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EuPTHUHu1645-72502005000200030

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variedadeEu
ano2005
fonteScielo

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Representações sociais de professores de escolas municipais de Lucena/ PB sobre formação e prática docentes Nívia Regina de Oliveira Souza (2005) Representações sociais de professores de escolas municipais de Lucena/ PB sobre formação e prática docentes Orientação: Prof. Doutor Otávio Machado Lopes de Mendonça Neste trabalho desenvolve-se uma pesquisa feita no Munìcípìo de Lucena/PB, com professores de escolas municipais que leccionam nas séries iniciais da Educação Básica, naturais da referida cidade. Buscou-se analisar, através da participação activa dos sujeitos da pesquisa, as representações sociais que os professores de escolas municipais de Lucena/Pb têm sobre a formação e prática docente. Nesse sentido, procurou-se identificar e investigar os factores que influenciam a prática docente nas escolas municipais, bem como a inserção dos professores tornados como sujeitos da pesquisa no âmbito educacional. Este estudo pretende contribuir para a correção das deficiências, mas particularmente possibilitar melhorias nas atividades pedagógicas desenvolvidas por esses professores, apontando métodos de ensino compatíveis com a realidade educacional em que estão inseridos, de maneira que favoreçam resultados positivos nas séries iniciais da Educação Básica. A população entrevistada foi composta por educadores naturais da cidade, que trabalham nos turnos manhã e tarde, na zona urbana. A amostra foi realizada de forma não aleatória, sendo formada por um grupo de nove professores. A técnica escolhida para a coleta dos dados foi a história de vida, como forma de contribuir para uma análise crítica da formação docente, bem como para adoção de estratégias compatíveis com a realidade local, tendo em vista a melhoria do ensino oferecido no município.

Foram tomadas como ponto de partida para a discussão dos dados algumas categorias conceituais, objetivando- se analisar o conteúdo das histórias de vida, mas sem perder de vista o contexto em que os sujeitos estão inseridos. Os resultados da pesquisa deixaram evidente que a representação social dos professores de Lucena, sobre formação e prática profissional docentes, recebe a influência de vários elementos, que, no seu conjunto, direcionam o pensamento do docente para o seu fazer profissional. Revelaram, também, aspectos que precisam ser analisados por todos os responsáveis pelo processo educativo do Município em apreço, pois os professores manifestaram, através dos depoimentos, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no decorrer da profissão escolhida, o desejo e o interesse de crescerem profissionalmente, em busca de um futuro melhor. Deixaram claro, também, que mudanças precisam ser implantadas, para que se possa avançar e alcançar resultados mais expressivos.

In this work, a research has been developed at the town of Lucena-PB, with teachers from municipal schools who teach the initial grades of basic education, native from the referred town. We looked forward to analyze, through the active participation of the research’s people, the social representations that the municipal school teachers in Lucena-PB, have over the staff’s formation and practice. In this sense, we tried to identify and investigate the factors which influence the teachers staff practice in municipal schools and also the insertion of teachers taken to the research at the educational range (extent). The research from this study intends to contribute for the correction of deficiencies, but particularly to make it possible some improvements at the pedagogical activities developed by those teachers, pointing yet, teaching methods compatible to the educational reality in which they are inserted, so that they will have positive results at the initial grades of basic education.

The interviewed population was composed by native educators of the researched town, at the morning and afternoon turns, at urban areas. The sample was fulfilled not in a shuffled way. It was formed by a group of nine teachers. The history of their lives was chosen as a technique to collect data, to contribute for a critical analysis of the staff s background, for the adoption of strategies that are compatible with the local reality, having in mind the improvement of the education offered at the town. As departure point to discuss data, there were taken some conceptual categories, with the objective of analyzing the content of the life histories without forgetting the context in which they are inserted. The research’s results made it clear that the representation of Lucena’s teachers about trainig and professional practice, receive influence from a sort of elements that in their group direct the thought of the teacher to their professional doing. They also revealed some aspects which must be analyzed by everyone who is responsible at the educational process at that town, because the teachers expressed by their testimonies, that despise all the difficulties faced at the chosen profession, the desire and interest to improve professionally, in search of a better future. They made clear, also, that changes must happen so that they can move forward and reach more expressive results.

Revista Lusófona de Educação Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF) Avenida do Campo Grande, 376 1749-024 Lisboa

revista.lusofona@gmail.com


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