Esta tese apresenta o impacto das tecnologias de informação (TI) na performance das empresas transformadoras portuguesas, com base na informação, nos sistemas e TI, a emergência e performance das organizações digitais e a natureza dos impactos das TI.
Em primeiro lugar, foi seguida uma metodologia de investigação composta por uma inquirição dos diretores financeiros e dos responsáveis pelas tecnologias de informação das empresas. Foram também utilizados modelos de investigação.
Em segundo lugar, os resultados evidenciaram a relevância do relacionamento entre gestores funcionais e os responsáveis pelas TI; evidenciaram também a importância das TI no nível de integração das empresas nas cadeias de abastecimento. E, por último, os gestores são fundamentais no potenciamento do impacto das TI na performance das empresas.
Concluindo, as tecnologias de informação têm um impacto positivo na performance das empresas. Este impacto conduz à necessidade crescente das empresas apostarem nos conhecimentos em TI dos seus gestores funcionais.