Home   |   Structure   |   Research   |   Resources   |   Members   |   Training   |   Activities   |   Contact

EN | PT

1819LCPCJC47a

1819LCPCJC47a

Text genreResumo/Abstract
Student
PLM/PLNMPLM
GenderM
Task
Task descriptionNo texto seguinte, existem opções muito discutíveis, a que se juntam erros de redação e expressão. Deve corrigir todas essas situações, transformando o texto num resumo / abstract que possa ser integrado num trabalho académico intitulado O Plágio no Ensino Universitário – estudo de caso com base em questionário. No final, o texto não pode ter mais de 250 palavras. As intervenções no texto devem incidir: - na divisão em parágrafos e frases e na redistribuição dos dados - na supressão de repetições - na condensação e hierarquização de informações na frase, recorrendo às metáforas gramaticais, à alteração da ordem de palavras e à substituição de estruturas frásicas - no acrescento de informações essenciais (consulte as aulas de 18 e 25 de outubro de 2018 e reveja o trabalho sobre índices). Por exemplo: identifique tema, objetivo, tese ou pergunta de investigação, enquadramento teórico, metodologias, resultados, discussão, conclusões, limitações…
Task ID0000LCABS05
Task settingLivre
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2018-2019
Collection
CountryPortuguês

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.

No presente trabalho, pretende-se examinar o problema do plágio no meio académico. Com base num inquérito, professores da Universidade de Coimbra explicaram que por um lado, encontram material plagiado de manuais ou de teses e por outro, as suspeitas levam a descobrir também matéria transcrita da Internet.

É defendido, que 21 professores reportaram aos estudantes as suspeitas de plágio reconhecidas por indícios comuns, como a utilização da língua brasileira, a mudança de estilo ou a falta de concordância nos trabalhos. Assim, os docentes forneceram textos com o objetivo de prestarem ajuda à criação de um programa que detete plágios, a utilizar inicialmente dentro de um departamento institucional.

No final conclui-se que, apesar de não existirem resultados globais e de haver complicações em comparar textos e tratar temas diversificados, é importante caminhar no rumo certo contra o plágio nas universidades.


Download text