O roteador ou (router em inglês) é um dispositivo periférico de encaminhamento de dados, através da rede (Internet ou Ethernet), que permite a vários dispositivos com placa de rede como computadores, servidores, tablets, smartphones, entre outros, troquem dados entre si. Este dispositivo tem normalmente a forma de um paralelepípedo, com múltiplas entradas e um pequeno botão de “reset” na parte de trás, e contem um painel de luzes situado na frente ou na parte de cima. Alguns routers possuem também uma ou mais antenas.
Existem 2 tipos principais de routers, domésticos e industriais, enquanto que os primeiros são mais pequenos e mais frequentemente instalados em casas e pequenas empresas, os segundos são maiores e são utilizados em grandes empresas ou data centers.
No caso particular dos routers domésticos existem 2 tipos de ligações suportadas, com e sem fio, sendo que as ligações com fio são feitas com cabos de rede ligados nas portas (RJ45) do router. Este pode ainda conter uma porta Wide Area Network (WAN) que lhe permite conectar-se com um modem, estando este posteriormente ligado à internet, e portas telefónicas que possibilitam a instalação de telefones via internet “VoIP”. A principal função de um router é de encaminhar os pacotes de dados recebidos e enviados pelos dispositivos conectados a este, tendo também como função a filtração desses pacotes sendo a primeira linha de defesa contra possíveis “ataques” aos dispositivos na rede. Um router doméstico pode ser configurado de diferentes formas conforme a necessidade dos utilizadores, existem dois tipos principais de configuração. Quando o router está a fazer a ligação entre uma ou mais redes é configurado como “Bridge”, quando está ligado a um modem e tem como objetivo possibilitar os dispositivos ligados a ele se conectarem à Internet é configurado como “Ponto de Acesso".