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Comunicação e Realidade A comunicação determina a realidade?
Abstract A partir de algumas pesquisas sobre “Comunicação e Realidade” realizei este trabalho que tem como objetivo compreender a influência que a comunicação da informação tem na realidade. A pesquisa é baseada na leitura de textos e outros artigos sobre este tema, são abordados tópicos como o acesso e organização da informação, e o papel dos meios de comunicação na transmissão da mesma. Devido ao tema ser tão abrangente e subjetivo encontrei vários pontos de vista, após selecionar a informação defini o meu. No final, conclui-se que a comunicação e a informação estão sempre interligadas, e a realidade é um fator importante para ambas.
Palavras-chave: Comunicação; Informação; Realidade;
Introdução “O meio é a mensagem” (McLuhan, 1967) Segundo Marshall McLuhan, um destacado filósofo e teórico da comunicação, o meio influencia a maneira como percebemos a mensagem e consegue facilmente mudar todos os aspetos da nossa vida pessoal. O meio afeta a sociedade porque não é apenas um transmissor da mensagem, é ele próprio a mensagem. A natureza dos meios sempre teve mais impacto nas sociedades do que o conteúdo da comunicação, será que os meios alteram a forma como lidamos com a realidade? É este o principal tema deste trabalho, a influência da comunicação na realidade. Com a minha pesquisa espero perceber melhor a importância da comunicação para a realidade, assim como a função da informação neste ciclo. A comunicação determina a realidade? O homem é um ser que necessita de viver inserido na sociedade a que pertence. Precisa de estabelecer uma constante relação comunicativa com tudo o que o rodeia e com todos os indivíduos com os quais se relaciona. A comunicação é o que faz desenvolver as relações humanas, é o ato de transmitir mensagens estimulando e desencadeando respostas e é o suporte para uma vida em sociedade. A relação comunicativa do Homem com aquilo que o rodeia é uma relação natural e permanente com o quotidiano, para a qual o Homem estará constantemente recetivo a captar e responder a estímulos vindos do exterior. “A emergência dos meios de comunicação de massa leva à pesquisa sobre esses meios, então nos anos 20/30 surgem teorias embrionárias refletindo uma procura social, a mais conhecida é a “teoria da agulha hipodérmica”. Esta teoria apoia-se na ideia base da manipulação - os meios de comunicação social servem para manipular as consciências, injetam os seus conteúdos de forma direta e imediata nos indivíduos.” (Wolf, 1999) Por um lado os meios conseguem manipular populações inteiras e os indivíduos são considerados uma massa moldável que recebe, de forma passiva, e é influenciada, de maneira uniforme, pelas mensagens dos mass media. Por outro lado alguns investigadores perceberam que os meios de comunicação estão longe de ter um poder quase ilimitado sobre as pessoas, os contactos interpessoais parecem ser mais importantes do que os meios de comunicação de massa, as ideias frequentemente circulam a partir da rádio e da imprensa para líderes de opinião, passando em seguida destes para os setores menos ativos da população. “O ser humano é, por natureza, um ser que interroga a realidade e busca extrair dela a verdade dos fenômenos humanos, naturais ou sociais.” (Marshall, 2014) Comunicação da informação Nos dias de hoje facilmente obtemos informação através de vários instrumentos como a internet e os meios de comunicação, tendo assim acesso ao que acontece no outro lado do mundo em tempo real. A informação é cada vez mais valiosa, informar não é uma mera transmissão de informação, é um processo complexo no qual há que selecionar e elaborar a comunicação, para depois a canalizar para o processo comunicativo. Nenhum grupo humano teria possibilidade de sobreviver se, entre os seus elementos, não existisse qualquer troca de informação. Toda a informação precisa de ser gerida e para isso foram criados os sistemas de informação. “Um sistema de informação é um sistema especializado no processamento e na comunicação de dados, é constituído por um conjunto de módulos interligados entre si por meio de uma rede com protocolo comum. Um sistema de informação tem como núcleo central a informação e como finalidade a sua gestão.” (Silva, 2015) Ao contrário do que pretende e faz a informação, que elege os fins para compor os meios, a comunicação dedica especial atenção aos meios, tendo em vista o seu principal objetivo: promover a coexistência e correspondência de sujeitos em ação. “Os meios de comunicação unem e ao mesmo tempo separam os termos informação e comunicação. A informação é produzida para atender os fins específicos a que se destinam, a comunicação, por sua vez, é reconhecer a existência de sujeitos em ação.” (Soares, 2018)
Regras da comunicação Podemos comunicar com o outro de diversas formas, através da fala, da escrita, ou outros exemplos de comunicação pelos quais transmitimos uma mensagem. De acordo com R. Jakobson (1989), alguns elementos podem ser destacados: Emissor – é aquele que emite uma mensagem Mensagem – representa o conjunto de informações transmitidas pelo emissor Recetor – é aquele que recebe a mensagem Código – é a combinação de signos utilizados na transmissão da mensagem Canal de Comunicação – representa a via por onde a mensagem é transmitida Contexto/Referente – é a situação a que a mensagem se refere Na comunicação existem várias regras, mas o mais importante é sermos claros e diretos quando queremos transmitir uma mensagem, e tentar fazê-lo de maneira positiva e com precisão.
Conclusão Depois de analisar várias perspetivas, podemos dizer que os meios de comunicação não são os únicos agentes que influenciam as decisões das pessoas e que, por vezes, nem são os mais poderosos desses agentes. As pessoas apresentam mecanismos de defesa contra a persuasão, nomeadamente contra a persuasão mediaticamente induzida (as pessoas tendem a ler, ver ou escutar aquilo com que de antemão já estão de acordo). A audiência não é constituída por uma massa de indivíduos isolados uns dos outros, passivos e inertes perante os mass media, a audiência é composta por “redes de indivíduos interligados”, que efetuam a receção das mensagens mediáticas. Mas, na minha opinião os meios são uma peça fundamental na sociedade, é a partir dos meios que os humanos produzem sonhos e pesadelos, verdades e mentiras, a comunicação tanto consegue gerar a calma como a desordem, sendo assim uma grande influência para as pessoas. Os meios alteram sim a maneira como lidamos com a realidade, tal como nos diz McLuhan, “O meio é a mensagem”, observar algo na televisão é sempre inevitavelmente diferente de ouvir algo na rádio, pode até ser a mesma informação mas a observação de imagens que a televisão nos permite afeta o processamento da informação. Mas não podemos deixar de lado a capacidade de defesa e crítica do ser humano que não se deixa influenciar facilmente pelos meios.
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