Protocolo de recolha de textos
- Os textos foram recolhidos mediante um protocolo previamente definido que incluiu o consentimento informado dos sujeitos participantes.
- Os textos correspondem a diferentes estímulos (indicados na etiquetagem de cada texto) e foram produzidos por estudantes universitários
- do 1.º ano de todas as licenciaturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (sub-corpus Humanidades / Humanities– unidade curricular de Linguagem e Comunicação - LC):
- Licenciaturas: ARQ (Arqueologia); EA (Estudos Artísticos); EC (Estudos Clássicos); EE (Estudos Europeus); CIAB/CI (Ciências da Informação); F (Filosofia); G (Geografia); H (História); HA (História da Arte); J/JC (Jornalismo e Comunicação): LM (Línguas Modernas); P (Português); TLP/TTP (Turismo, Território e Património).
- do 3.º ano da licenciatura em Engenharia Informática (EI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (sub-corpus Engenharia / Engineering – unidade curricular de Comunicação Técnica - CT)
- do 2.º ano da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo (sub-corpus Moçambique – Escrita Académica):
- Ensino de Português (EP); Linguística (L); Literatura Moçambicana (LM); Tradução (TRAD)
- Os textos abrangem atualmente o período compreendido entre os anos letivos de 2011/2012 e 2017/2018
- Foram recolhidos textos em suporte informático (produzidos sem qualquer constrição) e manuscritos (produzidos em contexto de clausura, sem consulta).
- A cada texto foi atribuída uma codificação conforme os seguintes critérios:
- 2 a 4 primeiros dígitos – ano letivo; por exemplo: 1617 = 2016/2017 (em Portugal); 17 – 2017 (em Moçambique)
- 2 iniciais para as disciplinas; por exemplo: CT = Comunicação Técnica; LC = Linguagem e Comunicação (em Portugal); PTGIV = Português IV.
- 2 iniciais para o/a autor
- 2 a 4 iniciais para o curso
- 1 a 3 dígitos em numeração sequencial
- Eventualmente, uma minúscula para textos produzidos pelo/a mesmo/a autor/a
A organização por géneros segue as instruções dadas em aula pelo/as docentes. Indicam-se de seguida alguns detalhes para identificação.
Artigo de divulgação – texto de divulgação científica, destinado a publicação num jornal ou revista
Artigo técnico – texto sobre um tema científico, destinado a publicação especializada da área
Carta – textos de apresentação individual (carta de apresentação / motivação) ou protesto (carta de reclamação)
Descrição – texto que apresenta as características ou propriedades de um objeto
Ensaio – texto de reflexão crítica sobre um tema
Manual de instruções (excerto) – conjunto de indicações para por em funcionamento um dispositivo ou uma máquina
Relatório – texto expositivo / explicativo que apresenta os resultados de uma pesquisa
Resposta de desenvolvimento – texto manuscrito, produzido em clausura, como resposta a uma pergunta aberta.
Sumário / Abstract – texto que resume / apresenta outro mais extenso
|