Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCCFJC17a

1819LCCFJC17a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
CountryPortugal

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

Na Universidade de Coimbra foi realizado um inquérito, com a finalidade de estudar o fenómeno do plágio na sociedade académica.

Através deste, os docentes identificaram duas fontes de material plagiado. A primeira através de manuais e teses e a segunda através da Internet.

Além de terem identificado estas duas fontes, também referiram indícios comuns em trabalhos que permitem suspeitar de plágio, sendo estes a alteração do estilo de escrita, utilização de estruturas sintácticas diferentes, bem como os termos e apresentações de trabalhos idênticos por pessoas distintas.

A existência de diferentes tipos de plágio, faz com que os docentes procurem construir um programa com critérios fiáveis e de custos razoáveis para combater o mesmo.

Em suma, o inquérito realizado no âmbito da Universidade de Coimbra demonstrou que o plágio é um problema de elevada importância que ocorre no mundo académico e que de uma forma geral deve ser combatido.


Download text