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1617LCAEJC413a

1617LCAEJC413a

Text genreResposta de desenvolvimento
Student
PLM/PLNMPLM
GenderF
Task
Task descriptionA partir dos conhecimentos que adquiriu e da bibliografia que leu, faça um comentário crítico, devidamente fundamentado, a partir do seguinte excerto: Há muitas opiniões acerca do que significa comunicar – desde a sugestão de que tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (como acontece quando se escreve e envia uma carta) até à noção de que comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo. (…) A comunicação é um processo complexo enquadrado num determinado contexto e os significados são, frequentemente, parte integrante do contexto. (Hakansson, G. e Westander, J. (2013: 2). Communication in Humans and other Animals. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins Publishing Company)
Task ID1617LCRD07
Task settingClausura
Course
UniversityUniversidade de Coimbra
AreaCiências Sociais e Humanas
CourseJornalismo e Comunicação
SubjectLinguagem e Comunicação
School year2016-2017
Collection
CountryPortugal

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A comunicação é um daqueles conceitos que [...] todos sabem a que se refere, mas poucos sabem definir (Fiske, 1993).

De facto, é um contexto bastante complexo e que origina [...] opiniões bastante distintas, além disso, o conceito têm vindo a evoluir. [...] Existem modelos de comunicação que visam definir e explicar este processo. [...]

Um dos modelos, o modelo da Shannon e Weaver, surge em 1949, é um modelo bastante simplista para um conceito tão complexo e que defende que comunicar tem a ver com o envio intencional de uma mensagem a um recetor (Hakanson, Westander, 2013). [...] É um modelo processual e linear que considera a mensagem um produto acabado e da responsabilidade do emissor. Segundo este modelo, existe uma fonte que transmite um sinal através de um canal e [...] que vai ser recebida por um recetor, [...] ou seja, para Shannon e Weaver a comunicação é vista como simples transmissão. [...] Não consideram, [...] por exemplo, que enquanto o emissor [...] comunica com o recetor, o recetor também pode estar a comunicar, não através de linguagem verbal, mas por gestos ou expressões faciais. Assim sendo, como este modelo não considera esta hipótese, [...] não [...] admite a possibilidade de existir feedback e, ainda, considera que a comunicação é sempre intencional. Alguns problemas ou falhas de comunicação que possam ocorrer, justifam-nas com o ruído, isto é, tudo o que perturbe a transmissão da mensagem e que [...] o emissor não tinha idealizado pertencer à mensagem, como por exemplo, uma cadeira que faça barulho ou algo que [...] capte mais a atenção do recetor (Fiske, 1993). Este modelo também não [...] tem em conta [...] o contexto [...] em que a mensagem está a ser transmitida.

Um outro modelo que visa [...] explicar o processo da comunicação, é o modelo semiótico. Um modelo [...] que considera a comunicação muito mais complexa do que o modelo de Shannon e Weaver. Este modelo não considera a comunicação como produto acabado depois de ser transmitida pelo emissor, mas sim como uma produção conjunta [...] por parte de todos os indivíduos que [...] intervenham na mensagem. [...] Este modelo considera que [...] comunicar tem mais a ver com uma sincronia interativa em que os participantes cooperam para criar sentidos e para chegarem a um entendimento mútuo (Hakanson, Westander, 2013). Ao contrário do modelo de Shannon e Weaver, a semiótica [...] defende que não é preciso haver interação para que exista comunicação, [...] é preciso é haver interpretação. Assim sendo, este modelo engloba a comunicação não verbal e até para-verbal e admite até que esta pode [...] ter maior relevância, em [...] algumas situações. Admite, ainda que, a comunicação, por vezes, pode não ser intencional e que o feedback que o recetor transmite ao emissor enquanto recebe a sua mensagem é, grande parte das vezes, feito utilizando a comunicação não verbal e não a [...] linguagem verbal, por exemplo, basta o recetor, que entretanto se tornou também ele emissor, [...] olhar fixamente para o seu interlocutor, mostrando assim [...] que está interessado na mensagem que está a ser transmitida, [...] isto é, este simples [...] olhar transmite a informação de que está a tomar atenção. O modelo semiótico defende que ambos os interlocutores são intérpretes e que a mensagem resulta da interação [...] entre os dois. [...] Este modelo grande ênfase ao contexto tanto sociocultural como [...] individual em que [...] ocorre a comunicação. O contexto resulta da experiência individual de cada um, do conhecimento que têm e das características socioculturais daquele espaço e daquela cultura. É ainda mencionado o conceito de significado neste modelo e que resulta da interação social.

* [...] Concluindo, o modelo semiótico [...] é muito mais útil para definir o processo da comunicação, pois não se pode tornar algo tão complexo como a comunicação, a qual é essencial à vida, tanta humana como animal, num processo tão simples como o modelo de Shannon e Weaver demonstra ser. Além disso, [...] esse modelo [...] não [...] envolve conceitos básicos que estão, inivocamente, relacionados com a comunicação. Na minha opinião, [...] não qualquer dúvida, de que a comunicação é sempre contextual e à qual nem se pode atribuir significado fora de um contexto.

* Outra diferença que ainda se pode referir entre estes modelos é [...] que o modelo semiótico considera a redundância importante, por exemplo, para facilitar a comunicação [...] para uma plateia muito heterogénea em termos de faixas etárias e áreas de estudo, enquanto que o modelo de Shannon e Weaver [...] defende que quanto mais redundante for uma mensagem menos pertinência ela tem (Fiske, 1993).


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