos problemas relacionadas com certas
patologias centra-se na efeméride Dia Mundial de..., caso da asma e da DPOC,
da tuberculose e a do Não fumador. Em 2006 e no caso da asma e da DPOC, as
mensagens essenciais que passaram para o público tiveram uma plataforma
importantíssima que foi a do envolvimento de farmacêuticos e balcões de
farmácia. A nível nacional foram (in)formados centenas de farmacêuticos sobre
asma e DPOC e nas farmácias foram disponibilizados milhares de folhetos
destinados ao público e foram registados pequenos questionários sobre estas
patologias. O elevado número de respostas obtidas veio possibilitar um
tratamento estatístico dos dados por equipa especializada.
No caso do Dia Mundial da Asma participaram na campanha 1445 farmácias e
destas, 663 recolheram 5.551 testes ACT(AsthmaControl Test,ACT) junto de
asmáticos. Os respectivos resultados serão divulgados a breve trecho. Quanto ao
Dia Mundial da DPOC, o tratamento dos dados recolhidos está em curso. Estas
campanhas, beneficiaram da parceria da SPP com a ANF, SPAIC, a APA e ANTDR.
Serão, de novo, estas entidades que no próximo mês de Abril também estarão
envolvidas numa campanha dedicada à Saúde Respiratória em vários pontos do
país. Para além deste tipo de parcerias, sublinhe-se a existência de outros
acordos da SPP. É o caso da cooperação que tem vindo a ser desenvolvida com a
SEPAR e com sociedades regionais espanholas, caso da Neumosur e SOGAPAR, estas
últimas já com um longo historial. Este ano e pela primeira vez, teremos seis
trabalhos dos que foram apresentados no último Congresso de Pneumologia e que
foram seleccionados pela SPP para serem divulgados no próximo congresso da
SEPAR, em Barcelona. Em Novembro, no nosso XXIII Congresso, teremos seis
trabalhos seleccionados pela SEPAR entre os que foram apresentados no seu
congresso em Junho, em Barcelona. Os autores que apresentarão os trabalhos
terão patrocínio para inscrição, viagem e estadia (Laboratórios Vitória e
FAES).
O curso de pósgraduação ministrado pelo AmericanCollege of Chest Physiciansno
último congresso da SPP foi uma excelente experiência, não só na nossa
perspectiva mas também na do AmericanCollege.
Previsivelmente, teremos um novo curso em 2008, também a cargo do ACCP, o qual
abordará Hot topics em Pneumologia.
Em 2008 teremos ainda o V Congresso Luso-Brasileiro, em Brasília. A estreita
colaboração até aqui desenvolvida entre a SPP e a SBPT pede que a presença
portuguesa nesse congresso seja cuidada em termos científicos e significativa
do ponto de vista fraterno.
As parcerias estendem-se também à actividade editorial da SPP, como é o caso da
Revista Portuguesa de Pneumologia. A GSK, que desde há anos a tem patrocinado,
ficou igualmente ligada ao Tratado de Pneumologia e a algumas edições
monográficas
da SPP. O seu logotipo ficará tam bém no Atlas de Pneumologia, edição
actualmente no prelo.
O Boletim da SPP, com o patrocínio da AstraZeneca, continua a cumprir a sua
vocação informativa no seio da SPP, com particular relevo para as actividades
das Comissões de Trabalho.
A série 25 Perguntas, com Patrocínio da Novartis, tem tido muito boa
aceitação; assim, se compreende a procura de que têm sido alvo. A SPP deseja
que esta série continue a ser possível, mas com um ritmo de edição mais
regular, uma vez que os atrasos de alguns autores não poderão continuar a
comprometer a sua periodicidade.
A homepageda SPP, é uma plataforma de comunicação com relevância crescente para
a SPP, tanto na sua vertente informativa, como na perspectiva formativa.
Uma ferramenta que julgamos poder vir a ser muito útil no nosso portal será a
futura Biblioteca Digital. O pedido de bibliografia sobre determinado tema ou a
solicitação de artigos de um vasto leque de periódicos de interesse para a
especialidade serão, a curto prazo, uma realidade. Este serviço, destinado
apenas aos associados da SPP, não prescindirá, como se compreende, do registo
dos interessados na homepage, A MSD associou-se a esta iniciativa.
A SPP, sendo membro do Forumdas Sociedades Nacionais da European Respiratory
Society, contribui para uma vasta parceria que visa desenvolver sinergias para
uma política europeia de prevenção, desenvolvimento científico e assistencial
na área da saúde respiratória.
No plano nacional, refira-se a parceria com a DGS, no âmbito da cooperação e
participação de pneumologistas nas comissões coordenadoras de dois programas do
Plano Nacional de Saúde, o da asma e o da DPOC.
A SPP começou a estar igualmente presente em grupos de trabalho recentemente
constituídos ' Indicadores para Avaliação dos Programas Nacionais e Projecto
de Construção de referenciais de competências de apoio à execução do Plano
Nacional de Saúde.
É pois bem patente que nas múltiplas acções efectuadas, as parcerias que a SPP
estabeleceu com a indústria tiveram âmbitos mais vastos que o da mera
perspectiva do interesse comercial do marketingfarmacêutico. Não é de mais
sublinhar quão valiosas têm sido as parcerias que a SPP subscreveu no âmbito da
educação médica contínua. Todavia, a sponsorização dos cursos da Escola de
Pneumologia, embora essencial para a vitalidade da Escola e para a SPP, não
poderá ser limitante da sua programação.
A SPP só tem de estar reconhecida às firmas que foram mencionadas por tão
prestimosa colaboração; outras firmas, como as que têm patrocinado bolsas de
investigação ou estágio (UCB e Altana) ou no campo editorial, como a Bial e a
Tecnifar, são também alvo do nosso reconhecimento.
Destaque-se, por fim, a cooperação da SPP com as autoridades da saúde; esta tem
e terá, a nosso ver, um enorme alcance na defesa da saúde respiratória.
Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Rua Rodrigues Sampaio, 112 - 2º Dtº B
1150-281 Lisboa
Portugal
sppneumologia@mail.telepac.pt