Estratégias do desporto universitário: um estudo de caso sobre o desporto em
universidades portuguesas
INTRODUÇÃO
Assim como todas as actividades humanas, o desporto também se transformou numa
indústria que produz produtos e serviços para diversos consumidores
(27)
. O desporto hoje é um mercado, disponibilizando diversos produtos aos
consumidores, onde se relaciona o desporto, ao fitness, a recreação, ao lazer,
actividades, bens, serviços, pessoas, lugares ou ideias.
Na industria do desporto podemos identificar alguns segmentos específicos de
acordo com a habilidade e conhecimento necessário na área como o desporto
colegial, desporto profissional, administração de instalações, desporto
comunitário, informações desportivas, jornalismo desportivo, administração de
clubes desportivos, a industria do fitness, treinamento desportivo e medicina
desportiva, administração de desportos aquáticos, consultoria e empreendimentos
e os dois últimos segmentos que são o foco deste estudo, o desporto
universitário através dos programas e serviços desportivos no campus
universitário. O mesmo autor ainda enfatiza alguns factores que podem
impulsionar o desporto universitário tais como, o aumento do número de
actividades desportivas, o aumento de patrocinadores e mais investimentos para
o desporto, aumento do marketing desportivo, aumento da competência na
administração do desporto.
Verificando que o desporto universitário está inserido neste contexto de
mercado, industria e organizações desportivas, possibilita-nos realizar uma
investigação no desporto universitário de algumas instituições de Ensino
Superior de Portugal. Com isso podemos verificar a organização dos serviços
desportivos universitários, seus produtos e serviços bem como os principais
objectivos e estratégias utilizadas para com o desporto, pois segundo Mintzberg
e Quinn
(16)
, o desenvolvimento de estratégias é um dos factores mais importantes para o
sucesso da organização.
Partindo desta premissa, pretendemos contribuir e aumentar os conhecimentos
sobre as estratégias das universidades para com o desporto e tudo que a norteia
como. Este estudo pretende identificar e compreender o contexto do desporto
universitário, bem como as estratégias utilizadas e os principais objectivos
para com o desporto de universidades com destaque no desporto universitário de
Portugal e ainda verificar os serviços desportivos disponibilizados pelas
instituições.
Sobretudo, a gestão das estratégias consiste nos objectivos que a organização
tem para com o desporto, na disposição dos recursos, os serviços e produtos que
serão fornecidos. Entretanto cabe-nos investigar, se é feito análises dos
ambientes, para então definirem sobre os objectivos bem como as estratégias que
serão formulados e implantadas. A gestão da estratégia visa um fim claro, uma
selecção de objectivos, escolha, definição e posicionamento de serviços e um
controlo de avaliação.
Após esta abordagem dos assuntos principais, surgem as questões pertinentes a
pesquisa e as perguntas que nortearão este estudo tais como: Quais os
objectivos das universidades com relação ao desporto? Quais as opções
estratégicas usadas pelas universidades? Que tipo de gestão é utilizada pelas
instituições? O desporto é competitivo ou recreativo? Quais as principais
modalidades disponibilizadas aos alunos? Se há um planeamento por parte dos
responsáveis pelos serviços desportivos das universidades? Com é a organização
interna do deporto nas universidades? Qual o volume dos recursos? Quem são os
tomadores de decisão? E qual a realidade dos serviços desportivos nas
universidades pesquisadas?
Ao contextualizar tais questões no intuito de esclarecer as expectativas do
estudo, delineando sobretudo se as universidades utilizam a estratégia no
desporto universitário e de que maneira é gerido os sistemas desportivos,
principalmente quais são os objectivos das universidades com relação ao
desporto, de que maneira é oferecido e disponibilizado aos seus estudantes,
podemos finalmente definir a pergunta que norteia este estudo e o principal
objectivo.
Quais são as estratégias utilizadas pelo desporto universitário em
universidades de Portugal?
O estudo tem como objectivo principal identificar e compreender as estratégias
das instituições do ensino superior pesquisadas em Portugal com relação ao
desporto universitário, bem como os principais objectivos que levam as decisões
estratégicas no contexto da pesquisa. Para tanto abordaremos no referencial
teórico, o contexto do desporto universitário e conceitos sobre estratégias e
todo seu processo.
O desporto universitário surgiu no século XIX na Inglaterra e foi introduzido
nas universidades com objectivo de melhor gerir o tempo livre dos estudantes
das classes dominantes e ascendentes
(2)
. Acredita-se ainda que o desporto universitário tenha surgido da observação do
desporto como um meio de confraternização entre os povos, sendo um instrumento
social entre a comunidade e ainda um factor importante para a melhoria da
qualidade de vida das pessoas.
Os primeiros passos oficiais do desporto universitário deram através do pai dos
Jogos Olímpicos modernos, o Barão Pierry de Coubertin ainda no século XIX. Na
sequência dos acontecimentos foram surgindo interesses em formar uma associação
do desporto universitário. Foi então que em 1949, constituiu-se oficialmente a
International University Sports Federation (FISU), como instituição máxima do
desporto universitário e assim organizando a primeira Universiade na cidade
italiana de Turin em 1959.
O desporto universitário como qualquer actividade humana vem sofrendo inúmeras
mudanças no decorrer nos anos se tornando também um óptimo negócio para
instituições de ensino superior. O desporto universitário é formado por um
conjunto de praticas lúdicas, desportivas e de formação, desenvolvendo-se nas
universidades como uma actividade extra-curricular
(13)
. O desporto pode ser inserido num contexto de prestação de serviço,
desenvolvendo práticas desportivas tanto recreativas quanto competitivas para
alunos, professores e funcionários da universidade.
Dentro desta perspectiva ainda podemos dizer que tais praticas desportivas
podem ser desenvolvidas como uma forma de lazer dos estudantes, como uma forma
semi-profissional onde os estudantes competem pela instituição em troca de
bolsa de estudos e na forma profissional com atletas profissionais competindo
representando o nome da universidade em diversos campeonatos, tanto
universitários como federados ou em ligas profissionais.
Seguindo ainda a mesma linha de raciocínio, podemos verificar que inúmeras
universidades desenvolvem o desporto universitário de forma profissional, como
no Estados Unidos por exemplo, onde o desporto universitário serve como um
salto para os atletas ingressarem no desporto profissional e no Brasil onde o
desporto universitário em muitas instituições de ensino privado utilizam o
desporto como uma estratégia de marketing para a divulgação de sua marca e
consequentemente visando angariar mais alunos para a instituição através do
desporto de competição e assim fomentando os negócios da universidade(27).
Na realidade de hoje, as mudanças que vão surgindo a cada dia no âmbito
económico e social proporciona para as organizações novos rumos e desafios a
serem enfrentados. Com isso, torna-se um constante o desafio para a gestão das
organizações desportivas, principalmente no desporto universitário pois lidamos
com pessoas que tem seus próprios objectivos de vida e ideais a seguirem. Este
ambiente é muito complexo e põem a gestão do desporto universitário e seus
agentes em exigentes tarefas no intuito de obtenção de resultados e total
eficiência e eficácia nos serviços prestados pelos mesmos.
Para tanto, temos consciência de que o desporto universitário pode ser melhor
aproveitado através de projectos, objectivos especificamente definidos para o
desporto, uma gestão profissional e ainda a utilização de estratégias na
perspectiva de adquirir a vantagem competitiva. Como em qualquer actividade é
necessário a profissionalização do desporto nas universidades, ter um vínculo
forte entre o desporto e a instituição alinhando objectivos e formulando
estratégias em conjunto no intuito de atingir a eficiência e eficácia(27).
Entretanto com as constantes mudanças no ambiente externo, exigem que as
organizações desportivas estejam capacitadas para tais mudanças bem como
capacitada para agir estrategicamente
(6)
. O desenvolvimento de estratégias é um dos principais factores para o sucesso
de qualquer organização(16).
A formulação de estratégias pode garantir que a organização alcance seus
objectivos e com isso atinja a eficiência e a eficácia melhorando a performance
da organização. No contexto desportivo há inúmeras organizações públicas e
privadas que actuam de acordo com seus desejos, possibilidades e
circunstâncias, produzindo serviços para públicos específicos, onde o
desenvolvimento de estratégias é um factor importante para o sucesso das
organizações
(8)
.
Se tratando de entidades desportivas, as organizações não tem tradição na
formulação de estratégias, pois não visam a obtenção de lucro e sim na
manutenção das actividades desportivas e ai podemos destacar especificamente o
desporto universitário nas instituições públicas pois não visam lucros
(9)
.
A todo momento surgem novas tecnologias, novos produtos e serviços. As
organizações necessitam de uma constante percepção frente a este ambiente.
Novos desafios são lançados no intuito de superar as grandes evoluções nos
modelos de gestão, nos produtos e serviços, pois também os consumidores estão
mais exigentes e os concorrentes por sua vez estão cada vez mais eficazes.
Hoje com a aceleração das mudanças a nível de ambiente interno como novas
tecnologias, novos produtos e serviços e também nas mudanças do ambiente
externo como a economia instável em que vivemos hoje, exige que a empresa
esteja capacitada em antecipar a estas mudanças aproveitando novas
oportunidades e assim evitando as ameaças constantes. Por isso a estratégia é
de suma importância, é o principal passo para que a empresa possa atingir esta
capacidade de manobra(6).
Segundo Toledo(27), a estratégia principal para instituições de ensino superior
é a uma estratégia de marketing, onde a universidade estará totalmente engajada
na captação de novos alunos, ou seja, segmentar seu público-alvo desenvolvendo
uma estratégia competitiva para atingir os objectivos da instituição. Outro
aspecto importante se concentra no objectivo de divulgação da marca da
universidade e dos seus produtos e serviços, popularizando-se como uma empresa
voltada ao desporto.
Com isso, torna-se necessário mostrar que o desporto universitário pode ser um
bom negócio para a instituição e que se for feito de maneira correcta,
profissionalizada, com objectivos e metas a serem cumpridos, beneficiando os
alunos, divulgando os patrocinadores, investindo no marketing e assim obtendo
um retorno de alguma forma para a universidade, para alunos e para o desporto.
MATERIAL E MÉTODOS
A metodologia deste estudo baseou-se no paradigma qualitativa com estudo de
caso nalgumas universidades de Portugal. Na sequencia dos acontecimentos foram
estipulados os instrumentos para a colecta de dados, considerando que nos
estudos qualitativos são mais utilizados a observação, a entrevista, os
documentos recolhidos durante a pesquisa e assim armazenando uma grande
quantidade de informações pertinentes a pesquisa. Posteriormente foi utilizado
a técnica de análise e interpretação os dados recolhidos.
Os principais instrumentos para a colecta de dados foram o diário de campo,
observação participante passiva, onde o observador não participa dos
acontecimentos, apenas regista os acontecimentos no momento em que ocorrem. O
diário de campo, como colecta de dados, pode ser feito de várias formas, como
memorial descritivo, no qual caracteriza-se como, segundo Molina
(17)
uma descrição com muitos pormenores de uma realidade vivida e se referindo aos
fenómenos da consciência, as formas de pensar do indivíduo diante de situações
vivenciadas. As anotações no campo da pesquisa, é uma técnica valiosa de
abordagens de dados qualitativos, sendo complemento de informações obtidas por
outras técnicas.
A entrevista utilizada e a que mais se adequava ao estudo foi a semi-
estruturada, pois o instrumento de colecta obtém informações de questões
concretas, previamente definidas pelo pesquisador e que permitem realizar
explorações não previstas. Molina(17) relata que, quando fazemos o uso de
entrevistas semi-estruturadas, visamos garantir uma gama de informações
importantes ao estudo e dando maior flexibilidade à entrevista, proporcionando
mais liberdade ao entrevistado para expor seus aspectos, que pode ser relevante
em se tratando de determinada temática.
Outro recurso de grande vantagem utilizado pelo pesquisador é a selecção e
utilização de documentos adquiridos durante o processo de pesquisa de campo,
onde podemos seleccionar revistas, jornais, artigos, documentos referentes a
organização disponibilizados pelo inquerido, sendo uma fonte poderosa, de onde
podem ser retiradas informações, afirmações e declarações.
No intuito de explorar ao máxima foco de estudo utilizamos a técnica de
triangulação dos dados, que para Triviños
(28)
, tem por objectivo abranger ao máximo a amplitude na descrição, explicação, e
compreensão do estudo, optando por triangular o referencial teórico, as
entrevistas, os documentos e a reflexão do investigador, pois o investigador
não pode confiar em uma única fonte de dados.
Numa perspectiva mais específica em expor o problema do estudo, tendo como
definição de pesquisa, que segundo Gil
(12)
é um processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico, no
intuito de descobrir as respostas para os problemas empregando procedimentos
científicos. Com isso, podemos investigar que tipos de estratégias são
utilizadas, bem como seus principais objectivos e a missão dos departamentos
desportivos das universidades, os serviços desportivos desenvolvidos nas
instituições, se é feito um planeamento estratégico, qual a natureza das
decisões, que recursos humanos e financeiros é dependente, quais competições e
modalidades disputadas bem como o tipo de gestão utilizada pelo sistema
desportivo nas universidades.
Portanto, no intuito de responder tais problemas do estudo, a pesquisa é
concentrada no sistema desportivo ou departamento desportivo controlador do
desporto dentro da universidade e nos actores controladores deste sistema, ou
seja, nas pessoas encarregadas do desporto dentro das instituições pesquisadas,
bem como no descobrimento das estratégias e objectivos das universidades
investigadas. Para tanto estabelecemos a pesquisa descritiva que de acordo com
Gil(12), tem como objectivo e característica descrever determinada população,
fenómeno ou estabelecer relação entre variáveis.
O presente estudo foi desenvolvido no contexto do Desporto Universitário em
Portugal, sendo o universo investigado de quatro universidades, escolhidas
através de uma análise de informações juntamente com a Federação Académica de
Desporto Universitário (FADU) com relação aos serviços desportivos
desenvolvidos nas instituições bem como sua importância a nível do desporto
universitário no âmbito nacional. As universidades escolhidas foram a
Universidade do Minho (UM), a Universidades de Aveiro (UA), a Universidade de
Lisboa (UL) e a Universidade Fernando Pessoa (UFP), caracterizando três
universidades públicas e uma privada.
O passo seguinte, na busca incessante do entendimento do fenómeno, foi feito a
transcrição das entrevistas e a separação dos documentos arrecadados
pertinentes a esta fase da investigação. A seguir utilizamos a triangulação dos
dados que consiste em reunir as informações colectadas, juntamente com o
referencial teórico e a reflexão do investigador para assim realizar as
interpretações chegando a conclusão do presente estudo.
RESULTADOS
Nesta fase do estudo, relatamos o quotidiano das universidades pesquisadas,
procurando evidenciar as principais estratégias dos serviços desportivos destas
instituições de ensino superior em Portugal e também esclarecer o processo de
gestão, bem como os principais objectivos e missão dos departamentos
responsáveis pelo desporto universitário. Ainda dentro desta análise,
destacamos também assuntos relacionados como recursos humanos e financeiros
como principais investimentos por parte das universidades e com isso procurando
identificar as questões acima abordadas, tendo como campo de investigação, todo
o universo do desporto universitário nestas instituições que estão entre as
mais importantes no âmbito do desporto universitário nacional.
A análise dos dados recolhidos na investigação teve como contexto pesquisado o
serviço desportivo universitário nas Universidades do Minho (UM), Universidade
de Aveiro (UA), Universidade de Lisboa (UL) e Universidade Fernando Pessoa
(UFP). No contexto do desporto universitário em Portugal, trata-se de três
universidade públicas de renome nacional, sendo duas instituições novas e uma
que é a mais antiga do país. A quarta instituição é uma universidade privada e
nova de acordo com os parâmetros de universidades nacionais, mas sendo também
de destaque no âmbito desportivo nacional.
No processo a seguir, é feito uma análise em conjunto do material investigado.
Com isso, pretende-se chegar o mais perto possível da resolução dos problemas
em questão neste estudo, para na sequência chegar à conclusão.
Verificamos que nas universidades investigadas, o desporto universitário é
desenvolvido e apoiado pela alta gestão das instituições com objectivo
especifico de proporcionar actividades desportivas para os alunos, onde na UM e
UL também conta com funcionários e a comunidade circundante a universidade como
utentes do desporto. Ainda se tratando de objectivos, podemos dizer que as
universidades investem no desenvolvimento do desporto visando o reconhecimento
da instituição em diversos contextos através do desporto universitário.
Nos serviços desportivos encontramos discrepância entre as universidades. Tais
diferenças são relacionadas no que diz respeito a instalações tanto dos
departamentos desportivos quanto nas instalações desportivas para o
desenvolvimento das actividades. As actividades proporcionadas aos utentes são
na vertente recreativa e competitiva nas quatro instituições, havendo uma
semelhança das actividades na UM e UL, onde também contam com uma gama variada
de actividades. Destacamos que na UA o maior apoio é dado ao desporto
competitivo e com isso as modalidades recreativas ficam desprovidas de maiores
desenvolvimentos e na UFP, onde a instituição não possui instalações
desportivas próprias onde sofre um decréscimo nas possibilidades de ampliar os
serviços desportivos.
Os serviços desportivos nas instituições tem como principais objectivos
proporcionar e organizar actividades desportivas, contribuir para a melhor
qualidade de vida e ocupar o tempo livre dos alunos numa questão de lazer e
convívio social. Verificamos que na UM, UA e UL os utentes dos serviços
desportivos pagam taxas para usufruir das actividades, onde possuem diferentes
tabelas de preços dentre os mais variados serviços disponibilizados. Entretanto
na UFP os alunos não pagam qualquer tipo de taxa para usufruírem das
actividades desportivas.
Os alunos ainda têm a possibilidade de representar a instituição em competições
desportivas universitárias a nível regional e nacional. Destacamos a UM e a UFP
que possuem equipas que participam de ligas de desporto federado. Outro factor
relevante e que é comum entre as instituições investigadas, é o facto de nas
competições os alunos não pagam qualquer tipo de valor para representar a
universidade.
Como principal estratégia, verificamos que a estratégia de marketing é a
utilizada pelos serviços desportivos, sendo totalmente voltada para divulgação
da marca da instituição e o reconhecimento da universidade através do desporto
universitário. Não foi detectado nenhuma intenção em fomentar os negócios da
universidade através do desporto, por se tratarem de universidades públicas e o
mesmo na a UFP que é uma universidade privada. As universidades apenas visam o
reconhecimento nos âmbitos regional, nacional e ate internacional e a
divulgação da marca e do nome da instituição.
Com relação a organização dos departamentos desportivos, verificamos alguma
discrepância entre as universidades investigadas. A UM e a UL divulgam em
documentos escritos a missão, visão e os objectivos do departamento desportivo,
bem como divulga indicadores dos serviços desportivos. Também são elaborados
documentos referentes ao planeamento anual de actividades e o planeamento das
estratégias definidas pela gestão responsável do desporto. Previamente a este
processo as duas instituições realizam análises internas e externas no intuito
de estudar os ambientes para então delimitarem suas directrizes.
Já na UA e UFP verificamos que não há definição de missão e objectivos em
documentos específicos, são apenas conjecturas internas dos gestores dos
departamentos. Também verificamos a não elaboração em documentos sobre o
planeamentos estratégicos específicos para o desporto. Apenas são elaborados
documentos referentes a planeamento anual de actividades, projectos e
orçamentos anuais.
Tais factores anteriores são diagnosticados devido ao tipo de gestão por parte
dos serviços desportivos destas instituições. Verificamos que na UM a gestão
está a cargo de aproximadamente 10 profissionais que conta com uma equipa de
trabalho entre instrutores e colaboradores que corresponde a amplitude do
desporto naquela instituição, o mesmo ocorrendo com a UL que possui uma equipa
de 6 profissionais e mais instrutores e colaboradores suficiente para o
desenvolvimentos das funções organizacionais. Já na UA, notamos uma carência na
parte da gestão onde apenas dois gestores profissionais comandam o desporto não
suprindo as necessidades reais do desporto na UA, contando com instrutores
responsáveis pelas modalidades desportivas. Entretanto na UFP a gestão é feita
apenas por uma pessoa que foi denominada semi-profissional pois está em regime
part-time contando com a colaboração do presidente da associação responsável
pelo desporto em carácter voluntario e com os técnicos das equipas.
Entretanto, esta gestão do deporto universitário, depende muito dos recursos
financeiros para a sua existência. Na UM 60% dos recursos são suportados pelo
Serviço de Acção Social e os outros 40% é relativo as taxas pagas pelos utentes
dos serviços desportivos. A UA a taxa dos alunos suporta 50% do orçamento sendo
os outros 50% suportado pelo Serviço de Acção Social e pela Câmara de Aveiro.
Na UL não forma fornecidos indicadores de percentagem apenas foi relatado que o
orçamento é suportado pela Reitora, pelo Serviço de Acção Social e pela taxa
dos utentes dos serviços desportivos. Já na UFP o orçamento para o desporto é
totalmente suportado pela Reitoria da instituição.
DISCUSSÃO
O estudo em conclusão passou pelo universo do desporto universitário de
instituições de renome em Portugal, tendo como proposta investigar as
principais estratégias e objectivos dos serviços desportivos nas universidades
pesquisadas. Para tanto realizamos a pesquisa baseado no paradigma qualitativo
que tem como metodologia interpretativa fenomenológica e descritiva no qual
interpreta as acções humanas. Com isso a investigação partiu de inquéritos com
os responsáveis dos serviços desportivos das universidades do Minho, Lisboa,
Aveiro e Fernando Pessoa, com objectivo do descobrimento sobre o contexto do
estudo para posteriormente responder a pergunta as questões que envolvem a
investigação.
As universidades pesquisadas apoiam o desenvolvimento das práticas desportivas
através dos departamentos desportivos responsáveis pelo serviço desportivo
universitário. Os principais objectivos para o desenvolvimento do desporto por
parte da instituição são o visionamento e reconhecimento da universidade
através do desporto. Este reconhecimento pode ser através do desporto
competitivo que participa em campeonatos universitários em ambas as
instituições e no desporto federado com a UA e UFP. Este reconhecimento também
pode vir através do desporto recreativo como na UM e UL onde os serviços
desportivos são estendidos também a funcionários e população em geral
circundante a universidade.
Para tanto o estabelecimento de estratégias por parte das universidades gira em
torno do marketing da universidade, com objectivo de divulgar o nome e a marca
da instituição. As universidades do Minho e de Lisboa ainda estabelecem uma
estratégia de diversificação dos seus serviços, propiciando uma variada gama
actividades tendo cada universidade a sua particularidade.
Com relação a estrutura das organizações desportivas, verificamos as
universidades do Minho e de Lisboa se diferem da UA e UFP, no estabelecimento
de estratégias, nos planeamentos, nas tomadas de decisões e nas elaborações dos
documentos contando uma missão, visão e objectivos para com o desporto. Tais
diferenças podem ser justificadas pelos diferentes apoios dado aos serviços
desportivos por parte da alta gestão das instituições inqueridas. Verificamos
que as gestões dos serviços desportivos são de capacidades diferenciadas para o
desenvolvimento do desporto universitário nas instituições, pois como pudemos
verificar através dos dados recolhidos a UA e UFP contam com um números de
pessoas na gestão do desporto bem reduzido comparado a UM e UL.
Entretanto, não podemos deixar de destacar o empenho por parte destes gestores
da UA e UFP que lutam constantemente para o desenvolvimentos do desporto nas
instituições apesar de suas dificuldades, principalmente por parte da UFP que
não possui instalações desportivas próprias, mas que relatou está em andamento
um projecto para a construção de um pavilhão desportivo. Outro factor
importante e relevante para este estudo é que nenhuma das universidades
investigadas possui o curso de Educação Física o que seria uma mais valia com
relação a recursos humanos e recursos de instalações desportivas.
Finalizando este estudo, face a necessidade de elucidar a importância do estudo
das estratégias bem como sua utilização por parte dos serviços desportivos
universitários no objectivo de maximizar o desenvolvimento do desporto
universitário em todos os âmbitos. Esperamos que este estudo contribua para um
maior conhecimento do contexto desportivo universitário, bem como dos serviços
desportivos, pois temos consciência que o universo pesquisado é muito maior,
parecendo-nos importante o aumento de estudos nesta área que no nosso entender
é carente de referências bibliográficas.