Educando o Cidação Global. Análise exploratória dos discursos dos professores
do 1º e 2º ciclo sobre os efeitos da globalização nas suas práticas docentes
Carla Cristina Marques Galego
2006
Educando o Cidação Global. Análise exploratória dos discursos dos professores
do 1º e 2º ciclo sobre os efeitos da globalização nas suas práticas docentes
Orientação: Prof. Doutor António Teodoro
A presente dissertação de mestrado integra-se numa pesquisa que procura
conhecer os modos como o processo designado por globalização afecta as vidas e
o trabalho quotidiano dos professores.
Em termos conceptuais, começa-se por expor os fundamentos teóricos que enformam
o conceito de globalização, definida, grosso modo, como um processo
caracterizado pela intensificação das relações sociais mundiais estabelecidas
entre o local e o global. Posteriormente, para analisar a possível relação
entre globalização e educação convocam-se duas abordagens macro-teóricas: uma,
designada por Cultura Educacional Mundial Comum (CEMC) e desenvolvida por John
Meyer e sua equipa; outra, designada por Agenda Globalmente Estruturada para a
Educação (AGEE), de Roger Dale. A primeira concebe a universalização da
educação por meio de isomorfismo social; a segunda, justifica a expansão
escolar por meio de um conjunto de dispositivos político-económico, conduzidos
pela necessidade de manter o sistema capitalista, mais do que qualquer outro
conjunto de valores.
Este estudo de carácter exploratório e descritivo adopta como estratégia
metodológica a investigação qualitativa, tendo sido utilizado como procedimento
fundamental o focus group, donde resultaram os discursos produzidos pelos
professores que constituíram o material empírico nesta pesquisa.
Sendo a sala de aula um vasto campo de análise onde (co)existe uma enorme
multiplicidade de dimensões que se articulam entre si na produção da prática
pedagógica, os resultados aqui apresentados centram-se em quatros dessas
dimensões, isto é, centram-se no perfil do aluno e do professor, na relação
pedagógica, no curriculum e na avaliação.
The present masters dissertation is a part of a study of the effects of
globalization on the daily life and work of teachers.
In conceptual terms, this thesis begins by explaining the fundamental
theoriststhat inform the concept of globalization, defined roughly as a process
characterized by the intensification of established worldwide social
relationships between the local and the global. Subsequently, in order to
analyze the possible relationship between globalization and education, two
macro-theoretical approaches are called upon: one designed by CEMC and
developed by John Meyer and his team; the other, by Roger Dale, was designed by
AGEE. The first conceives the universalization of education through social
isomorphism; the second justifies the expansion of schools through a joining of
political-economic provisions, conducted for the necessity of maintaining the
capitalist system, above all other set of values.
This exploratory and descriptive study adopts qualitative research and
it's a methodological strategy, as the focus group, having been utilized
as the mainprocedure, resulted in discourses produced by the professors that
made up the empirical material in this study.
Because a classroom is a large field of analysis where an enormous multiplicity
of dimensions exists, within which the production of pedagogical practice is
articulated , the results presented here focus on four of these dimensions,
that is, they are centred on the profile of the student and the professor, the
pedagogical relationship, curriculum, and assessment.
Revista Lusófona de Educação
Centro de Estudos e Intervenção em Educação e Formação (CeiEF)
Avenida do Campo Grande, nº 376
1749-024 Lisboa
revista.lusofona@gmail.com