Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1112CTMBEI101b

1112CTMBEI101b

Text genreArtigo técnico
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionRedija um artigo técnico de 1000 palavras no máximo (incluindo referências bibliográficas, se as houver), destinado a publicação num jornal / revista da especialidade. O texto deve ser organizado tendo em conta um público de pares, ou seja, com conhecimentos específicos sobre a matéria.
Task ID1112CTAT01
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências
CourseEngenharia Informática
SubjectComunicação Técnica
School year2011-2012
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

A Produção de Animes

Sumário

Anime é a designação mais comum para referir os trabalhos de desenhos animados japoneses que têm tido uma forte aceitação no ocidente. Este artigo descreve a metodologia de desenvolvimento utilizada pelas principais empresas produtoras de anime. Trata-se de um processo complexo que envolve nove etapas, desde a criação do guião até à fase final onde se sonoriza o filme.

O artigo refere também a utilização das novas tecnologias na criação de animes em confronto com os métodos tradicionais e como muitos autores conseguem resistir à mudança.

Palavras-chave: Anime, Manga, Produção, Tecnologia, Animação, Procedimento.

Introdução

Anime é um termo que entrou no nosso vocabulário corrente e que designa os filmes de desenhos animados japoneses. muito que os animes deixaram de ser um produto estritamente japonês para se tornarem conhecidos por todo o mundo, estando cada vez mais presentes no dia-a-dia de muitos de nós. A produção de animes é um processo complexo que envolve muitas pessoas, exigindo uma elevada capacidade de cooperação e trabalho em grupo. Neste artigo são abordadas as técnicas mais utilizadas nos dias de hoje no processo de produção de animes e discutida a influência das tecnologias da informação emergentes neste processo.

De um modo geral, a metodologia de produção de animes adotada pelos principais autores compreende quatro fases, descritas nas secções seguintes: pré-produção, produção, animação e composição final.

Pre-produção de um anime

Antes de iniciar a produção de um anime, é necessário escolher uma história, quer seja um trabalho original, uma adaptação de um manga ou de um livro. Segue-se uma fase em que se constrói a estrutura base de uma equipa de desenvolvimento, se identificam patrocinadores e se define uma estratégia de marketing. A base da equipa de desenvolvimento é constituída por um diretor geral, um diretor de episódios e um diretor de animação. Juntos irão decidir como o anime vai ser produzido e como a história se vai desenvolver ao longo dos episódios. Têm também como missão a escolha dos restantes membros da equipa para os principais cargos na equipa de desenvolvimento, tais como designers de personagens ou designers de mecha. Estes vão desempenhar um papel decisivo na próxima fase, a do design das personagens, mecha, roupa, entre outros, com base em descrições dadas pelos diretores. Para o caso de ser uma adaptação de um manga, os designers de personagens necessitam apenas de simplificar o design destas de modo a que possam ser utilizadas para animações. Depois de todos estes detalhes estarem decididos e concluídos, passa-se à produção do primeiro episódio.

Fase de produção

Antes de o episódio começar a ser produzido, é escrito um guião (script) do episódio, por um ou mais escritores. Este script é utilizado pelo diretor de episódios que vai adaptá-lo e decidir como vai aparecer aos espectadores.

Toda esta fase é supervisionada pelo diretor geral e é apresentada sob a forma de um storyboard criado pelo próprio diretor, ou por storyboarders (como é comum para animes divididos em episódios destinados a difusão por televisão, visto que um storyboard demora, em media, 3 semanas a criar, e os episódios são, geralmente, semanais). Os storyboards são regularmente desenhados em papel A4, e contêm os detalhes essenciais de um episódio: o número de cuts, os movimentos das personagens, os movimentos da câmara e a duração de cada cut em segundos e em frames. A medição em frames é um fator importante e tido em consideração, visto que o número disponível de desenhos, por episódio, é limitado, por questões de orçamento.

Depois de o storyboard estar completo, é necessário criar o esboço de cada cut. Animadores sénior criarão estes esboços que incluem um esquema da imagem de fundo, onde as personagens vão estar situadas e como vão estar dispostas e uma descrição, novamente, dos movimentos da câmara, dando uma imagem de como a cut ficará no final. Mal sejam terminados e aprovados pelo diretor, uma cópia de cada esboço é enviada para o departamento que ficará responsável pelas imagens de fundo, e outra é enviada aos animadores chave.

Imagens retiradas

Animação

Grande parte dos animes criados nos dias de hoje são maioritariamente feitos à mão pois, não permite maior expressividade aos criadores, como é o modo a que estão, geralmente, mais habituados. Na primeira fase da animação, é distribuída aos animadores chave um determinado número de cuts. Estes vão ter de desenhar frames mais importantes, que marcam mais a expressão, ou uma posição específica de uma personagem. Por exemplo, no caso de uma personagem estar a dar um pontapé numa bola, o início do pontapé seria uma frame e outra o momento em que o atinge a bola. Estes desenhos incluem também linhas que delimitam as áreas onde as sombras vão estar representadas. É comum em muitos projetos encontrar 20 animadores chave a trabalharem num único episódio, individualmente e, por vezes, em mais do que uma cut. Uma das caraterísticas de um bom animador chave é a sua capacidade em conseguir criar animações com um estilo próprio, indo além dos requisitos base, o que poderia causar problemas de consistência caso todos os animadores chave o fizessem, visto que muitas das cuts iriam ter diferenças de umas para as outras. Certificar-se de que tal não acontece é uma das funções do diretor de animação.

Os diretores de animação são responsáveis por verificar todas as frames chave (as criadas pelos animadores chave) e corrigir o que for necessário de modo a evitar grande desvio, não de umas para as outras, como em relação aos modelos pré-definidos das personagens. Regularmente, um episódio de um anime poderá ter mais do que um diretor de animação, no entanto, isso poderá significar que problemas com deadlines, ou que uma grande quantidade de desenhos a necessitarem de correção, ou apenas que diretores de animação a corrigirem partes relacionadas com as suas especialidades (por exemplo, desenhos de animais, ou desenhos de mecha).

Como se os episódios tivessem apenas as frames chave iriam estar incompletos e pouco naturais, é necessário alguém que desenhe as frames que ligam as frames chave, de modo a que as animações sejam mais fluidas (in-between frames), os in-betweeners. Os in-betweeners são animadores com menos experiencia, salários inferiores, e que muitas vezes que não pertencem à empresa, sendo na maior parte dos casos, como tal, uma posição temporária na carreira de um animador. Muitas vezes, para sequências de frames importantes, os animadores chave fazem também as in-between frames de modo a reduzir a probabilidade de estas possuírem uma qualidade inferior. Juntando os desenhos dos animadores chave e dos in-betweeners, obtemos todas as frames que estarão presentes no anime.

Os animes costumam ser animados a uma taxa de 2:s (ou seja, 1 desenho para cada duas frames, o que equivale a 12 desenhos por segundo), no entanto animações que são feitas a 1:s (24 frames por segundo) e a 3:s (8 frames por segundo). Se cada segundo de um anime fosse animado a uma taxa de 2:s, seriam necessários 15000 desenhos por episódio, no entanto, ao existirem várias cenas que não necessitam de movimentos fluidos, um episódio de anime terá, em média, 3000 desenhos ou frames.

Composição Final

Uma vez desenhadas e verificadas, as frames são digitalizadas e pintadas pelo departamento responsável. Antigamente esta fase era também feita à mão mas, devido à possibilidade de incluir um maior número e variedade de características, como texturas e gradientes, e tornando o processo mais rápido e barato, é cada vez mais comum ser feita a computador. Após todas as frames serem coloridas, podem ser convertidas para animação, utilizando um programa chamado RETAS!PRO, usado em aproximadamente 90% dos animes lançados no Japão. As animações são, por fim, adicionadas às imagens de fundo finalizadas. São também adicionados todos os efeitos especiais como brilhos, luminosidade, entre outros, de modo a salientar não o ambiente 2D dos desenhos, como animações que envolvam explosões e ataques mágicos.

Antes do anime estar completo é necessário implementar a fase de sonorização, que inclui seja as vozes das personagens, os sons dos efeitos ou mesmo a música de fundo caso ainda não tenha sido integrada. Este processo final é, geralmente, feito por outras empresas. Uma das grandes diferenças entre a gravação das vozes para as personagens dos filmes orientais e ocidentais é que, no anime, os atores de voz (Seiyuu) utilizam o vídeo como guia e têm de se coordenar de modo a falar em sintonia com as personagens, enquanto os animadores ocidentais adaptam as animações de modo a que estas coincidam com as vozes dos atores.

Conclusão

Com os avanços recentes da tecnologia na área de sistema de informação, muitos dos principais processos de criação de animes podem ser simplificados, reduzindo os custos de produção, designadamente o número de recursos humanos e o tempo necessário à produção dos filmes. No entanto, apesar desta capacidade de automatizar, ainda que parcialmente, a produção de animes, procedimentos que se mantém praticamente imutáveis, o que faz dos animes um produto tão único, inovador e, ao mesmo tempo, tradicional, com uma identidade própria.

Referências

Script Uma versão escrita de uma peça ou outra composição dramática. Neste caso de um anime. Storyboard Um ou mais painéis com rascunhos que salientam a sequência de ações numa cena e as maiores alterações no enredo. In-Between Frames que unem as frames chave. In-Betweener Pessoa responsável pela criação das frames in-between. Mecha Um termo utilizado na ficção científica para descrever um robô ou tanque, geralmente bípede. Storyboarder Pessoa que cria o storyboard. Cut Um conjunto de frames ligadas a um único evento. Frame Uma imagem.


Download text