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EuPTHUHu1645-72502005000100026

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variedadeEu
ano2005
fonteScielo

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As percepções sobre conceitos e práticas de interdisciplinaridade de professores do ensino médio na área das Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias Luiza Olívia Lacerda Ramos (2004) As percepções sobre conceitos e práticas de interdisciplinaridade de professores do ensino médio na área das Ciências da Natureza, matemática e suas tecnologias Orientação: Prof. Doutor Robinson Moreira Tenório

A interdisciplinaridade é uma temática complexa e dinâmica, que está na pauta das diretrizes e parâmetros da educação nacional, das escolas e dos professores, trazendo otimismo e novas perspectivas, contudo, também desperta angústia por caracterizar o novo e o desconhecido. A interdisciplinaridade sustenta vários conceitos e significados relevantes, frutos do processo histórico e social, destacando-se que ela depende, basicamente, de uma atitude a ser assumida no sentido de alterar os hábitos estabelecidos na compreensão do conhecimento. Esta visão aumenta a utilização, valor e aplicabilidade da interdisciplinaridade em diferentes perspectivas: seja como meio para melhor formação do cidadão, profissional ou pesquisador, seja como forma de superação da dicotomia ensino-pesquisa ou como forma de integração curricular nas instituições de ensino.

Na busca dos consensos possíveis, e tendo como aceite a interdisciplinaridade como uma proposta de integração entre as disciplinas, sendo fundamental a tomada de consciência do educador frente a uma mudança de atitude perante o conhecimento e as relações que se estabelecem nas escolas, surge a problemática de verificar as representações práticas da interdisciplinaridade com a finalidade de estabelecer uma articulação entre o universo epistemológico conceitual e o universo das práxis pedagógicas da interdisciplinaridade.

Na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, optou-se pela observação direta, aplicação de questionário, entrevista semi-estruturada e análise documental como instrumentos para a coleta e análise dos dados. Autores como Olga Pombo (1993), Jurjo Santomé (1998;1999) e Ivani Fazenda (1996; 1999; 2000 e 2001), são referências fundamentais. Celso Vasconcelos (2002), Pedro Demo (2001), Hilton Japiassu (1976), Jean Piaget (1970), dentre outros, complementam as reflexões e contribuem para esclarecimentos teóricos acerca do assunto.

Por meio da apresentação e análise dos dados chegou-se à constatação de que os pesquisados - professores de ensino médio, da área de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias -, de uma escola estadual de Salvador, Bahia (Brasil) realizam de maneira precária o exercício da interdisciplinaridade.

Precária, principalmente, no aspecto teórico e metodológico, causando assim o esvaziamento do sentido claro, objetivo e rico da potencialidade da instrumentalização e vivência interdisciplinar.

Awareness of interdisciplinary concepts and practices among middle-education professors in the fields of Natural Science, Mathematics and their technologies Interdisciplinary teaching and learning is a complex and dynamic thematic, which is part of the guidelines and parameters of the national education, for schools and teachers, bringing optimism and new perspectives. However, it also creates anguish due to the fact that it characterizes the new and the unknown.

The interdisciplinary teaching and learning supports several concepts and important meanings, resulting from the historical and social process, the main one being that the interdisciplinary teaching and learning basically depends on an attitude to be assumed in order to change established habits in the way knowledge is perceived. This vision increases the use, value and applicability of the interdisciplinary teaching and learning in different perspectives, either as a way to train better citizens, professionals and researchers, or as a way to overcome the dichotomy between teaching and research or even a way of curricular integration in teaching institutions.

Searching for possible consensus, and accepting the interdisciplinary teaching and learning as a proposal of integration among all disciplines, considering it fundamental for educators to become increasingly aware in relation to a change in attitude concerning knowledge and relationships established at schools, the problem arises of verifying the practical representations of interdisciplinary teaching and learning with a view to establishing an articulation between the epistemological universe and the pedagogical praxis of the interdisciplinary teaching and learning.

In the field research on a qualitative approach, the option has been taken for live observation, questionnaires, semi-structured interviews and document analysis as instruments for collecting and analyzing data. Authors like Olga Pombo (1993), Jurjo Santomé (1998; 1999) and Ivani Fazenda (1996; 1999; 2000 and 2001), are seminal references. Celso Vasconcelos (2002), Pedro Demo (2001), Hilton Japiassu (1976), Jean Piaget (1970), and many others, have complemented the reflection and have also contributed to theoretical explanation concerning the subject.

Through presentation and analysis of data we have come to the conclusion that the high¬ school teachers from both Natural Science and Mathematics and its technologies from Salvador, Bahia (Brazil) state school develop interdisciplinary teaching and learning in a precarious way. Precarious, mainly, in the theoretical and methodological aspect, thus causing the depletion of the clear, objective meaning and rich potential of interdisciplinary teaching and learning..

Revista Lusófona de Educação Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Avenida do Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa

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