Saber falar bem e utilizar a linguagem adequadamente significa ter poder. A pessoa que sabe falar bem vai sempre ter poder sobre a pessoa que não sabe bem como transmitir o seu pensamento, e então, o bem falador pode utilizar o seu poder da fala para manipular. Mas o poder da linguagem nem [...] sempre pode ser utilizado para as intenções más, mas também para as boas intenções, pode influenciar uma pessoa para criar, imaginar, entre outros.
O melhor exemplo do poder da linguagem é o discurso político. As pessoas que estão envolvidas no meio político, têm de saber como utilizar adequadamente a linguagem, têm de saber como é que fazer um “jogos da linguagem”. Se elas sabem fazer isso, elas têm o poder e, portanto, podem escolher como elas vão utilizar esse poder. Por exemplo, nas escolhas de um presidente do país, as pessoas que querem tornar-se presidente, têm de fazer um discurso com as pessoas, com o povo de [...] um determinado país. No discurso entre o pretindente e o povo, quem sabe falar melhor, vai ter maior “chance”, maior oportunidade de ser tornar um presidente. Portanto, neste discurso, a pessoa que tem o poder da linguagem [...] está a manipular [...] as outras pessoas. Com as palavras, a pessoa com poder está a forçar as outras pessoas para escolher ele e não os outros predindente.
Portanto, o discurso politico não é mais do que um “jogo da linguagem”. Quem sabe fazer este jogo, quem sabe como falar e utilizar a linguagem corretamente, vai [...] sempre ser vencedor.