O Curso de Formação Feminina na Escola industrial e Comercial de Évora (1948-
1973). Um contributo para o estudo do ensino técnico feminino
Helena Amélia Nobre Cardoso Vaz Palma (2005)
O Curso de Formação Feminina na Escola industrial e Comercial de Évora (1948-
1973). Um contributo para o estudo do ensino técnico feminino
Orientação: Prof.ª Doutora Áurea Adão
O Curso de Formação Feminina, produto da Reforma do Ensino Técnico Profissional
de 1948, foi criado no sentido de substituir todos os cursos técnicos
existentes de cariz tradicional especificamente femininos. A sua implementação
abrangeu todo o país tendo funcionado na Escola Industrial e Comercial de
Évora, desde o ano lectivo de 1950/1951 até 1974/1975. Os conteúdos específicos
para a formação das raparigas tinham como objectivo dar-lhes os conhecimentos
necessários para serem boas esposas e mães de família, pelo que aprendiam a
organizar a casa, a dirigir o orçamento familiar, a cozinhar, a confeccionar
peças de roupa, a bordar, a cuidar dos bébés. Em simultâneo, também tinham
outras disciplinas de carácter geral como Português, Francês, Matemática,
Geografia, Dactilografia, de entre outras, bem como actividades circum-
escolares. O objectivo desta formação doméstica enquadra- se no período do
Estado Novo, durante o qual as raparigas se deviam confinar ao espaço privado
do lar, com base na sua natureza biológica. As alunas da Escola Industrial e
Comercial de Évora ingressavam no Curso de Formação Feminina depois de terem
obtido aprovação no Ciclo Preparatório. Na sua maior parte eram oriundas do
concelho de Évora e de famílias humildes, daí, o seu desejo de concluir o Curso
não para ficar em casa mas para exercerem uma profissão, como testemunham as
entrevistas efectuadas a algumas das ex-alunas. Exemplos de trabalhos
executados nas aulas de Oficinas e Desenho que se incluem em anexos, dão uma
ideia das aprendizagens que constituíam, no seu conjunto, a base do Curso e do
exame de aptidão profissional.
The Women’s Training Course was introduced by the Technical and Professional
Education Reform Act of 1948 in order to replace all the existing technical
courses of a traditional nature specifically designed for women. Such courses
were available to young women all over the country and in Evora the course was
offered by the Escola Industrial e Comercial de Évora (Évora Commercial and
Industrial School) from the 1950/1951 academic year until 1974/1975. It was
aimed at endowing young women with the skilis thought to be required to make
them into good wives and mothers within the context of the family; they learned
domestic science and home economics, cooking, clothes-making, embroidery and
infant-care, besides other subjects of a more genera! nature, such as
Portuguese, French, Mathematics, Geography, Shorthand Typing, and there were
also extra-curricular activities. The aim of this kind of training was in
keeping with the overall policies of the Estado Novo (New State): the home was
the sphere of action defined for young women, which was justified on biological
grounds. As soon as they had successfully completed the Ciclo Preparatório
(Middle School), young women could enrol on the course as students at the
Industrial School. The majority of them came from the Concelho (District) of
Evora, from humble families, and on completing the course they sought to get a
job outside the home, as interviews conducted with ex-students bear witness.
Examples of pieces of work produced in the Handicrafts and Art classes are
contained in the annexes and give a good overall impression of what was taught
on the course and the requirements of the professional aptitude examination.
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