Professores e encarregados de Educação. O que pensam uns dos outros sobre as
funções que têm a desempenhar na vida escolar
Susete de Jesus Patrício Martins (2004)
Professores e encarregados de Educação. O que pensam uns dos outros sobre as
funções que têm a desempenhar na vida escolar
Orientação:
Prof. Doutor Óscar C. de Sousa
O presente trabalho de investigação insere-se na problemática da relação
escola/família e teve por objectivo averiguar o que pensam professores e
encarregados de Educação relativamente às funções educativas que lhes cabe
desempenhar, isoladamente e em parceria, na vida escolar.
O estudo incidiu sobre encarregados de Educação e professores dos 1.o, 2.o e
3.o ciclos do ensino básico, dos cinco Agrupamentos de Escola existentes na
área de abrangência do Concelho de Odemira.
A partir das funções atribuídas pelos inquiridos a uns e a outros na vida
escolar, conclui-se que ambos aceitam o que se encontra estipulado na
legislação, ao considerarem fundamental para o sucesso escolar dos alunos o
envolvimento/participação dos encarregados de Educação, bem como um trabalho de
parceria entre a família e a escola. Também em convergência, defendem ter
responsabilidades educativas diferentes, alegando que a administração e gestão
escolares, a definição de metodologias de ensino, a planificação de aulas e o
Projecto Curricular de Turma são tarefas exclusivas do corpo docente. Assim,
tanto para os encarregados de Educação como para os professores, o docente
surge como o administrador/gestor da escola e patrono da sua aula,
responsável influente na formação cognitiva, psicológica e emocional do aluno,
facilitador das aprendizagens e do envolvimento dos encarregados de Educação na
escola. Os encarregados de Educação surgem como colaboradores do professor
participando, ainda que com certas reservas, em algumas tarefas, na escola. A
sua acção participativa ocorre sobretudo em casa, no seio familiar. O seu papel
parece ser mais de facilitador/colaborador do trabalho do professor do que de
parceiro com poder de decisão em assuntos relativos à escola.
Teachers and parents. How they view one another and the tasks they each have to
perform within the school life
The following research project focuses on the relationship between families and
school. It aims at finding out what teachers and parents think about their role
as educators in their children' s school life, whether as partners or
separately.¬
For this project, parents were interviewed as well as teachers of the first,
second and third ciclo, from the five groups of schools in the area of
Odemira.
On the basis of the answers given, one can infer that both teachers and parents
accept their legal responsibilities; they also consider the partnership between
family and school vital for their children's success. They also agree on having
different responsibilities, arguing that school administration, teaching
methods, lesson planning and Projecto Curricular de Turma are the teachers'
duty. So, both teachers and parents see the teacher as someone who has school
managing tasks, who is highly responsible for the student's psychological and
emotional education, who helps children in their learning process and who helps
parents to connect with school. Parents are seen as cooperative in some school
tasks, although reluctantly. They participate mainly at home. Their role seems
to be helping teachers with their work at home, instead of being partners who
share decisions on school matters.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com