Plágio na Universidade de Coimbra
O fenómeno de plágio na Universidade de Coimbra tem sido objeto de estudo e análise visto este ser um problema na vida académica e por ter vindo a aumentar significativamente. Como tal, foi realizado um inquérito. Neste inquérito foram retiradas três principais fontes de plágio: a Internet; teses ou manuais e por fim, entre estudantes.
Segundo alguns dados retirados desse mesmo inquérito, vários alunos retiravam a informação da Internet e não tinham o cuidado de verificar se o conteúdo era o mais adequado e por vezes não tinham a preocupação de alterar certas expressões que eram provenientes de outro país como por exemplo expressões brasileiras. Para além disto, a informação que é muitas vezes retirada de teses e manuais é muitas vezes plagiada devido ao simples facto de não fazerem a referência ao manual ou tese que estão a retirar informação. Por fim, umas das formas mais comuns de plágio ocorre entre estudantes quando estes copiam entre si, apenas mudam a estrutura sintática ou alguns termos.
Com o objetivo de evitar novos acontecimentos no futuro, está em progresso a construção de um programa que visa a deteção de plágio user- friendly. Embora seja um trabalho árduo, concluo que seja necessário um maior combate ao plágio na vida académica.
Palavras-Chave: Plágio. Fontes. Internet. Informação. Estudantes. Vida académica.