Projectos de investigação: Cognição e Aprendizagem em História e Ciências
Sociais
Projectos de investigação
Cognição e aprendizagem em história e ciências sociais
Coordenador: Isabel Barca
Equipa de investigação
Isabel Barca, Ana Catarina Simão, Júlia Castro, Carmo Barbosa, Marília Gago,
alunos do mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino da História
Objectivos
1. Promover a compreensão de estratégias cognitivas e níveis de progressão na
construção do conhecimento histórico e social.
2. Repensar a aprendizagem da História integrando os dados que vêm sendo
fornecidos pela investigação no campo da cognição.
Enquadramento teórico
O projecto enquadra-se na linha de investigação sobre cognição e aprendizagem
situada, em vários países da Europa e América, e consequentes implicações na
Educação Histórica. Aspira a contribuir para o estabelecimento de uma rede
nacional, com ligações internacionais, de uma comunidade científica ligada à
Educação Histórica e a disseminar os seus resultados entre os professores
portugueses.
Os estudos em desenvolvimento propõem-se explorar, sistematicamente e numa
abordagem essencialmente qualitativa: a) ideias de alunos, em diversos anos de
escolaridade, sobre a História (conceitos de segunda ordem) e em História
(conceitos substantivos); b) ideias de professores, de diversos graus de
ensino, sobre a História e o Ensino da História; c) concepções de História e
Educação Histórica subjacentes às propostas curriculares e aos manuais de
História.
Tarefas já realizadas
1. Exploração de ideias de alunos, nos vários ciclos de escolaridade, acerca
da objectividade em História, do uso da narrativa e de diversos tipos de
evidência;
2. Exploração de ídeias de alunos, nos vários ciclos de escolaridade, acerca
de conceitos substantivos da História;
3. Exploração de ideias de futuros professores (4° ano universitário) acerca
da História;
4. Exploração de concepções de educação histórica subjacentes às propostas
curriculares;
5. Exploração do uso da evidência apresentada no manual de História, por
alunos do 3° ciclo de escolaridade.
Textos produzidos
BARCA, Isabel (2000). O Pensamento histórico dos jovens. Braga: CEEP,
Universidade do Minho.
BARCA, Isabel (org.), (2001). Perspectivas em Educação Histórica. Actas das l
Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: CEEP, Universidade do
Minho.
BARCA, Isabel (2001). Prospective teachers' ideas about assessing dífferent
accounts. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research,
vol 1, n 3, pp. 7-20.
BARCA, Isabel (2002) Direct observation and history: the ideas of Portuguese
students and prospective teachers. Paper presented at the 2002 AERA Meeting,
New Orleans, USA. Vancouver: Centre for the Study of Historical Consciousness,
University of British Columbia. In http://www.cshc.ubc.ca/v1ewpaper.php?1d=89
[2003.02.03].
BARCA, Isabel (org.), (2003). Educação Histórica e Museus. Actas das II
Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: CiEd, Universidade do
Minho.
BARCA, Isabel (2003). Educação Histórica: uma nova área de investigação.
Revista História. Porto: Departamento de História, Faculdade de Letras da
Universidade do Porto, nº 2 (nova série).
BARCA, Isabel (2004). Entre o Pensamento e a Acção: uma Experiência
Construtivista com Futuros Professores de História. Actas do 4° Congreso
Internacional de Educacion Superior. Havana: Ministerío de Educacion Superior.
BARCA, Isabel (2004). Os jovens portugueses e a História. Perspectiva, Revista
do Centro de Educação da UFSC, vol. 22, nº 2, pp. 381-403.
BARCA, Isabel (2004). Para uma Educação Histórica de Qualidade. Actas das IV
Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: CIEd, Universidade do
Minho.
BARCA Isabel & GAGO, Marília (2003). Aprender a pensar em História. Um
estudo com alunos no 6° ano de escolaridade. Revista Portuguesa de Educação, 14
(1), pp. 239-261.
BARCA, Isabel, MARTINS, Isabel, GARRIDO, Laura, DIAS, Paula & RIBEIRO,
Tânia (2002). Investigating cognition: What is Time? Euroclio 'European
standing Conference of History Teachers' Associations. http://
www.eurocliohistory.org/investigatingcognition.htm [2002.01.08].
CASTRO, Júlia (2003). Na encruzilhada das competências específicas em História.
O Ensino da História, Boletim da Associação de Professores de História, lll
série, nº 23-24, pp. 17-21.
GAGO, Marília (2001). Concepções de alunos sobre a variância da narrativa
histórica. Tese de Mestrado em Educação, área de especialização em Supervisão
Pedagógica em Ensino da História, Universidade do Minho.
GAGO, Marília (2003). Os alunos de 5° e 7° ano são competentes perante
diferentes versões do passado? O Ensino da História, Boletim da Associação de
Professores de História, 111 série, n° 23-24, pp. 21-24.
GAGO, Marília & BARCA, Isabel (2003). Rumor ou verdade em História?
Concepções de alunos portugueses. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e
Educacion, n° 8, (vol. 10) Ano 7, pp. 786-796.
GONÇALVES, Roque (2003). O uso da internet na exploração de fontes históricas.
Tese de Mestrado em Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
em Ensino da História, Universidade do Minho.
RIBEIRO, Flávio (2002). O pensamento arqueológico na aula de História. Tese de
Mestrado em Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino
da História, Universidade do Minho.
PARENTE, Regina (2004). A narrativa na aula de História. Tese de Mestrado em
Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da
História, Universidade do Minho.
SARDOEIRA, Olga (2003). A televisão e a aprendizagem da História: um estudo com
alunos do 7° ano de escolaridade. Tese de Mestrado em Educação, área de
especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da História, Universidade do
Minho.
SIMÃO, Ana C. (2003). Que História ensinar? O Ensino da História, Boletim da
Associação de Professores de História, III série, nº 23-24, pp. 24-28.
Balanço
O Projecto tem sido de vital importância para a emergência e desenvolvimento da
pesquisa em cognição histórica, no país. Tendo como ponto de arranque o
primeiro trabalho de doutoramento em Educação Histórica sobre o pensamento
histórico de alunos portugueses (apresentado à Universidade de Londres em
1996), integra o primeiro estudo de doutoramento na mesma área apresentado em
Portugal (Universidade de Évora, em 2001), bem como a primeira dissertação de
Mestrado, defendida na Universidade do Minho, no mesmo ano. Este último
trabalho insere-se, como projecto de ensino, no Curso de Mestrado em Educação,
na especialidade de Supervisão Pedagógica em Ensino da História. Ainda no
âmbito deste projecto de investigação, concluíram-se até à data oito
dissertações de mestrado, encontrando-se mais sete em desenvolvimento ou a
aguardar provas de defesa. Existem ainda quatro trabalhos de doutoramento em
curso.
Para além da produção decorrente de estudos sistemáticos de pósgraduação,
outros produtos de investigação têm sido publicados pela equipa, resultantes
quer de estudos individuais, quer da interacção com outros projectos de
pesquisa, quer de trabalhos de investigação-acção desenvolvidos na disciplina
de Metodologia do Ensino da História, nos cursos de pós-graduação.
A divulgação dos trabalhos no país conta especialmente com a organização das
Jornadas Internacionais em Educação Histórica, que se realizam na Universidade
do Minho com a colaboração dos mestrandos do 1° ano curricular, e com o
Congresso anual e publicações da Associação de Professores de História. No
plano internacional, têm-se reforçado laços de cooperação com a comunidade do
mesmo campo de pesquisa, através da coparticipação em seminários, simpósios e
painéis de congressos e em publicações. Esta cooperação desenvolve-se, em
particular, com investigadores de universidades do Reino Unido (Londres e
Lancaster), Estados Unidos (Cincinnati e Boston), Canadá (British Columbia) e
Brasil (UF Paraná e U. E. Pernambuco), numa perspectiva de consolidação de uma
rede internacional de investigadores em educação histórica.
Centro de Investigação em Educação
Instituto de Educação
Universidade do Minho - Campus de Gualtar
4710 Braga - Portugal
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