As percepções sobre conceitos e práticas de interdisciplinaridade de
professores do ensino médio na área das Ciências da Natureza, matemática e suas
tecnologias
Luiza Olívia Lacerda Ramos (2004)
As percepções sobre conceitos e práticas de interdisciplinaridade de
professores do ensino médio na área das Ciências da Natureza, matemática e suas
tecnologias
Orientação:
Prof. Doutor Robinson Moreira Tenório
A interdisciplinaridade é uma temática complexa e dinâmica, que está na pauta
das diretrizes e parâmetros da educação nacional, das escolas e dos
professores, trazendo otimismo e novas perspectivas, contudo, também desperta
angústia por caracterizar o novo e o desconhecido. A interdisciplinaridade
sustenta vários conceitos e significados relevantes, frutos do processo
histórico e social, destacando-se que ela depende, basicamente, de uma atitude
a ser assumida no sentido de alterar os hábitos já estabelecidos na compreensão
do conhecimento. Esta visão aumenta a utilização, valor e aplicabilidade da
interdisciplinaridade em diferentes perspectivas: seja como meio para melhor
formação do cidadão, profissional ou pesquisador, seja como forma de superação
da dicotomia ensino-pesquisa ou como forma de integração curricular nas
instituições de ensino.
Na busca dos consensos possíveis, e tendo como aceite a interdisciplinaridade
como uma proposta de integração entre as disciplinas, sendo fundamental a
tomada de consciência do educador frente a uma mudança de atitude perante o
conhecimento e as relações que se estabelecem nas escolas, surge a problemática
de verificar as representações práticas da interdisciplinaridade com a
finalidade de estabelecer uma articulação entre o universo epistemológico
conceitual e o universo das práxis pedagógicas da interdisciplinaridade.
Na pesquisa de campo de abordagem qualitativa, optou-se pela observação direta,
aplicação de questionário, entrevista semi-estruturada e análise documental
como instrumentos para a coleta e análise dos dados. Autores como Olga Pombo
(1993), Jurjo Santomé (1998;1999) e Ivani Fazenda (1996; 1999; 2000 e 2001),
são referências fundamentais. Celso Vasconcelos (2002), Pedro Demo (2001),
Hilton Japiassu (1976), Jean Piaget (1970), dentre outros, complementam as
reflexões e contribuem para esclarecimentos teóricos acerca do assunto.
Por meio da apresentação e análise dos dados chegou-se à constatação de que os
pesquisados - professores de ensino médio, da área de Ciências da Natureza e
Matemática e suas tecnologias -, de uma escola estadual de Salvador, Bahia
(Brasil) realizam de maneira precária o exercício da interdisciplinaridade.
Precária, principalmente, no aspecto teórico e metodológico, causando assim o
esvaziamento do sentido claro, objetivo e rico da potencialidade da
instrumentalização e vivência interdisciplinar.
Awareness of interdisciplinary concepts and practices among middle-education
professors in the fields of Natural Science, Mathematics and their technologies
Interdisciplinary teaching and learning is a complex and dynamic thematic,
which is part of the guidelines and parameters of the national education, for
schools and teachers, bringing optimism and new perspectives. However, it also
creates anguish due to the fact that it characterizes the new and the unknown.
The interdisciplinary teaching and learning supports several concepts and
important meanings, resulting from the historical and social process, the main
one being that the interdisciplinary teaching and learning basically depends on
an attitude to be assumed in order to change established habits in the way
knowledge is perceived. This vision increases the use, value and applicability
of the interdisciplinary teaching and learning in different perspectives,
either as a way to train better citizens, professionals and researchers, or as
a way to overcome the dichotomy between teaching and research or even a way of
curricular integration in teaching institutions.
Searching for possible consensus, and accepting the interdisciplinary teaching
and learning as a proposal of integration among all disciplines, considering it
fundamental for educators to become increasingly aware in relation to a change
in attitude concerning knowledge and relationships established at schools, the
problem arises of verifying the practical representations of interdisciplinary
teaching and learning with a view to establishing an articulation between the
epistemological universe and the pedagogical praxis of the interdisciplinary
teaching and learning.
In the field research on a qualitative approach, the option has been taken for
live observation, questionnaires, semi-structured interviews and document
analysis as instruments for collecting and analyzing data. Authors like Olga
Pombo (1993), Jurjo Santomé (1998; 1999) and Ivani Fazenda (1996; 1999; 2000
and 2001), are seminal references. Celso Vasconcelos (2002), Pedro Demo (2001),
Hilton Japiassu (1976), Jean Piaget (1970), and many others, have complemented
the reflection and have also contributed to theoretical explanation concerning
the subject.
Through presentation and analysis of data we have come to the conclusion that
the high¬ school teachers from both Natural Science and Mathematics and its
technologies from Salvador, Bahia (Brazil) state school develop
interdisciplinary teaching and learning in a precarious way. Precarious,
mainly, in the theoretical and methodological aspect, thus causing the
depletion of the clear, objective meaning and rich potential of
interdisciplinary teaching and learning..
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