Um scanneré um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, textos, etc. para o computador, basicamente a função de um scanner é fazer o inverso de uma impressora. Sendo que o scanner encontra-se dividido em duas categorias. O scanner de mão, que é como um granderato, o qual deve-se passar por cima do documento para efetuar a digitalização; uma outra categoria é o scanner de mesa sendo que este é parecido a uma fotocopiadora, mas em vez de imprimir como faz a fotocopiadora este envia os dados para o computador; existem também o scanner de tambor, que entre todos os outros, é o que produz uma imagem mais parecida com o original, mas em contrapartida este não pode digitalizar tipos de papel quebradiço.
A resolução de um scanner define a capacidade que este tem em captar os detalhes do documento. A medida utilizada é dpi (dots per inch), que quanto maior melhor a resolução. A profundidade de bits é o numero de bits existentes por pixel, sendo que quanto maior melhor a qualidade.
Com esta pequena explicação recomendo que se tente desenvolver um sensor com a qualidade de um scanner de tambor para os outros tipos de scanner.