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1718LCBLHA11a

1718LCBLHA11a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseHistória de Arte
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
CountryPortugal

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Abstract

Este documento destina-se a verificar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra. Realizou-se um inquérito com o objetivo de analisar as respostas de docentes, consequentemente o plágio é um problema muito sério na universidade. Os resultados obtidos do inquérito que foi pedido aos docentes demostram que o plágio é um problema sério quando aparece no meio académico. Os docentes informaram que tinham identificado uma primeira fonte de material plagiado e que essa mesma era o trabalho que os estudantes tinham plagiado de manuais e de teses. Informaram também que a segunda fonte mais comum era o material que tinha sido plagiado da Internet, e que tinha sido cortado ou não, e a seguir tinha sido colado no texto que tinhsa sido solicitado aos estudantes nos enunciados dos trabalhos pedidos pelos docentes . 21 professores reportaram nas respostas abertas que os estudantes tinham plagiado dos colegas sem terem referenciado que a bibliografia Os docentes disseram também que tinham encontrado nos trabalhos indícios mais comuns para despertar suspeitas de plágio nos mesmos. Esse indício era os alunos mudarem o estilo com que escreviam dentro do mesmo texto e aparecerem estruturas sintáticas diferentes, bem como usarem termos diferentes uns dos outros. Indicaram ainda que variadas vezes encontram nos textos pedaços de frase em brasileiro copiados da Net e com erros de concordância, ou expressões não habituais no nosso país. Por fim, outro indício muito comum eram alunos diferentes que apresentam trabalhos quase mesma forma , o que desperta logo suspeitas de plágio. Os dados foram verificados a partir de textos que os docentes forneceram. Os textos apresentam diferentes tipos de plágio, tendo em vista estabelecer critérios fiáveis para construir um programa para detetar plágios user-friendly e de preço razoável, e para ser usado em pequena escala no âmbito de um pequeno departamento de uma instituição. Não resultados globais para todas as tabelas que se apresentam nos anexos, porque houve dificuldades em comparar tecnicamente textos que têm uma extensão muito diferente e que tratam diferentes temas. Em conclusão, é preciso combater o plágio no meio académico.


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