Abstract / Resumo:
Esta tese explora inovadores métodos de aprendizagem, inseridos na educação superior, de modo a colmatar a decadente qualidade no exercício da profissão jornalística. Incidiu-se pedagogicamente numa análise das perspetivas dos alunos em experiências de contexto real, esta baseada em autores como Dewey, Freire e McLuhan para além de teorias da humanidade.
As experiências realizadas estenderam-se em três ciclos adaptativos, consoante o resultado do anterior, cada um na sua plataforma: (i) na Moodle, preliminarmente, discutiu-se aos pares um projeto de publicação; (ii) na Dolphin visou-se o potencial da publicação de artigos numa comunidade; (iii) num portefólio coletivo e grupo aberto do Facebook onde houve uma maior exposição externa. Todos eles foram apreciados pelos alunos como uma simulação profissional onde a vertente social se complementa positivamente com a exposição no ciberespaço.
Os resultados observados sustentam que a relação dinâmica entre participação e exposição cria uma sinergia na experiência de aprendizagem do jornalismo.