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1718LCFRLM19a

1718LCFRLM19a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado “O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário”. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseLínguas Modernas
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2017-2018
Collection
CountryPortugal

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Abstract

O presente trabalho pretende estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra.

A metodologia utilizada para investigar este fenómeno foi o uso de um inquérito, que tinha como objetivo analisar as respostas de docentes, onde se chegou á conclusão que o plágio é um problema sério no meio académico. Foram identificadas duas fontes mais comuns onde ocorreu plágio, sendo que a primeira manifestou-se no trabalho que os alunos copiavam de manuais e de teses, e a segunda surgiu no material copiado da Internet.

Confirmou-se o plágio pois, no mesmo trabalho, apareciam termos e estruturas sintáticas distintas, bem como estilos diferentes. Para acrescentar, verificava-se, também, o uso de expressões brasileiras, ou não habituais do nosso país, e, ainda, erros de concordância, sendo isto copiado da Internet. Ainda outro aspeto que se levantou foi o facto de alunos diferentes apresentaram trabalhos semelhantes.

Uma forma de solução para este problema foi a criação de um programa user-friendly para detetar plágios. No entanto, não foi possível encontrar resultados globais para esta questão devido a verificar-se uma dificuldade na investigação de todos os textos, visto que a extensão de cada texto é diferente e variados temas são abordados.

Conclui-se, assim, que o plágio no meio académico precisa de ser combatido.


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