Esta tese apresenta um estudo do impacto das tecnologias de informação (TI) na performance das empresas transformadoras portuguesas. Partindo da teoria dos recursos, procuraram-se evidências empíricas da influência dos recursos e capacidades em TI na performance organizacional.
A metodologia de investigação passou pela operacionalização dos constructos e pela realização de inquéritos a diretores financeiros e a responsáveis pelas TI das empresas em questão. Trataram-se os dados recolhidos recorrendo a análise fatorial confirmatória e ao modelo das equações estruturais, tendo posteriormente sido formuladas as hipóteses dos modelos de investigação.
Os resultados comprovam a importância do relacionamento entre os gestores funcionais e os responsáveis pelas TI, bem como o papel fulcral desempenhado pelos gestores funcionais enquanto potenciadores do impacto das TI na performance organizacional. É ainda de realçar o papel das TI na integração das empresas na cadeia de abastecimento e o valor da integração interna na obtenção de uma melhor performance.