Abstract
Este trabalho destina-se a estudar o fenómeno do plágio na Universidade de Coimbra e tem como base um inquérito cujo objetivo passa por analisar os depoimentos dados por vários docentes.
A partir de textos que forneceram, diversos professores identificaram fontes distintas de material plagiado, nomeadamente o trabalho que alunos copiavam diretamente de teses, de manuais e da internet, assim como o estilo diferente com que o um aluno escrevia dentro do mesmo texto, utilizando, muitas vezes, expressões incomuns no nosso país. Chegaram ainda a testemunhar trabalhos idênticos de alunos diferentes.
Plagiar é desonesto e pode trazer consequências para todos os indivíduos envolvidos, contudo, nem sempre o plágio é intencional.
O objetivo comum é estabelecer critérios fiáveis para construir um programa “user-friendly”, com um preço concebível, capaz de detetar plágios.
Em conclusão, os resultados demonstram que o plágio é um problema real no meio académico e que é preciso lutar para o amenizar ou, até mesmo, destrui-lo por completo.
Palavras chave: plágio; inquérito; meio académico; alunos;