Reuniões Científicas: 12º Congresso Internacional da International Study
Association on Teachers and Teaching (ISATT)
Reuniões Científicas
12º Congresso Internacional da International Study Association on Teachers and
Teaching (ISATT)
Realizou-se, no passado mês de Julho, em Sydney, na Austrália, o 12º congresso
da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) cujo tema
"Desafios para a Profissão: Perspectivas e Caminhos para os professores,
para o ensino e para a formação de professores" proporcionou a reflexão e
o debate por parte das cerca de duas centenas de participantes de todo o mundo.
Cinco ideias centrais nortearam os trabalhos ao longo do congresso: o
estabelecimento de conexões através, por exemplo, de práticas inclusivas que
contemplam a diversidade, a cidadania e o autoconhecimento; a criação de
comunidades de aprendentes nas escolas e nas salas de aula, bem como em salas
de aulas virtuais, através de parcerias entre escolas, entre escolas e
universidades, e com as comunidades locais; a promoção da credibilidade através
da aprendizagem e avaliação autênticas; o fomento da criatividade através do
empenho de alunos e professores na aprendizagem e na resolução de problemas e
da sua capacidade de iniciativa; o desenvolvimento da competência dos
professores, dos formadores de professores e dos alunos.
Que relação se pode construir entre teoria e prática? Que valores centrais
estão subjacentes às comunidades de aprendentes? Que valores orientam a nossa
prática? Como promover a credibilidade e assegurar a qualidade do ensino e da
aprendizagem? Que estratégias e práticas podem promover o pensamento crítico e
criativo nos alunos e nos professores e sustentar a energia dos professores
para a mudança? De que modo a construção e a avaliação do conhecimento
influenciam o sentido de competência dos indivíduos? Que práticas promovem a
competência pessoal e profissional com vista ao desenvolvimento do sentido de
auto-eficácia e de sucesso? Estas foram algumas das questões discutidas nas
conferências plenárias e nas sessões de trabalho ao longo dos quatro dias do
congresso. São de destacar as intervenções de Geert Kelchtermans, da
Universidade de Louvaina, Bélgica, com o tema "Professional commitment
beyond contract: teachers' self-understanding, vulnerability and
reflection"; de Jennifer Gore, da Universidade de Newcastle, Austrália,
"Improving pedagogy: the challenges of moving teachers towards higher
levels of quality teaching" e de Pam Grossman, da Universidade de
Stanford, EUA, "Unpacking practice: developing a language for teacher
educators".
Nos dois dias anteriores ao congresso (2 e 3 de Julho de 2005) teve lugar um
conjunto de actividades destinadas aos estudantes de pósgraduação, organizadas
pela Universidade Católica Australiana, sendo de sublinhar as sessões de
esclarecimento e workshops sobre metodologia da investigação qualitativa,
nomeadamente a análise de dados e questões de fiabilidade e credibilidade da
investigação. O próximo congresso terá lugar no Canadá, na Universidade de
Brock, em 2007.
A ISATT (http://www.ipn.uni-kiel.de/projekte/isatt/) foi fundada em Outubro de
1983, na Holanda, tendo como principais objectivos promover, discutir e
divulgar investigação sobre os professores e sobre o ensino e contribuir para a
teorização neste domínio no sentido de promover a qualidade da educação através
da melhoria do ensino e das oportunidades de desenvolvimento profissional. No
âmbito do trabalho desenvolvido pela ISATT está ainda a revista internacional
Teachers and Teaching: Theory and Practice (6 números por ano).
Maria Assunção Flores
Membro eleito da Comissão Executiva da ISATT Universidade do Minho
Centro de Investigação em Educação
Instituto de Educação
Universidade do Minho - Campus de Gualtar
4710 Braga - Portugal
rpe@iep.uminho.pt