A educação superior para o jornalismo é um fenómeno recente na sociedade portuguesa, sendo que este tem sido confrontado com questões sobre a sua sustentabilidade, função e direcionamento sociais, num período em que esta profissão tem ganho características de precariedade e fragilidade.
Deste modo, a educação superior para o jornalismo assume um novo enquadramento das suas práticas através da tradução e concretização de elementos facilitadores da integração num percurso profissional. Esta tese surge como contributo para educar a nova geração de jornalistas, através de experiências de aprendizagem baseadas em contextos sociais mediados pelas novas tecnologias, procurando também uma exploração da reflexão pessoal, com base nas perspetivas dos alunos e das suas experiências em contexto real.
Através da abordagem metodológica, foi possível verificar um aumento de aprendizagem baseada no projeto de publicação, as semelhanças das experiências às expectativas do futuro profissional e também as vantagens da internet para a promoção pessoal.