A comunicação humana é [...] caraterizada pela presença de dois indivíduos, [...] em que a mensagem não é, apenas, transmitida, mas sim construída. Com efeito, “é um processo complexo enquadrado num determinado contexto”. O contexto [...] é, assim, uma condicionante fulcral para a existência de uma boa comunicação.
Na verdade, a comunicação não pode ser encarada como [...] a simples transmissão de uma mensagem do emissor para o recetor, sendo que desta forma se ignora a importância do recetor, que [...] é um elemento ativo no processo comunicativo. [...] É dotado de capacidade interpretativa e a todo o momento transmite as suas reações [...] ao emissor, [...] que constituem o feedback. Esta noção de feedback é também essencial para o sucesso da comunicação, pois permite que se estabeleça uma envolvência entre os vários participantes no ato comunicativo: o emissor pode adaptar o seu discurso ao interlocutor e este, por sua vez, irá focar-se com mais interesse na comunicação pois irá ao encontro das suas ideias (Fiske).
Assim, a intencionalidade não é uma condição necessária para existir comunicação uma vez que o feedback pode ser transmitido involuntariamente e, por vezes, inconscientemente. Por exemplo, quando [...] uma conversa está a ser desagradável, o ser humano tem tendência a evitar o contacto físico e visual, muitas vezes sem se aperceber. Ou por outro lado, pode-se considerar as reações de uma audiência a uma conferência maçadora, [...] em que as pessoas através de comportamentos que podem indicar sonolência, mostram o seu desagrado.
Desta forma, a comunicação deve ser encarada como uma “sincronia interativa” devido, ao facto, de os atos comunicativos serem contínuos, existindo sempre uma partilha constante de conhecimento, que é essencial para uma boa convivência em sociedade e na manutenção da coesão do grupo. Por exemplo, é através da comunicação que é possível o sucesso das inovações a nível do aumento do contacto da nossa sobrevivência.
Em suma, a comunicação é uma [...] construção partilhada entre os vários indivíduos, num determinado contexto social, que constitui um papel fulcral na vida do ser humano.