Construção de uma trilha como perspectiva de novas oportunidades no contexto
social: análise de Projeto de Regularização de Fluxo Escolar implantado no
Estado da Bahia
Tatiana Gordilho Britto (2004)
Construção de uma trilha como perspectiva de novas oportunidades no contexto
social: análise de Projeto de Regularização de Fluxo Escolar implantado no
Estado da Bahia
Orientação:
Prof.ª Doutora Edna Gusmão de Góes Brennand
Este trabalho tem por objetivo realizar a análise do Projeto de Regularização
do Fluxo Escolar de 5.a a 8.a séries como uma intervenção no sistema
educacional no Estado da Bahia (Brasil), direcionado aos alunos em defasagem
idade/série, e seu impacto sobre estes atores sociais. A pesquisa permitiu,
através das informações referentes aos anos de 2000 e 2001, buscar responder à
questão central do problema: Um programa de aceleração do ensino-aprendizagem é
uma estratégia importante para minimizar os problemas de insucesso escolar?
A metodologia, através das abordagens qualitativa e quantitativa, contribuiu
para a compreensão aprofundada do objeto do estudo. Foram realizadas análise
documental e aplicação de entrevistas semi-estruturadas numa amostra não-
probabilística em sujeitos da comunidade escolar no Município de Guaratinga,
localizado no Extremo Sul da Bahia. Como aparte teórico foram trabalhados: o
estudo das políticas educacionais brasileiras (PLANK, 2001), a Pedagogia do
Sucesso {OLIVEIRA, 2001; 2000) e a conceituacão do fracasso escolar (BOSSA,
2002).
A contribuição deste trabalho é subsidiar aos implementadores de políticas,
através do resultado do impacto de ações adotadas numa reforma educacional,
visando assegurar a eficácia na implantação de novas políticas educativas.
The building of a road as a perspective for new opportunities within the social
context: analysing the Project for Regulating the School Flow
The purpose of this work is to analyze the Project for Regulating the School
Flow from 5th to 8th grades as an intervention in the educational system in the
state of Bahia (Brazil), aimed at pupils with an age/grade imbalance, and its
impact on these social actors. Through the information concerning the years
2000 and 2001, the research permitted to seek the answer for the problem's main
question: Does a program centred on the acceleration of the teaching-learning
process constitute an important strategy to minimize the problems of academic
failure?
The methodology, through qualitative and quantitative approaches, has
contributed to the deep understanding of the study's object. Documentary
analysis and application of half-structured interviews in a non-probabilistic
sample took place with citizens from the school community of Guaratinga,
located in the Extreme South of Bahia. Theoretical support was taken from: the
study of Brazilian educational policies {PLANK, 2001), the Pedagogy of Success
(OLIVEIRA, 2001; 2000) and the Conceptualisation of School Failure (BOSSA,
2002).
The contribution of this work is to assist those who implement educational
policies through the result of the impact of the adopted actions in an
educational reform, aiming to ensure the effectiveness In the implementation of
new educational policies.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com