Propostas e Ações do Programa de Formação Continuada de professores: percepção
de professores de escolas públicas estaduais de João Pessoa
Maria Dedice Ramos
2006
Propostas e Ações do Programa de Formação Continuada de professores: percepção
de professores de escolas públicas estaduais de João Pessoa.
Orientação: Prof. Doutora Marisete F. de Lima
As mudanças que ocorrem na politica de formação do educador decorrem das
profundas transformações observadas no contexto das relações sociais, culturais
e económicas e a formação continuada docente e um tema que vem sendo discutido
no cenário educativo atual. Nesse sentido, este trabalho de investigação teve
como objetivo geral analisar a percepção de professores de escolas públicas
estaduais sobre as propostas e acções dos programas de Formação Continuada de
Professores promovidos pela Secretaria de Educação e suas necessidades
pedagógicas. Para responder ao objetivo geral procuramos contemplar objetivos
específicos; buscamos investigar: os objetivos e metas dos projetos da Formação
Continuada para Professores; a participação das Instituições de Ensino
Fundamental na elaboração dos projectos de Formação Continuada; elencar os
pontos positivos e negativos sobre os projetos de Formação Continuada segundo
os professores, sujeitos da Pesquisa; levantar a opinião dos mesmos sobre os
programas da Formação Continuada; identificar as mudanças pedagógicas
promovidas pelos programas de Formação Continuada na atuação docente.
Procuramos, ainda, identificar as necessidades pedag6gicas dos professores. A
metodologia utilizada foi de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa
dos dados obtidos, fundamentada em um questionário semi-estruturado elaborado e
validado pela pesquisadora. A coleta dos dados foi realizada com uma amostra de
59 professores com idade entre 23 e 62 anos. Após a analise dos dados, os
resultados revelaram que os professores se encontram pouco motivados para
exercer a profissão; 76,3% declaram que não se sentem dignamente remunerados na
profissão; a maioria afirma que deixaria a profissão caso tivesse opções. A
maior parte dos professores declara que sua escola tem Conselho Escolar e que
os mesmos funcionam; a maioria declara que a Secretaria de Educação não oferece
cursos de capacitação frequentemente. 98,3% dos professores não sentem que o
governo trata a educação como prioridade e não oferece uma educação de
qualidade, dentre outras questões. Os pontos positivos mais citados foram
enriquecimentos de conhecimentos; interação e troca de experiências e
atualização do professor. Concluímos que de um lado se encontram os órgãos
oficiais do estado e do outro o desejo e as percepções expressas pelos
professores sobre a educação continuada. A proposta do processo de formação
continuada e proporcionar o desenvolvimento do profissional docente,
capacitando o professor para melhor compreender e executar a prática
pedagógica. No entanto, a maioria dos entrevistados confirma uma posição
contrária.
Proposals and Actions of the Continued Formation of teachers Program:
perception of teachers in public state schools in João Pessoa.
The changes that occur in the politics of formation of the educator elapse of
the deep transformations observed in the context of the social, cultural
relations and economic and the teaching continued formation is a subject that
comes being argued in the current educative scene. In this direction, this work
of inquiry had as objective generality to analyze the perception of teachers of
state public schools on the proposals and action of the programs of Continued
Formation of teacher promoted for the pedagogical Secretariat of Education and
its necessities. To answer to the general objective we look for to contemplate
specific objectives; we investigate: the objectives and goals of the projects
of the Formation Continued for teachers; the participation of the Institutions
of Basic Education in the elaboration of the projects of Continued Formation;
describe the positive and negative points on the projects of Continued
Formation teachers, objects of the Research; to raise the opinion of the
teachers on the programs of the Continued Formation; to identify the
pedagogical changes promoted by the programs of Formation Continued in the
teaching performance. We also look for, to identify the pedagogical needs of
the teachers. The used methodology was a descriptive character with a
qualitative boarding of the gotten data, based on a questionnaire half-
structuralized elaborated and validated by the researcher. The collection of
the data was carried through with a sample of 59 teachers with age between 23
and 62 years. After the analysis of the data, the results had disclosed that
the teachers were not very motivated to exert the profession; 76,3% declare
that they weren't enough remunerated; the majority affirms that would leave the
profession in case of others options. Most of the teachers declares that its
school has Pertaining to school Advice and that its function; the majority
declares that the Secretariat of Education does not offer frequent
qualification courses. 98,3% of the professors doesn't feel that the government
treats the education as priority and do not offer an education of quality,
among other questions. The more positive points cited more had been enrichments
of knowledge; interaction and exchange of experiences and update of the
teacher. We conclude that in on side we find the official agencies of the state
and on other the desire and the express perceptions by teachers on the
continued education. The aim of the process of continued formation is provide
the development of the teaching professional, enabling the teachers to better
understand and to execute the pedagogical practic. However, the majority of
them confirm a contrary position.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com